A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou nesta quarta-feira (03/03) a distribuição de 40 mil mudas de café aos produtores. As mudas estão sendo repassadas com valor subsidiado, o que representa apenas um terço do praticado no mercado. Produzidas no Horto Municipal, elas são da variedade IPR 100 e possuem tolerância a doenças, como nematóide e ferrugem.

O prefeito Junior da Femac participou do início da distribuição, ao lado de técnicos da Secretaria da Agricultura. “O café está retomando espaço novamente na economia local, dinamizando essa cultura que faz parte da história de Apucarana e que gera renda para as famílias no campo, especialmente na agricultura familiar”, frisa Junior da Femac.

Com o objetivo de ampliar o incentivo ao cultivo do café, neste ano o prefeito Junior da Femac determinou a redução do preço do milheiro de mudas. “O preço praticado no mercado é de cerca de R$ 800 e, com o subsídio, os produtores pagarão apenas R$ 250, o que representa um terço do preço”, compara Junior da Femac.

Conforme Gerson José Santino Canuto, responsável pela Secretaria Municipal de Agricultura, todas as 40 mil mudas foram adquiridas pelos produtores. “Para o ano que vem, o prefeito já autorizou a produção de 150 mil mudas. Além da variedade IPR 100, buscaremos também disponibilizar mais uma variedade, que é a IPR 106”, reforça Canuto.

O produtor Mauro Andrade Machado, vice-presidente da Associação dos Cafeicultores do Pirapó, afirma que os produtores estão renovando os cafezais, visando a mecanização. “Temos uma plantadeira que foi repassada pelo Município e uma colhedeira entregue pelo governo do Estado. Os produtores estão renovando os cafezais e aderindo ao cultivo mecanizado, que reduz os custos”, reitera Machado.