O prefeito Júnior da Femac empossou, em ato realizado na tarde desta segunda-feira (2), os vinte e oito novos membros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Os novos conselheiros – titulares e suplentes – foram eleitos entre os professores, diretores, técnicos administrativos, estudantes e pais de alunos da rede municipal de educação. Também foram indicados representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Educação, Sociedade Civil e de escolas do campo.  O mandato do grupo tem vigência de quatro anos.

A principal atribuição do Conselho Municipal do Fundeb é acompanhar e supervisionar a transferência, a distribuição e a aplicação dos recursos do fundo na esfera municipal. “Declaro empossados os novos membros do Conselho Municipal do Fundeb e, ao mesmo tempo, peço a participação e empenho de todos na fiscalização e apresentação de sugestões, visando aprimorar cada vez mais a nossa educação básica, que se tornou referência no Paraná e no Brasil”, afirmou o prefeito Junior da Femac.

Para a secretária de educação, professora Marli Fernandes, a contribuição dos conselheiros é muito importante para a educação. “Tivemos agora uma renovação total do conselho, pois a nova lei foi taxativa não permitindo a recondução de membros”, explicou.

A secretária revelou que para este ano o orçamento da Autarquia Municipal de Educação pé de cerca de R$84 milhões. “Todas nossas compras são licitadas. O dinheiro é carimbado e só pode ser gasto com alimentação, transporte e manutenção. Tudo é rigorosamente cumprido e fiscalizado pelo Conselho Municipal do Fundeb”, explicou a secretária.

O prefeito Junior da Femac lembra que são aproximadamente 12 mil crianças na AME. “Agradeço a contribuição voluntária de todos os novos membros do Conselho Municipal do Fundeb e reitero meu apelo no sentido de que todos participem atividade das discussões e avaliações”, pontuou ele.

Por aclamação foram indicadas ao cargo de presidente do conselho, Carolina Rodrigues da Silva; e de vice-presidente Lucinete Tomaz de Aquino Bertasso.

Conselho Municipal do Fundeb
Quadriênio 2023/2026