O prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, esteve nesta segunda-feira (03/09) em Apucarana para conhecer o Programa Terra Forte. Na parte da manhã, ele recebeu informações do funcionamento do programa com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, visitou algumas propriedades rurais e foi recepcionado pelo prefeito Beto Preto, e pelo vice, Junior da Femac.
“Felizmente o Terra Forte tem sido avaliado como uma boa prática de gestão, e tem servido de modelo para outros municípios”, comentou Beto Preto. Segundo ele, a inclusão de frutas na merenda escolar foi uma reivindicação das crianças. Hoje já são dez variedades de frutas ofertadas nas escolas. “Estamos comprando 86% da alimentação escolar da agricultura familiar, e isso contribui muito na outra ponta do processo”, avaliou.
Umuarama fica na região noroeste do Estado e possui uma população de cerca de 115 mil habitantes. “Umuarama e Apucarana são cidades com praticamente a mesma média de população e orçamento. A gente veio conhecer para poder levar a iniciativa aos nossos pequenos produtores”, afirma Pozzobom, que esteve acompanhado durante a visita pelo engenheiro agrônomo, Márcio Rezende.
Pozzobom, que também é produtor rural, afirma que a Prefeitura de Umuarama já realiza grandes investimentos na agricultura e pecuária, mas veio buscar subsídios no Terra Forte visando a fixação das famílias no campo e também aumentar a oferta de frutas no cardápio da merenda escolar.
Pozzobom elogiou o Programa Terra Forte, especialmente a integração da fruticultura com programas de aquisição de produtos da agricultura familiar. “É um programa muito bem amarrado, onde a produção é adquirida pelo Município e ao mesmo tempo estimula nas crianças o hábito de consumir cada vez mais frutas e verduras”, pontua Pozzobom, afirmando que Umuarama tem cerca de 11 mil estudantes na rede municipal de ensino.
Todas as informações relativas ao programa foram repassadas pelo secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, que esteve acompanhado pelo técnico agrícola Luiz de Faveri. “O Terra Forte tem 269 produtores inscritos, abrangendo os projetos de fruticultura e de fertilidade do solo”, afirma.
A equipe da Prefeitura de Apucarana apresentou as principais etapas de implantação, dificuldades iniciais e próximos passos. “Iniciamos os estudos ainda em 2013, após uma geada que dizimou 75% dos cafezais. Implantamos o programa oficialmente com a Lei 22/2014, estabelecendo que o Município forneceria mudas selecionadas e insumos e que o produtor fizesse o pagamento entregando parte da produção para a merenda escolar”, explica Porto. As variedades foram implantadas paulatinamente e hoje já são cultivados 10 tipos de frutas. “Somente a merenda escolar já recebeu 107 toneladas de frutas e o excedente os produtores comercializam no mercado”, acrescenta Porto.
Entre as dificuldades apontadas por Porto, estão o fato de muitos produtores quererem obter resultados imediatos, sem esperar de 1 a 2 anos pela primeira colheita. O secretário também cita a falta de perseverança no manejo e a utilização de agrotóxicos em outras culturas, mas que acabam afetando a fruticultura. “Por isso, estamos desenvolvendo agora o projeto de cercas vivas, buscando proteger as propriedades, além de periodicamente divulgar alertas sobre o uso racional de herbicidas”, pontua.
Após quatro anos de execução do programa, os produtores já pagaram (com o fornecimento de produtos) os custos de implantação de seis dos 10 tipos de mudas, todas selecionadas e certificadas. Para o próximo ano, o Município também já espera um incremento de ICMS no setor agrícola na casa dos 7%.