Vários serviços online, como a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, não estarão disponíveis nesta segunda (20/04) e terça-feira (21/04). A GOVBR, empresa fornecedora do software de gestão pública, aproveitará o feriado para fazer a migração de todos os sistemas para a plataforma “nuvem”.  Com isso, diversos serviços disponibilizados através do site da Prefeitura de Apucarana serão afetados e a expectativa é que retornem ao meio dia de terça-feira.
O prefeito Junior da Femac, que decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais (com exceção de serviços essenciais) na segunda-feira, afirma que as mudanças trarão mais segurança ao sistema e vão melhorar o atendimento ao cidadão. “A empresa fornecedora do software, junto com a equipe do Departamento de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Fazenda, escolheu fazer a migração neste feriado, buscando gerar o menor transtorno possível aos usuários do sistema”, pondera Junior da Femac.
Os serviços online ficarão fora do ar no período das 16 horas de segunda-feira até o meio dia de terça-feira (feriado de Tiradentes). “A mudança para a plataforma nuvem vai melhorar a qualidade e a disponibilidade dos serviços para a população. Não há como fazer isso sem interromper momentaneamente os serviços online, por isso pedimos a compreensão dos usuários da plataforma web”, reforça Junior da Femac.
O prefeito salienta que a mudança permitirá aumentar o número de serviços online ofertados pelo Município. “A ampliação do uso da tecnologia na gestão pública para agilizar o atendimento e evitar deslocamentos desnecessários ganha ainda mais importância neste período de enfrentamento à pandemia do coronavírus”, reitera Junior da Femac.
Atualmente todos os sistemas de gestão pública estão alocados num servidor  dentro da Prefeitura. “Desta forma o serviço está sujeito a quedas de energia, eventual indisponibilidade de internet na região da Prefeitura e a situações que podem ocorrer no prédio, como reformas, manutenção de servidores, queda de rede interna e até sinistros”, explica André Gustavo dos Santos Burin, superintendente do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).
Burin afirma que o “GOVBR nuvem” disponibilizará o que existe de mais moderno em tecnologia para facilitar o trabalho dos funcionários da Prefeitura e melhorar o atendimento aos cidadãos. “Com a migração, todos os dados e sistemas que estavam no servidor local ficarão armazenados na chamada nuvem, que é uma tecnologia fornecida pela Amazon e que garante a continuidade do serviço, reduzindo grandemente situações de instabilidades e interrupções”, esclarece Burin.
Os dados, conforme Burin, ficarão protegidos na nuvem. “Uma das vantagens é exatamente essa. Tudo ficará num ambiente mais seguro, pois a Amazon tem um reconhecido protocolo de segurança das informações e realiza periodicamente o backup da base de dados”, frisa o superintendente municipal do DTI.
Outras vantagens citadas por Burin são maior rapidez nos processos, facilidade em disponibilizar novos serviços e economia de recursos para manutenção e atualização de equipamentos. “A migração será feita pela GOVBR, que é a empresa contratada pelo Município para fazer a manutenção dos serviços ligados ao software de gestão pública e que ficará responsável pela contratação da plataforma nuvem junto à Amazon ”, observa.