Os 620 metros lineares não pavimentados da Estrada Antônio José de Oliveira, em trajeto do antigo lixão até a ligação com o Contorno Norte, começaram a ganhar a capa asfáltica nesta sexta-feira (03/05). O prefeito Júnior da Femac, acompanhado do secretário Municipal de Obras Herivelto Moreno, acompanhou de perto a execução dos serviços que devem ser concluídos já neste sábado pela empreiteira Romo Pavimentadora Ltda, vencedora da licitação.
Bastante aguardada por produtores rurais, moradores da Comunidade Rural do Barreiro e turistas que acessam a estrada para visitar o Parque Eco-religioso da Redenção, pesque-pagues e chácaras, e até mesmo o Contorno Norte, a benfeitoria teve início há cerca de 60 dias e envolveu implantação de drenagem de água pluvial e pavimentação asfáltica em via de nove metros de largura por 620 metros de extensão, totalizando 5.394 metros quadrados.
“Essa é mais uma realização da gestão Beto Preto pensada para proporcionar comodidade à população. Uma obra projetada pela nossa equipe técnica e que foi de difícil execução, pois trata-se de uma subida de serra, mas que abre nova perspectiva de desenvolvimento econômico para toda essa região, que é caminho para o Contorno Norte, Parque da Redenção, para a Comunidade Rural do Barreiro e belos empreendimentos do turismo rural. Certamente, a partir desta pavimentação o fluxo será bem maior”, disse o prefeito Júnior da Femac, lembrando que a estrada já era pavimentada no trecho que vai do Jardim Figueira e passa pela Colônia dos Novos Produtores, mas que quando chegava na altura do antigo lixão, o asfalto acabava.
“Agradeço ao Deputado Federal Aliel Machado, que com intermediação do vereador Lucas Leugi, viabilizou recursos para a obra e convido a população para constatar a qualidade do serviço. Nesta sexta-feira grande parte da capa asfáltica já foi aplicada e, se não chover, a empreiteira irá concluir tudo ainda neste sábado. Venham para averiguar o que uma gestão séria, transparente e honesta é capaz de fazer pela cidade”, disse Júnior. O investimento na obra ficou na ordem de R$322.530,00.
Morador de uma chácara no trecho asfaltado, Alexandre Antônio da Silva conta que a obra executada pela Prefeitura de Apucarana vai beneficiar muito os usuários. “Minha esposa, que trabalha no Parque Industrial Zona Norte, não utilizava mais esse trecho devido as condições em que estava. Ela preferia passar por dentro da cidade, que deixa o trajeto bem mais longo, do que tentar acessar o Contorno Norte pela parte não pavimentada. Agora está ficando uma maravilha. Além da distância, também vai diminuir a nossa despesa com combustível”, comentou Silva, reforçando que a benfeitoria está sendo comemorada ainda mais pelos moradores do Barreiro. “Grande parte deles também já não arriscavam mais passar por aqui, para chegar até o centro ou iam pelo Posto Catarina ou pelo viaduto no Bonezão, que deixa o trajeto cerca de 8 quilômetros maior”, conta o morador.
Acesso ao Contorno – As melhorias para o trecho ainda terão continuidade com obras de engenharia no entroncamento entre a estrada para o Barreiro e o Contorno Norte. “A pedido do prefeito Júnior da Femac estamos em processo final de aprovação, junto ao DER-PR, de um projeto para execução de melhorias na interseção da Estrada Antônio José de Oliveira com o Contorno Norte, visando proporcionar maior segurança a todos os condutores”, informou Moreno. De acordo com ele, a partir da pavimentação, o trecho passará a ser bastante utilizado. “Será mais uma entrada da cidade para quem vem de Maringá ou Londrina e utiliza o Contorno Norte, por isso é uma preocupação do prefeito Júnior da Femac a realização de intervenções que garantam um trânsito seguro no local”, concluiu o secretário.