A comissão organizadora do aniversário de 73 anos de Apucarana definiu hoje (16), em reunião no salão nobre da prefeitura, os últimos detalhes da programação festiva na Praça Rui Barbosa. No local, mais especificamente em frente às escadarias da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, vão ser instaladas cerca de 30 barracas, sendo 24 delas da tradicional Feira da Lua; uma destinada à venda de artesanato do Programa Economia Solidária; uma a cargo da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA), entre outras.
No mesmo espaço será montado um palco, para apresentação musical de artistas locais, além de brinquedos como cama elástica e piscina de bolinha. Toda atividade na Praça Rui Barbosa vai acontecer nos dias 26 (de 18 horas às 22 horas); 27 (de 18 horas às 22 horas), 28 (das 11 horas às 22 horas) e 29 (das 11 horas às 20 horas).
“Estamos preparando uma festa familiar para a população de Apucarana, prestigiando as atividades locais tanto no aspecto comercial como artístico. Os participantes das barracas e os músicos são da nossa cidade”, observou a secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), Maria Agar.
Na reunião, que contou com representantes das barracas que vão oferecer uma grande variedade de produtos gastronômicos e de artesanato nos 4 dias da festa, o diretor da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, Joaquim Rosina, confirmou o apoio da prefeitura para garantir a estrutura básica no local, como a parte elétrica e banheiros químicos, entre outros serviços.
Paralelamente aos festejos na Praça Rui Barbosa, a programação de aniversário de Apucarana conta com uma extensa agenda de inaugurações de obras, entrega de veículos e eventos. Entre os dias 20 a 22 de janeiro o Complexo Esportivo José Antônio Basso, o Lagoão vai sediar um encontro de ‘food trucks’.
Já no dia 25, no Cine Teatro Fênix haverá o concurso Miss Terceira Idade, em parceria com a Secretaria da Assistência Social. O ponto alto das comemorações, no entanto, é a 55ª Prova Pedestre 28 de Janeiro, que acontece no dia do aniversário da cidade. A “Vinteoitinha” começa às 17 horas; a prova principal 5 km, às 19 horas; e a prova principal 10 km, às 20h15.