A prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), preparou um vídeo institucional para ensinar a população, em especial os pais, como proceder em casos de engasgo de bebês. No material, que começa a ser amplamente divulgado em locais como Escola da Gestante, Centro Infantil, site e facebook da prefeitura e da imprensa no município, o pediatra Luiz Carlos Busnardo explica em linguagem simples o passo a passo de como realizar a “Manobra de Heimlich” para bebês.
“Saber aplicar a Manobra de Heimlich representa salvar uma vida. Nosso objetivo é que essa técnica chegue ao maior número de pessoas possível e vamos utilizar todos os meios de divulgação possível para isso”, afirma o prefeito Beto Preto.
A enfermeira Angela Maria Teixeira Azevedo de Campos, coordenadora do Centro Infantil, observa que o vídeo também vai ser utilizado em reuniões de bairro sobre o tema. A primeira dessas ações vai acontecer no Jardim Colonial, provavelmente no centro comunitário. A divulgação ficará a cargo da equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro, mobilizando, por exemplo, associação de moradores e conselho local de saúde.
O engasgo de bebê com leite e mesmo com alguma secreção nasal é uma realidade que deve ser combatida. “Os casos de óbitos ocorrem e causam comoção, mas não é raro realizarmos o socorro bem sucedido de crianças nestas condições em nossas unidades de saúde. Somente na última semana foram duas ocorrências em que foi possível salvar as crianças”, relata o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, enfatizando que em casos de asfixia, engasgo, a ação de quem está perto tem que ser rápida e eficiente.
Desobstrução das vias aéreas em bebês utilizando a manobra de Heimlich
No caso de bebês pequenos, lactentes, dependendo do seu tamanho, ponha ele de barriga para baixo no seu antebraço, em um plano levemente inclinado (com a boca para a posição mais baixa, claro), com a face virada para baixo. Essa posição ajudará a força da gravidade a “escorregar” o que obstrui a garganta. Em seguida dê 5 palmadas (observe sua força no desespero para não machucar a coluna vertebral da criança) na região interescapular (embaixo das “asinhas”) e, em seguida, vire o bebê de barrida para cima e faça 5 compressões torácicas com dois dedos, alternadamente.