O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) nos últimos meses tem recebido visitas de autoridades municipais de várias cidades do estado. Nesta segunda-feira foi a vez do prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, que percorreu as instalações do setor de odontologia acompanhado do vice-prefeito Junior da Femac e de diretores da AMS.
“Fiquei maravilhado de ver a implantodontia feita na saúde pública de Apucarana. Vai além daquilo que se preconiza na atenção básica, que em é tese seria a nossa obrigação. Justamente por isso que Apucarana se notabilizou e a notícia chegou até nós”, relatou Silva, que estava acompanhado de seu vice e secretário de saúde, Vademir Scarpari, e de seu secretário de Finanças, Delclécio Deuz.
O prefeito de Laranjeiras disse que seu município conta com um bom sistema de odontologia pública. “Mas chegando aqui constatei que ainda estamos engatinhando em relação à Apucarana. Viemos em busca de experiência, conhecer o sistema e tentar adotá-lo”, afirmou Silva, observando que o prefeito Beto Preto lhe sugeriu uma parceria no serviço de implante dentário.
“De fato, Apucarana neste serviço está na vanguarda dos outros municípios do Paraná e foi aberta a possibilidade de grupos de pacientes de Laranjeiras do Sul poderem ser atendidos aqui. Acho que é o que vamos fazer inicialmente, até que a nossa cidade também possa implantar o sistema de implantodontia”, informou o prefeito de Laranjeiras.
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Autarquia de Saúde se tornou referência nacional em implantes dentários pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Levantamento feito junto ao portal DataSus aponta Apucarana como o município com maior número de procedimentos realizados em 2017 em todo Brasil. De janeiro a abril deste ano foram 2.901 implantes, o que corresponde a 42% dos procedimentos realizados em todo território nacional.