Grandes redes de lojas e de e-commerce iniciaram campanha publicitária para divulgar a Black Friday, que acontece no dia 23 de novembro. A “sexta-feira negra”, na tradução literal, é uma oportunidade para o consumidor realizar compras com preços sugestivos, aproveitando que grande maioria das pessoas recebe o 13º salário. O Procon Apucarana recomenda aos consumidores não agir por impulso, comprando apenas o extremamente necessário, além de acompanhar a variação de preços nos dias antecedentes ao evento.
O advogado José Carlos Balan, coordenador do Procon Apucarana, lembra que muitos consumidores aguardam com expectativa a promoção para realizar compras de eletroeletrônicos – celulares, televisores, entre outros – por preços e condições especiais de pagamento. “É importante, porém, nas semanas que antecedem a Black Friday verificar a variação dos preços do produto desejado, pois já houve constatação de elevação de valores em semanas anteriores e na data especifica uma redução do preço, indicado uma fraude contra o consumidor”, orienta o diretor.
Além desta questão, o Procon Apucarana alerta para o e-commerce, ou seja, comércio eletrônico. “Esta é a grande oportunidade de estelionatários agirem, com ofertas convidativas, induzindo o consumidor a realizar compras sem antes consultar a credibilidade daquele site de vendas”, explica o diretor do Procon. “Antes de fechar o negócio, consulte no Reclame Aqui ou no consumidor.gov.br a reputação do site, pois temos registros de pessoas que realizaram compras pelo cartão de crédito, deixaram de receber o produto e perderam o dinheiro”, completa o advogado.
Outro ponto fundamental é verificar a real necessidade de realizar a compra, visto que as lojas físicas e eletrônicas aproveitam a data para renovação do estoque, com vistas ao período de Natal. “Como os lojistas sabem que o consumidor recebeu o 13º salário, é oportunidade de ampliar as vendas e colocar novos produtos no mercado no mês seguinte. Por esta razão, é importante pensar se há necessidade da compra, para não comprometer o orçamento doméstico”, esclarece o diretor do Procon Apucarana.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Apucarana fica na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424 – Sala 1. O contato pode ser feito ainda pelo telefone 3425-2034 ou e-mails proconapucarana@gmail.com – procon@apucarana.pr.gov.br.

Publicações Recomendadas