O prefeito Junior da Femac renovou hoje com o Sistema Fecomércio (SESC-Pr) o convênio do Projeto Futuro Integral para atender alunos do Programa Pré-Aprendiz desenvolvido pelo município através do Centro de Qualificação Total, da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio. “Através da parceria, são oferecidas aulas de letramento e raciocínio lógico aos alunos que frequentam os vários cursos do Pré-Aprendiz. Podem contar com a prefeitura para tudo que venha contribuir para qualidade da formação dos estudantes”, enfatizou Junior da Femac.
O programa Futuro Integral consiste em aulas de letramento e raciocínio lógico ministradas sob a perspectiva da ludopedagogia e do ensino contextualizado. No caso do Programa Pré-Aprendiz, o SESC chega ao curso, conversa com o professor da turma e verifica em quais conteúdos os alunos apresentam dificuldades. A partir dali, elabora um plano de ação para a recuperação desses assuntos através de atividades lúdicas. Há um planejamento pedagógico por trás das brincadeiras e a ideia é fazer com que o estudante goste do que está aprendendo.
O SESC-Pr já mantém convênio também com a Autarquia Municipal de Educação de Apucarana e com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do qual atende estudantes apucaranenses com a proposta do Futuro Integral.
Na mesma oportunidade, no gabinete municipal, prefeito Junior da Femac, acompanhado da diretora do SESC Apucarana Marcia Salete Campos Dallagnol, premiaram alunos do Programa Pré-Aprendiz de Apucarana que se destacaram em concurso estadual do SESC. Concorrendo com mais de 8 mil inscritos de todo o estado, Gabriel Domingues Vieira Rocha, de 16 anos, foi um dos 90 premiados do Paraná no Concurso de Postais Inéditos do SESC/Pr, denominado “Entre Lendas”. O troféu concedido a Gabriel foi pela sua ilustração da “Lenda Frei Antonio Vieira”.
Ao lado de outras três alunas do Pré-Aprendiz, Camila Stresser, Sara Ferreira e Lylith da Costa, Gabriel também foi premiado em outro concurso do SESC/Pr pela produção do jogo “Trilha Matemática”, envolvendo raciocínio lógico e material sustentável. Ainda participaram do evento, o secretário municipal da Indústria e Comércio, Edson Estrope; o diretor do Centro de Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas; o coordenador do centro, Dorival Miguel da Silva; coordenadora do projeto Futuro Integral na unidade Sesc Apucarana, Graziela Navas; orientadora de raciocínio lógico, Thaís Koga; e orientadora de Letramento, Thaís Ferreirinha Castro.