Apucarana continua investindo na educação das crianças. Nesta segunda-feira (21), o prefeito Beto Preto assinou ordem de serviço para a execução de obras na Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami, no Jardim Colonial.
O projeto de engenharia prevê a reforma de 1.494,24 m2. Os principais serviços são a restauração das salas de aula e dos banheiros, a troca do forro nos espaços sem laje, a instalação de manta térmica, a substituição do piso cerâmico, a readequação da área administrativa e dos acessos, a revisão das instalações elétricas e hidráulicas, a pintura do prédio e as melhorias na quadra de esportes.
Já a ampliação contempla outros 559,35 m2. “Serão construídos mais quatro salas de aula e quatro sanitários, dois para alunos, um para professores e um para pessoas com deficiência. Além disso, a escola ainda vai ganhar cozinha, refeitório, depósito de merenda e lavanderia completamente novos”, adianta a diretora do Departamento de Engenharia da Autarquia Municipal de Educação, Miriam Elena Favaretto Corbacho.
A Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami foi inaugurada em fevereiro de 2004. “Apesar de ser um prédio recente, ele foi muito mal planejado. Por isso, o espaço é insuficiente para as atividades curriculares. Além disso, há muitas infiltrações e goteiras nas salas de aula,” afirma a diretora da unidade, Lívia Maria de Carvalho Fernandes.
Cerca de 250 alunos estão matriculados na Escola Monsenhor Arnaldo Beltrami, em turmas da Pré-Escola, dos anos iniciais do ensino fundamental e em uma classe de recursos multifuncionais – destinada às crianças com necessidades especiais. A escola empresta duas salas de aula para a Ação Pedagógica Descentralizada (APED), desenvolvida pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).
A empreiteira VC Souza Construções Ltda., de Londrina, venceu o processo licitatório e tem prazo de dez dias úteis para começar o serviço. Com recursos próprios da educação, o investimento na obra totaliza R$ 910.047,66.
“Graças ao apoio do prefeito Beto Preto, que trata a Educação como prioridade no governo dele, a maior parte das nossas escolas e CMEIs atende hoje às normas vigentes de segurança, higiene e acessibilidade. Os professores, alunos e funcionários agradecem a melhoria das condições intelectuais e materiais de trabalho nesses últimos anos”, salienta a secretária de Educação Marli Fernandes.
Nossos 59 prédios escolares serão reformados”, garante Beto Preto
O prefeito Beto Preto reafirmou o compromisso de reformar e ampliar cada uma das 59 unidades escolares. “Fazemos sacrifícios na economia dos recursos, porque priorizamos o bem estar de nossos 11 mil alunos. A Rede Municipal de Educação é motivo de orgulho em nossa administração e obtém resultados ainda acima dos esperados. Isso é fruto de nosso comprometimento com os pequenos cidadãos de Apucarana. Eles são nosso amanhã”, comentou Beto Preto, ao assinar a ordem de serviço. “Eu quero que os pais entrem em qualquer escola da cidade e saibam que ela tem o mesmo padrão das demais. Que seus filhos recebam os mesmos materiais, uniformes e merenda, sempre de boa qualidade”, acrescentou.
Ainda durante o evento, na escola do Jardim Colonial, o prefeito fez questão de fazer um breve resumo das conquistas da região em sua gestão. Ele citou investimentos de R$ 2,2 milhões em pavimentação asfáltica (PAC 2) no Santos Dumont e Aviação, além do recape da Avenida Aviação e de reforma e ampliação no CMEI Geralda Bormaita.
A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mauro Bertoli, e dos vereadores Sidrin, Lucas Leugi, Deco Araújo, Francislei Poim e Márcia Sousa. O assessor parlamentar Arilson Chiorato também prestigiou o ato,ao lado dos secretários Marcello Machado (Fazenda), Laércio de Morais (Governo), Paulo Sérgio Vital (Jurídico), Denise Canesin Machado (Mulher), Maria Ágar (Cultura e Turismo), Sérgio Bobig (Meio Ambiente), Pastor Otoniel Gonçalves (Assuntos Estratégicos), Nikolai Cernescu Junior (Gestão Pública), Ana Paula Nazarko (Assistência Social) e Jossuela Pinheiro (Esportes e Juventude).
Clique e ouça esta matéria
Beto Preto- prefeito de Apucarana
Lívia Machado Fernandes- diretora escola Monsenhor Arnaldo Beltrame