Com 290 inscritos, a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana deu início às atividades 2018 do Programa Municipal Pré-Aprendiz. A iniciativa, que tem como foco preparar jovens com idades entre 14 e 22 anos para o ingresso no mercado de trabalho, acontece de forma descentralizada, com turmas desenvolvidas no Centro de Qualificação Total, do Jardim América, e turmas em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). “Na sexta-feira, no Centro de Qualificação Total, iniciaram 140 jovens acima de 17 anos de idade e, nesta segunda e terça-feira, 150 alunos na faixa etária de 14 a 17 anos ingressam no Pré-aprendiz nas dependências do Sesc Apucarana”, informou Dorival Miguel da Silva, coordenador do Centro de Qualificação Total.
No Centro de Qualificação Total os alunos terão atividades às sextas-feiras, com aulas de português, matemática, redação, raciocínio lógico, confecção de “curriculum vitae”, dicas de comportamento durante entrevista de emprego, além de participarem de palestras com parceiros do projeto, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Guarda Municipal, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros. “É um programa que tem todo o respaldo do prefeito Beto Preto e que vem dando excelentes resultados, com diversos jovens conseguindo o tão sonhado primeiro emprego”, pontua Dorival. Ele salienta que a formação tem duração de 12 meses.
Já no Sesc Apucarana, os 150 jovens do Programa Municipal Pré-aprendiz foram divididos em seis turmas com 25 alunos. “Cada turma terá atividades duas vezes por semana, com foco na complementação do contraturno escolar”, explicou Andréia Patrícia Rinaldo, gerente do Sesc Apucarana. Ela conta que os pré-aprendizes vão estar inseridos em dois projetos: “Futuro Integral” e “Aprender e Jogar”. “O primeiro tem como ênfase trabalhos de reforço do letramento e raciocínio lógico. Já o segundo engloba um conjunto de ações envolvendo esportes e demais manifestações da cultura corporal para o desenvolvimento humano e qualidade de vida através do reforço de conceitos como disciplina, cooperativismo, trabalho em equipe, entre outros”, explicou Andréia.
Presente na aula inaugural das turmas em parceria com o Sesc, a vereadora Márcia Sousa destacou a ampliação do projeto que, segundo ela, nasceu dentro das discussões de coordenação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O prefeito Beto Preto está de parabéns pela visão social. O Pré-aprendiz é uma iniciativa que cria oportunidades aos nossos jovens e fico muito feliz em ver o crescimento das atividades. No ano passado foram 40 jovens dentro desta parceria entre Assistência Social da prefeitura e Sesc, agora iniciam o ano 150 alunos, que vão poder se preparar de forma adequada para enfrentar o mercado de trabalho”, comentou. Ela frisa que trata-se de uma parceria não onerosa. “Isso quer dizer que não há custo para o Município e nem para os jovens, pois o Sesc oferece tudo: as instalações para as aulas, instrutores, material didático e até o lanche”, comunicou a vereadora.
Assim que inserido no mercado de trabalho, na qualidade de aprendiz o jovem tem acesso a remuneração mensal, vale transporte e todos os diretos trabalhistas. Durante a solenidade de aula inaugural das turmas do Sesc, a secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, esteve representada pelo Assessor Executivo da SAS, Claudinei Aparecido Damaceno. Já o coordenador do Centro de Qualificação Total, Dorival Miguel da Silva, no ato representou o diretor Miguel Luiz Vilas Boas.

Publicações Recomendadas