Em sessões extraordinárias que devem ser convocadas para os próximos dias pela presidência da Câmara Municipal, o prefeito Junior da Femac está propondo em projeto de lei, uma readequação na estrutura administrativa da Prefeitura de Apucarana. O foco, conforme frisa o prefeito, “é garantir mais eficiência em todos os serviços da gestão pública, reduzindo a burocracia e acelerando os trâmites da máquina”.
O projeto prevê mudanças na estrutura da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, que passa a ser denominada Secretaria de Indústria, Comércio e do Emprego. Conforme justifica Junior da Femac, a prioridade da pasta será a atração de empresas que gerem mais empregos para os apucaranenses.
Ao mesmo tempo, a Secretaria de Indústria, Comércio e do Emprego assumirá toda a estrutura do Programa Qualificação Total, que até agora funcionava junto à Secretaria de Assistência Social. “Todos os trabalhadores que precisam de novos conhecimentos para ampliar suas chances de empregabilidade passarão a dispor de uma maior oferta de cursos, via Secretaria de Indústria, Comércio e do Emprego”, anuncia Junior.
A área de segurança, por meio da Guarda Municipal (GM), também deve passar por mudanças. Além de seguir com suas atribuições junto aos prédios e logradouros públicos, e no trânsito, a GM passará a dispor de três diretorias nas áreas de meio ambiente, Lei Maria da Penha e Patrulha Escolar.
Com relação à estrutura de cargos em comissão, o prefeito Junior da Femac propõe a extinção de todos os cargos CC6. Ele explica ainda que haviam sete níveis funcionais: secretário, superintendente, diretor geral, diretor, supervisor, coordenador e assessor. “A partir de agora, com o ajuste proposto, permanecem apenas quatro níveis: secretário, superintendente, diretor e assessor”, informa, assinalando que os ajustes visam uma estrutura mais eficiente e enxuta, focada na prestação de serviços mais ágeis à população.
“Eliminamos do quadro funcional os cargos de diretor geral, supervisor e coordenador, reduzindo chefias e simplificando processos de atendimento em diversos setores”, argumenta o prefeito, reiterando que almeja, efetivamente, melhorar os resultados da gestão.
Ao mesmo tempo, o prefeito Junior da Femac, lembra que, recentemente, foram convocados 170 trabalhadores concursados, visando atender a crescente demanda de serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, serviços gerais, agricultura e jurídico. “Estamos freqüentemente dialogando com os servidores, pedindo a todos uma dedicação máxima no atendimento dos cidadãos, a quem devemos obrigações”, pontua Junior.
Junior da Femac propõe abono salarial para operários
A partir deste mês, 562 servidores públicos municipais de Apucarana poderão ser beneficiados com um abono salarial de R$ 100,00 (cem reais). A proposta está inserida em projeto de lei que o prefeito Junior da Femac acaba de remeter à Câmara Municipal, para apreciação dos vereadores.
De acordo com a proposta, serão contemplados os trabalhadores que atuam em serviços gerais, zeladoria, vigilância, servente de obras e operários em geral. Os servidores na sua maioria são lotados nas secretarias de saúde, educação, serviços urbanos e obras e pelo projeto de lei, passariam a receber o abono salarial na folha de pagamento.
Na sua justificativa o prefeito Junior da Femac argumenta que o abono visa beneficiar os servidores que estão numa faixa salarial menor, num momento em que o país atravessa uma grave crise financeira. “O valor é pouco para quem recebe, mas é o que a Prefeitura de Apucarana – uma das mais endividadas do Estado -, pode dispor em favor do operariado”, pondera o prefeito.
Conforme revela Junior da Femac, o projeto de lei atende reivindicação apresentada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana (Sindispa), André Joaquina. “Trata-se de um pleito muito justo encaminhado pelo Joaquina e demais diretores da entidade que, a partir de uma análise de viabilidade conjunta das secretarias da Fazenda e Gestão Pública, além do Departamento de Recursos Humanos, decidimos atender, como forma de beneficiar os operários”, comenta o prefeito Junior da Femac.