O prefeito Júnior da Femac certificou e diplomou nesta segunda-feira (14/10), em ato no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, os novos conselheiros tutelares de Apucarana. Eleitos em pleito popular realizado no dia 6 de outubro, são cinco membros titulares e 20 suplentes. Com a diplomação, os conselheiros estão aptos a participar de uma capacitação, que acontece de 18 e 21 de novembro, onde vão conhecer e receber mais informações sobre todos os processos inerentes à função.
A posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2020, onde os novos membros assumem para um mandato de quatro anos (2020/2024).
“Foi uma eleição histórica, participação grandiosa e voluntária da população que foi às urnas para eleger os novos guardiões dos direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes”, pontuo o prefeito Júnior da Femac, destacando que 4.777 votantes compareceram à Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes no último dia 6.
“Todos vocês agora, titulares e suplentes, fazem parte de uma grande rede de proteção e carregam a responsabilidade de dar voz àqueles que muitas vezes não conseguem serem ouvidos, ou até mesmo não têm o entendimento de que estão passando por um processo de violência. Vocês terão que defender essas vozes até mesmo de um pai, de uma mãe, de um tio. Vão se deparar com situações duras, mas saibam que terão sempre todo o apoio da prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Promotoria Pública, enfim, de todos os atores partícipes deste sistema de proteção. Peço a todos dedicação total na missão pois as crianças são público prioritário da gestão Beto Preto, juntamente com as mulheres e os idosos”, disse o prefeito.
Entre as principais atribuições do conselheiro tutelar está a de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, tendo ainda competência para aplicar medidas de proteção sempre que direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. O membro titular do Conselho Tutelar, no regular exercício de suas atribuições, vai receber pecúnia mensal de R$3.304,18, com reajuste aplicado ao quadro de pessoal dos servidores efetivos do município.
Enaltecendo a lisura do processo eleitoral, desde a elaboração do edital até a apuração dos votos, a presidente do CMDCA, Edna Garcia, também pediu empenho de todos os eleitos quando assumirem suas funções. “Muito de nossas crianças e adolescentes vivem um momento turbulento e não encontram refúgio. Na minha visão, buscando alternativas em um mundo de fantasia que só garante um futuro de incertezas. Vocês vão atuar de forma decisiva na vida desse público, por isso peço que ajam com dedicação, sempre buscando o conhecimento. Forem um grupo forte, doando tempo e amor para melhorar a qualidade de vida e o bem estar de nossas crianças e adolescentes”, disse Edna.
Representando o Legislativo Municipal, a vereadora Márcia Sousa defendeu a defesa intransigente dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Conheço quase todos os eleitos e quero chamar a atenção para a responsabilidade que é ser um conselheiro tutelar. Até agora, na eleição, vocês atuaram na defesa de vocês em busca de voto, mas a partir do dia 10 de janeiro, é outra história. Vocês vão defender o outro. Terão que deixar de pensar em si, para atuar na defesa intransigente dos direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes. E essa atuação será fiscalizada pela prefeitura, pela Câmara e pelo CMDCA”, contextualizou a vereadora.
Os cinco novos conselheiros tutelares titulares (mais votados) são: Amália Costa Bittencourt Zielonka de Mello (392 votos); André dos Reis Avelar (304 votos); Camila Maiara Campideli (266 votos); Juliane de Lima (270 votos) e Maria Luzinete Carvalho do Nascimento Pereira (263 votos).
Confira relação completa dos titulares e suplentes
Titulares do Conselho Tutelar votos
1º Amália Costa Bittencourt Zielonka de Mello 392