Além da equipe da Secretaria de Assistência Social, a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Apucarana também conta com a contribuição de profissionais das áreas de saúde e educação. Uma oficina, reunindo profissionais destas três áreas, foi realizada nesta sexta-feira (01/11) no salão nobre da Prefeitura. O objetivo é colher sugestões e saber qual a visão que esses profissionais possuem sobre as necessidades dos moradores.
De acordo com Juliano Dalla Costa, responsável pelo setor de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, a oficina reuniu diretores e coordenadores de escolas, agentes das Unidades Básicas de Saúde e assistentes sociais e técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, reitera que o plano está sendo elaborado com a participação popular, através de audiências públicas e reuniões nos bairros, e também envolvendo os profissionais. “Essa oficina visou colher informações e sugestões junto a esses profissionais, pois hoje não é possível planejar um conjunto habitacional sem pensar nos equipamentos públicos que vão atender essas famílias e isso envolve diretamente os profissionais da educação, saúde e assistência social”, pontua Junior da Femac.
A oficina foi conduzida pela empresa Megaquality Consultoria, responsável pela elaboração PLHIS de Apucarana. O plano é requisito previsto por Lei Federal para que os municípios reivindiquem recursos para projetos na área da habitação. O principal objetivo do PLHIS é envolver a comunidade para construir um plano visando direcionar o crescimento da cidade de forma a diminuir o déficit habitacional.
Conforme Sandro Morais de Medeiros, diretor da Megaquality, a empresa vem elaborando o plano desde junho deste ano. “Já fizemos o mapeamentos dos bairros de interesse social e realizamos oficinas com a população nos bairros, audiência pública e nossos pesquisadores fizeram visitas nas casas. O cronograma prevê ainda mais uma audiência pública e a entrega do plano pronto em dezembro”, explica Medeiros.
Medeiros ressalta que Apucarana está no seleto grupo de municípios que planeja a habitação para os próximos 20 anos. “Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1.301 têm o PLHIS aprovado. Ou seja, Apucarana está neste grupo de 23% de municípios que define estratégias de ação e planeja o futuro da habitação”, frisa, salientando que na realidade brasileira são poucos os municípios que, ao projetar um conjunto habitacional, reservam espaços para equipamentos sociais como escola, unidade de saúde, centro de assistência social e praças.