A prefeitura de Apucarana está retomando o cronograma de implantação do Programa de Aprendizagem na Administração Pública Municipal (Aprende). Trata-se de mais uma iniciativa da gestão municipal focada na qualificação de mão de obra de jovens.

O prefeito Junior da Femac lembra que a oferta de vagas de aprendizagem profissional na administração pública municipal foi idealizada pelo juiz Maurício Mazur, e encampada pela prefeitura com apoio da Câmara de Vereadores.

Mais de mil jovens na faixa etária de 14 a 18 anos fizeram o teste seletivo, concorrendo às 50 vagas de aprendiz disponibilizadas. As provas haviam sido realizadas em fevereiro de 2020, pouco antes do início da pandemia do coronavírus e, em função disso, o processo acabou sendo paralisado.

Conforme explica Miguel Luiz Vilas Boas, diretor do Centro de Qualificação Total e que faz o acompanhamento do Programa Aprender, devido ao período de paralisação do cronograma, a classificação será reformulada, respeitando os critérios previstos em lei, inclusive em relação à idade dos candidatos.

Na primeira quinzena de julho, a Prefeitura irá efetivar a convocação dos 50 primeiros colocados. O contrato de aprendizagem será pelo período de um ano. E, a cada semana, os jovens terão dois dias de aulas no curso de “Aprendizagem de Serviços Administrativos” do Senac, e mais três dias de atuação prática em setores da administração pública municipal.

Neste período, o aprendiz receberá um salário proporcional às horas trabalhadas, de acordo com a Lei de Aprendizagem, observa Vilas Boas. Serão convocados 25 jovens para trabalhar na prefeitura e mais 25 na Autarquia Municipal de educação (AME).

O prefeito Junior da Femac ressalta a importância deste programa para os jovens. “Eles terão oportunidade de dispor de aulas teóricas sobre serviços públicos, conjugadas com atuação prática em diversas secretarias municipais, durante doze meses e com remuneração”, destaca o prefeito.

O vice-prefeito, Paulo Vital, elogia a sugestão de aprendizado para jovens formulada pelo juiz Maurício Mazur. “Criamos mais uma alternativa de qualificação de mão de obra, que pode ser um diferencial no início da vida profissional destes jovens”, assinala Vital.

Para o juiz Maurício Mazur Apucarana ganha destaque em nível nacional ao inovar com a legislação municipal, que estabelece o aprendizado na administração pública. “Os jovens terão um programa completo de qualificação, que congrega educação escolar, ensino técnico e prática no trabalho”, avalia Mazur.