A reunião realizada hoje (4) entre o prefeito em exercício, Junior da Femac, e o consultor do SEBRAE, Tiago Cunha, deu mais um passo para avançar na estruturação do Projeto “Conecta Apucarana”. Parceira desta iniciativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), a prefeitura vai ceder um local para abrigar uma incubadora de empresas startups com base tecnológica.
O local, que será definido nos próximos dias por Junior da Femac, vai abrigar inicialmente de 5 a 10 empresas. Conforme explica Tiago Cunha, “a incubadora é um espaço que vai auxiliar empresas de base tecnológica que estão começando e que têm dificuldade para se estruturar.”
“Dentro do processo de incubação, essas empresas vão ganhando maturidade, ganhando corpo, ficando prontas para atuar no mercado de trabalho, desenvolvendo e vendendo sua tecnologia e, consequentemente, isso vai agregar muito para o nosso município”, complementou Cunha.
Junior da Femac reiterou o total apoio da administração municipal ao projeto “Conecta Apucarana”. “Vamos ceder um local para abrigar até 10 empresas na área de tecnologia. Queremos reter a tecnologia e talento formado em Apucarana em Apucarana, que produza soluções de tecnologia para empresas da cidade, gerando empregos e fomentando a economia local”, afirmou Junior
Junior destacou que Apucarana tem sete mil estudantes universitários, com cinco cursos de engenharia. Ele detalhou que a cidade oferece três cursos de nível superior ligados a área da tecnologia da informação: o de “Sistemas de Informação”, oferecido na FAP; o de “Ciência da Computação”, na Unespar; e de “Engenharia de Computação”, na UTFPR. “Precisamos conectar esses estudantes às empresas e ao mercado de trabalho”, complementou.
O representante do SEBRAE citou outros avanços visando à estruturação do “Conecta Apucarana”. “Criamos o Fundo Municipal de Inovação que vai ajudar a gerir todas as etapas desse projeto, não só da incubadora, mas também de outras ações de inovação dentro do município. “Está bem adiantada a criação do Conselho Municipal de Inovação para dar mais celeridade aos processos. Temos grande expectativa de que isso mude a característica do nosso município. O objetivo é gerar renda e criar empregos para nossa população”, concluiu.
A reunião na prefeitura teve também a participação do secretário da Indústria e Comércio, Edison Peres Estrope, e do superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), Carlos Mendes.
Fomento a Inovação
O projeto “Conecta Apucarana” da ACIA, lançado em agosto do ano passado, tem a proposta de fomentar a inovação em Apucarana, estimulando a criação de “startups” e novos negócios, criação de incubadoras e o fortalecimento das conexões que contribuem para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Conforme definiu o presidente da ACIA, Jaime Leonel, no lançamento do projeto, “startups são empresas em fase inicial, que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, de base tecnológica, com potencial de rápido de crescimento.”
Segundo ele, uma das características mais importantes de uma startup está em sua capacidade de crescimento, ou seja, de ter seus produtos utilizados por um número grande de pessoas em pouco tempo. “Por essa razão, utilizam de forma intensiva a tecnologia, em especial as tecnologias da informação e a Internet”, explicou.
Além da prefeitura, o “Conecta Apucarana” tem a adesão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR- Campus Apucarana), Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), Faculdade de Apucarana (FAP), Sebrae, Senai e Sicoob, entre outras entidades.
Clique e ouça
Tiago Cunha- consultor do Sebrae