A volta às aulas nas escolas municipais de Apucarana acontece no dia 14 de fevereiro, mas a Autarquia Municipal de Educação (AME) já trabalha para deixar tudo em ordem para receber os cerca de 8,5 mil alunos do Programa de Educação Integral. Compromisso assumido durante a campanha eleitoral, o prefeito Beto Preto (PT) garantiu nesta semana a oferta de uma lista mínima de material escolar a todas as crianças matriculadas. “Nossa equipe de compras e licitações já concluiu o trabalho de cotação de preços e agora estamos realizando a dotação orçamentária, ou reserva de despesa, para que possamos dar andamento ao processo de aquisição”, informa Beto. De acordo com ele, o investimento estimado será de R$90 mil, com recursos livres da Educação.

“São materiais pedagógicos escolhidos por uma comissão de educadores e que atendem às necessidades básicas dos alunos. Contudo, fica o compromisso de, para o próximo ano letivo, disponibilizarmos uma lista mais completa. Infelizmente, devido à falta de transição governamental, neste início de trabalho não foi possível”, explica o prefeito.

A lista de materiais, detalha Beto, foi definida de acordo com o perfil pedagógico exigido por cada série. “Além dos nossos alunos de 1º ao 5º ano, também vamos atender aos estudantes do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJA)”, complementa o prefeito. As quantidades a serem adquiridas são 12.050 cadernos de linguagem, 12.070 cadernos de matemática, 3.455 cadernos de desenho pequeno, 2.800 cadernos de desenho grande, 5.025 cadernos de caligrafia, 12.510 lápis de escrever, 5.255 réguas, 12.510 borrachas, 5.255 apontadores, 5.255 lápis de cor grande, 5.255 colas pequenas, 5.255 tesouras sem ponta, 2.905 canetas azuis, 2.905 canetas vermelhas, 2.905 canetas pretas e 230 cadernos universitários.

CMEIs – O prefeito Beto Preto comunica ainda que os centros municipais de educação infantil (CMEIs) voltam a funcionar neste dia 30 de janeiro. “Nesta sexta-feira vamos realizar um grande encontro com todos os profissionais de nossas creches, preparando o retorno das atividades”, assinala. O evento terá início às 8 horas, no Cine Teatro Fênix, e prosseguirá por toda a parte da manhã. “Além de comunicados importantes e apresentação das novas coordenadoras, será realizada uma palestra de capacitação”, finaliza o gestor.