As ações da administração municipal de Apucarana para garantir maior participação das empresas da cidade nos processos licitatórios da prefeitura acaba de ganhar um novo reforço. Em reunião com o prefeito Junior da Femac, o SEBRAE anunciou que começou a disponibilizar um portal que vai servir de canal facilitador neste trâmite de compras públicas.
“A nossa ideia é trabalhar de forma conjunta, construir um programa de compras que vai de chamar ‘Compras Apucarana’. É exatamente dentro deste programa que o SEBRAE começa a disponibilizar um portal online, no qual as empresas de Apucarana podem se cadastrar e o poder público, por sua vez, também vai cadastrar as licitações disponíveis”, explica o consultor do SEBRAE Apucarana, Tiago Cunha.
“A empresa tendo o produto ou o serviço que a prefeitura está licitando, automaticamente vai receber um e-mail com essa informação para que decida pela participação ou não no processo licitatório”, detalha Cunha.
Para serem incluídas nesse canal de informação, as empresas, precisam entrar o portal www.compraspr.com.br para se cadastrar. Em caso de dúvidas os interessados podem entrar em contado com o SEBRAE pelo telefone 3420-7400. O SEBRAE também vai oferecer capacitação às empresas sobre os procedimentos de participação nos processos licitatórios
De acordo o prefeito Junior da Femac, é necessário criar um ambiente que permita uma participação cada vez maior de empresas locais nos processos licitatórios. “Muitos produtos e serviços acabam sendo fornecidos por empresas de fora. Nos primeiros 8 meses deste ano a prefeitura gastou R$ 251 milhões em compras. Queremos que esse dinheiro fique o máximo em Apucarana ou no Vale do Ivaí”, defende o prefeito.
Junior da Femac lembra que há dois meses foi aprovada uma lei municipal para garantir um tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte. O foco é estimular a participação em licitações do município.
A lei estabelece que as micros e pequenas empresas de Apucarana tenham um limite de 10% do melhor preço válido nas concorrências públicas. Prevê também licitações exclusivas para micros e pequenas empresas de Apucarana, cujo valor de contratação seja de até R$ 80 mil.
“São esforços que já foram implementados e outros estão por vir, visando à geração de mais emprego e renda e, ao mesmo tempo, para garantir que o dinheiro gerado pelas empresas permaneça no município”, afirma Junior da Femac.
O presidente do Comitê Gestor Municipal da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e secretário municipal da Indústria e Comércio, Edison Peres Estrope, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Comércio de Apucarana, Jayme Leonel, participaram da reunião com os consultores do SEBRA e relataram ao prefeito a constatação de um crescimento na participação das empresas locais nos processo licitatórios da prefeitura nos últimos meses.
“Estamos obtendo resultados positivos graças a criação de mecanismos de incentivo para que empresas locais participem de licitações públicas, como a revisão da lei de licitações e pela divulgação que o Comitê Gestor Municipal faz juntamente com o SEBRAE”, avalia Estrope.
Também participaram da reunião a consultora do SEBRAE Apucarana, Beatriz Poletto; o secretário municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernesku; diretor da UTFPR, Marcelo Ferreira da Silva; gerente do SESI/SENAI Apucarana, Márcia Kulka; e o vice-presidente da ACIA, Vanderlei Faganelo.