Em ofício remetido hoje (25) à ministra da saúde, Nísia Trindade, a Prefeitura de Apucarana solicitou a inclusão de Apucarana, na primeira etapa da aplicação da e vacina contra a dengue. A vacina será aplicada no público-alvo de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro.

A estratégia de imunização foi anunciada hoje pelo Ministério da Saúde e, no Paraná, foram contemplados 30 municípios, todos ligados às regiões de Foz do Iguaçu e Londrina.

No ofício, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, diz que entende e respeita os critérios adotados no planejamento estratégico do Ministério da Saúde. Porém, ele argumenta que o Município de Apucarana apresenta um número grande de casos e está em situação de epidemia.

Junior da Femac alega ainda, na sua defesa de inclusão de Apucarana, que a dengue tem acometido um número significativo de pessoas em várias faixas etárias. “Em Apucarana, já são cerca de 2.700 pessoas que testaram positivo para dengue. “Compreendemos que dezenas de cidades estão em situação alarmante, mas Apucarana também precisa ser contemplada nesta primeira etapa de vacinação contra a dengue”, defende o prefeito Junior da Femac, no ofício encaminhado à ministra Nísia Trindade.