A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) realiza amanhã (23), a partir das 13 horas, no Colégio Nilo Cairo, a primeira de duas pré-conferências municipal de saúde. O evento deste sábado é destinado a usuários da saúde.
A segunda pré-conferência, que acontece na segunda-feira (25), às 18 horas, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vai reunir um público formado por prestadores e trabalhadores da saúde. A AMS intensificou nos últimos dias a mobilização para a participação nestes dois eventos que visa propor, discutir e definir ações futuras que possam melhorar o atendimento da saúde pública no município.
O prefeito em exercício, Junior da Femac, participou pessoalmente de dois encontros com conselhos locais de saúde na semana passada, fortalecendo a mobilização da AMS para atrair a maior representatividade possível nas pré-conferências. “É muito importante ouvir o que a população tem a dizer para que possamos fazer as mudanças que atendem a necessidade dos apucaranenses também nesta área. Será uma consulta popular e o que for decidido vamos realizar. Onde há participação maior, a conquista é mais rápida”, conclama Junior da Femac.
O prefeito em exercício enfatiza que a conferências municipais vai de encontro ao mandado participativo implementado por Beto Preto. “Essa gestão além de gostar de ouvir, cumpre, coloca em prática o que é decidido nas conferências. Podemos comprovar isso com resultados das conferências da “educação” e das “cidades”. Hoje, a nossa educação atingiu nível de ensino de destaque no Paraná e no País e os avanços na infraestrutura é um divisor de águas”, afirma Junior, citando como exemplos a abrangência das obras de pavimentação asfáltica, ampliação da rede de esgoto e a mudança no plano diretor que permitiu a cidade vivenciar uma nova realidade nos empreendimentos verticais. “São nada menos que 20 prédios em construção na cidade no momento”, destaca.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro, reitera que a pré-conferência é o momento de apresentar idéias que irão subsidiar a gestão municipal com novas propostas para inclusão no planejamento da saúde.
Na pré-conferência também são eleitos os delegados para 11ª Conferência Municipal de Saúde que irá acontecer nos dias 5 e 6 de abril, na Unespar/FECE.  “Legitimados pelo seguimento que representam são os delegados que irão aprovar ou não  as propostas tiradas nas duas pré-conferências”, complementa Viana.