O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana e Região (Sindspa) realizou nesta sexta-feira (19/01), no gabinete municipal, a primeira reunião do ano com o prefeito de Apucarana, Beto Preto. O diálogo, que se tornou mensal desde que a atual diretoria sindical assumiu os trabalhos, em meados de 2015, vem se traduzindo em muitos avanços para a categoria. “Tenho um profundo respeito pelo funcionalismo, cujos servidores atuam de forma firme, na linha de frente de atendimento ao cidadão, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Por isto, as portas da nossa gestão vão estar sempre abertas para o diálogo franco, sobretudo com atual diretoria do sindicato, que tem conduzido as demandas da categoria com muito respeito”, assinalou o prefeito Beto Preto.
Entre as ações de gestão, que são implementadas desde 2013, Beto lembrou da política de melhoria das condições de trabalho, atualização salarial anual, pagamento em dia das obrigações trabalhistas e concessão dos avanços funcionais e licenças-prêmio, bem como outros direitos negados pelas gestões que o antecederam.
Na pauta de negociações apresentada pelo Sindspa durante a primeira reunião de 2018 estiveram assuntos relacionados à convocação de aprovados em concursos para as autarquias dos Serviços Funerários e da Saúde, concessão de avanços funcionais para categorias ainda não atendidas e continuidade para as que já receberam, melhorias estruturais no pátio de máquinas e cessão de uso de um terreno ou imóvel para que o sindicato possa estabelecer sede própria, já que atualmente a entidade necessita locar um espaço. “Também iniciamos uma conversa sobre a necessidade de definição da reposição salarial, visando sobretudo um ganho real, tendo em vista que a data-base da categoria é agora em fevereiro”, disse André Joaquina, presidente do Sindspa.
Durante o diálogo, ele também comunicou ao prefeito que, desde o ano passado, uma comissão formada por membros da diretoria e servidores de vários setores da administração direta e indireta, estuda alterações no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana.
Quanto ao reajuste, o procurador-geral da Prefeitura de Apucarana, Paulo Sérgio Vital, frisou que uma nova reunião será realizada assim que a inflação de janeiro seja oficializada. “A partir daí o prefeito, dentro de uma realidade orçamentária e de impacto financeiro para o município, vai prosseguir com a negociação visando definição do percentual que deverá ser concedido aos servidores já a partir da folha de pagamento de fevereiro”, concluiu Vital.