O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, emitiu hoje nota de pesar pelo falecimento de Hiroshi Fukumoto, aos 88 anos. Junior da Femac destaca que o pioneiro foi um mecânico de automóveis, mas que se notabilizou na área ambiental, cuidando por cerca de 70 anos da nascente do Rio Pirapó.
“O seu Hiroshi Fukumoto deu esta inestimável contribuição ao meio ambiente por décadas, no anonimato. O zelo e dedicação ficaram conhecidos do público com a publicação de uma série de reportagens por veículos de Apucarana, de outros municípios do Paraná e também de outros estados, fazendo com que fosse conhecido como o guardião da nascente do Rio Pirapó”, assinala o prefeito de Apucarana.
Junior da Femac salienta que a casa de madeira onde Fukumoto morou por anos, debaixo da qual fica a nascente, está localizada no centro de Apucarana , nas proximidades da UPA, e que essa área será  completamente revitalizada e preservada. “O Poder Público dará continuidade à preservação deste espaço, seguindo o exemplo deixado  pelo seu Hiroshi Fokumoto que zelou com carinho e dedicação  pela nascente do Rio Pirapó por tantos anos”, frisa Junior da Femac.
O Rio Pirapó abastece a cidade de Maringá e, devido à proteção da nascente, seu Hiroshi Fukumoto chegou a ser homenageado pela Câmara Municipal de Maringá com a entrega do Brasão do Município e do título do Mérito Comunitário.
Hiroshi Fukumoto está sendo velado na Capela Mortuária Central de Apucarana e deve ser sepultado no Cemitério Cristo Rei, às 11 horas desta segunda-feira.