Depois de mais de 30 anos e muitas promessas eleitorais não cumpridas por gestores que administraram a cidade até o ano de 2012, o Jardim Novo Horizonte tem agora todas as suas ruas servidas de calçada, galeria pluvial, meio-fio e pavimentação asfáltica. Além disso, o sistema de iluminação pública também recebeu melhorias. Os serviços foram concluídos nesta terça-feira (30/04), com a empreiteira licitada executando a pavimentação nos 300 metros lineares da Rua Telmiro Ribeiro da Silva.
Realizado em três etapas, o asfaltamento do bairro teve início em 2014 e absorveu investimento na ordem de R$3.319.000,00, sendo cerca de R$2 milhões em recursos próprios do município e R$1,3 milhão em verbas do Governo Federal, entre elas R$500 mil de emenda intermediada pelo vereador Lucas Leugi junto ao Deputado Federal Aliel Machado. “Este bairro sofreu por décadas a espera de infraestrutura urbana. Quando chovia, não entrava ambulância, ônibus, táxis e vans escolares. Até para realizar um funeral era constrangedor para as famílias, o caixão precisava ser carregado até fora do bairro porque não havia como o veículo da Aserfa adentrar”, lembra o prefeito Júnior da Femac.
Ele lamenta que políticos usaram a situação por anos, prometendo o asfalto simplesmente para obter votos. “A impaciência dos moradores foi testada de tal forma, que a realização de um protesto era inevitável, foi quando os populares bloquearam a BR-369, na entrada de Apucarana, queimando pneus e madeiras, para chamar a atenção para a dificuldade dos moradores do Novo Horizonte. Mesmo assim, o prefeito da época nada fez”, recorda Júnior da Femac, salientando que estudantes e trabalhadores com sacolas plásticas protegendo seus calçados também ficaram famosas na imprensa local. “Era o único meio de não chegar com tênis, sandálias ou sapatos enlameados no trabalho, ou na escola”, lamenta Júnior.
A descrença dos moradores quanto à realização da obra era tão grande, que até mesmo a atual administração chegou a sofrer com a desconfiança. “O sofrimento por décadas e as promessas não cumpridas geraram um processo de desesperança. Quando o prefeito Beto Preto anunciou o investimento, foram poucos que acreditaram. Contudo, hoje, a prova do que uma gestão com compromisso com a população pode propiciar está exemplificada no Jardim Novo Horizonte. A Gestão Beto Preto levou dignidade aos moradores, saldando uma dívida social, promovendo justiça àquela comunidade”, pontua o prefeito Júnior da Femac.
Último trecho – A Rua Telmiro Ribeiro da Silva, última rua a receber pavimentação asfáltica no Jardim Novo Horizonte, faz a ligação com as ruas Alexandre Balan e Aldo Marcachini. “É uma rua que tem um declive acentuado e onde foram necessárias obras de aterramento e a colocação de uma tubulação com bastante capacidade para escoar a água das chuvas”, observa Junior da Femac.
Segundo reforça o engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras, a obra integrou a terceira e última etapa de pavimentação no Jardim Novo Horizonte. “Nesta etapa, foram atendidos também trechos das ruas Agostinho Fabene e Alexandre Balan”, informa Moreno. Os serviços foram executados pela Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora do processo licitatório.