Em assembleia geral realizada na manhã desta terça-feira (20), em Curitiba, o Consórcio Paraná Saúde elegeu os membros do Conselho Deliberativo, além de sua presidência para o biênio 2023/2024. Constituído por 398 municípios do Estado – com exceção de Curitiba -, o consórcio é responsável pela compra de medicamentos básicos e insumos hospitalares.

O pleito envolveu o voto direto de ao menos 100 lideranças, incluindo prefeitos, representantes da Secretaria de Estado da Saúde e gestores. O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, foi reeleito como o único prefeito a integrar o Conselho Fiscal do consórcio, ao lado de um representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e outro do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Junior da Femac disse ser uma honra representar os colegas prefeitos de todo o Paraná no Conselho Fiscal deste importante consórcio. “Fico ainda mais feliz e satisfeito pela forma como isso ocorreu, ou seja, sendo nome de consenso para o cargo. Vamos dar continuidade ao trabalho”, disse o prefeito de Apucarana.

O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho, foi reeleito presidente do Consórcio Paraná Saúde. Segundo ele, a parceria com a SESA está consolidada. Ele também destacou o papel fundamental do Estado na logística de distribuição dos medicamentos para os municípios.

“Temos assegurado os repasses federais e do estado e, a partir de agora, vamos dialogar com a Sesa, reivindicando um aumento no repasse per capta”, comentou Takeda após a reeleição para a presidência do consórcio. Ele confirmou que o orçamento para 2023 será de cerca de R$240 milhões.

Para o secretário de estado da saúde, Beto Preto, o consórcio é uma ótima estratégia de gestão, assegurando resultados positivos. O modelo vem sendo ampliado ao longo dos anos. “É importante destacar também sua atuação durante a pandemia quando, junto com o Estado, viabilizou a entrega de medicamentos e insumos para todo o Paraná. Somente neste ano, repassamos um total de R$37,5 milhões aos municípios, distribuídos em 12 pagamentos. Nossa expectativa é de seguir fortalecendo esses investimentos”, afirmou Beto Preto, que participou da assembleia.

Foram eleitos para o Conselho Deliberativo o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, como vice-presidente, e o prefeito de Goioerê, Betinho Lima, como primeiro secretário. Ainda, foram eleitos para compor a diretoria os prefeitos de Alto Piquiri, Giovane Mendes; de Colombo, Helder Lazarotto; e de Mangueirinha, Elídio Zimmerman.