O prefeito Beto Preto (PSD) assinou nesta sexta-feira (14/12) mais um lote de projetos de lei que estão sendo encaminhados para apreciação dos vereadores, objetivando a denominação de ruas e avenidas em parque industrial de Apucarana. Estão sendo homenageados pioneiros, agricultores, empresários da indústria e do comércio, desportistas e atletas, políticos, profissionais liberais, servidores públicos, líderes comunitários, entre outros cidadãos que auxiliaram no desenvolvimento do município nas mais diferentes áreas e épocas.
Entre eles, o prefeito Beto Preto cita Kurt Jakowatz, que cede seu nome a uma rua do recém concluído Residencial Solo Sagrado, nas imediações do Clube de Campo Água Azul. Nascido na Alemanha em 1909, o pioneiro e desbravador que escolheu Apucarana para viver, faleceu em 2007. Outros cidadãos que cedem sua memória ao denominar rua do Solo Sagrado, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida que será inaugurado neste dia 21 de dezembro, são o Maestro Daniel Jesus de Souza (1935 – 2017), que por décadas comandou a Banda Municipal Maestro João Florindo da Silva, deputado Antônio dos Santos Maciel Filho (1926 – 2016), vereadora Tereza Santos (1949 – 2016), médico Kazuhiko Yamamoto (1936 – 2018), entre outros nomes.
Personalidades que marcaram história na cidade também estão sendo homenageados no Parque Industrial da Juruba. O empreendimento da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, também chamado de Cidade Industrial de Apucarana, está em fase inicial de estruturação com 31 lotes de um total de 237 lotes. Neste loteamento industrial podemos citar homenagem a empresários como: Milton Geraldo Lampe (1945 – 2006) que, ao longo de seus 61 anos, 30 foram dedicados ao setor metalúrgico. Foi proprietário da Empresa Drill Lampe, especializada na fabricação de máquinas furadeiras múltiplas para a indústria moveleira. Foi membro da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), exercendo o cargo de vice-presidente executivo. presidiu o Sindimetal/Apucarana e dedicou boa parte de sua vida aos trabalhos desenvolvidos pelo G19 – Grupo de Sindicatos Patronais das Indústrias MetalMecância, Material Elétrico, Eletro Eletrônica e de Reparação de Veículo do Paraná. “Seu pioneirismo e sua vocação social são reconhecidos, com destaque para as ações a favor da profissionalização dos trabalhadores, bem como seu empenho a frentedo Sesi, Senai e FIEP. Destacou-se na defesa do empresariado paranaense, em especial da região de Apucarana tendo recebido o título de “Benemérito da indústria do Estado do Parana””, lembrou o prefeito Beto Preto, assinalando que o campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) leva o seu nome.
Outro que ganha homenagem dando nome a uma avenida da Cidade Industrial de Apucarana é José Manzoni Usso (1941- 2009). “Agropecuarista e cerealista, trabalhou na venda de cereais na Barra Funda. Participou dos Liberais Futebol Clube e foi condecorado “Amigo de Exército””, recordou Beto Preto, bem como o empresário Pedro Kovalski (1925-2011), que foi um dos pioneiros de Apucarana e, em 1963 iniciou a construção das instalações Kowalski Alimentos S/A, na Avenida Governador Roberto da Silveira. “Empreendimento que se tornou uma das maiores empresas brasileiras no setor de moagem de grãos e produção de alimentos e rações”, cita o prefeito de Apucarana. Outro personagem que cede nome à avenida do Parque Industrial é Jairo Wesley Dionisio Ramos (1953-2016), empresário pioneiro no ramo de confecções de bonés, em 1980 montou a fábrica e lojas de jeans Wesley; Leonildo Chiappina (1938-2017); Mario Cilião Sobrinho (1938-2009); Juarez Vaz Teixeira (1930-2016); José Lebre dos Santos (1942-2018); Joaquim Alves da Silva (1945- 2012); Ananias Bittencourt (1927-2018); Antônio Alves de Amorim (1932-1999), entre outros.
Além de prestar justa homenagem à memória de cidadãos que contribuíram na história de Apucarana, o prefeito Beto Preto lembra que a denominação das ruas ordena os endereços, tanto na zona urbana, quanto na distrital, além de criar uma importante identidade entre as comunidades e logradouros. Com isso, facilita a localização dos endereços e uma melhor organização urbana. “É preciso lembrar que as empresas Copel, Sanepar e Correios, por exemplo, valem-se das denominações oficiais conferidas por lei para prestação de seus serviços, como emissão das contas e atribuição do CEP”, argumenta Beto Preto. Também há em vigência um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, protelado por outras administrações, onde a prefeitura se compromete a regularizar o ordenamento e o planejamento urbano a fim de melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de entrega de correspondência e encomendas em geral.
Além de projetos de leis enviados por iniciativa do Executivo, nas últimas sessões também foram votadas denominações de vias por proposição de alguns vereadores. No geral, estão sendo denominadas ruas em parques industriais, residenciais como Solo Sagrado, Licce, Paris, Monte Sião, Araucária, Eleotério Gloor, Solar da Toscana, Distrito de Vila Reis, Distrito de Pirapó, Texas, Celso Marchi, Parque Industrial da Juruba, entre outros locais.
Trecho da “Rua Ponta Grossa” ganha outro nome na Vila Nova
Pouca gente sabe, mas existiam até então duas ruas Ponta Grossa em Apucarana. Entre os projetos de lei já aprovados pelos vereadores chama a atenção o de número 169, que denomina de José Flauzino Vila Boas, o Zé Lambari, a atual “Rua Ponta Grossa” no trecho entre as quadras 2, 3 e 12 da Vila Nova, a Praça Eraclides de Morais e a Avenida Santos Dumont (proximidades do estádio municipal). A mudança, segundo justificativa, se fez necessária pois a verdadeira Rua Ponta Grossa refere-se a trecho conhecido cujo trajeto se inicia na Rua Noboru Fukushima, na Vila São Carlos, e termina na confluência com a Rua Padre Severino Ceruti, na Vila São José. “Por sua vez, a rua que agora denomina-se José Flauzino Vilas Boas, tem seu início na Vila Nova e termina na Avenida Santos Dumont, corrigindo não só o erro usual, mas também facilitando a prestação de serviços de empresas e entregadores”, frisa o prefeito Beto Preto. A denominação homenageia ainda, conclui o prefeito, Zé Lambari (1937 – 2015), que foi grande incentivador do esporte amador e profissional em Apucarana.
Centros esportivos também recebem denominação
Nesta sexta-feira o prefeito Beto Preto também enviou para aprovação da Câmara de Vereadores projeto de lei denominando duas novas praças esportivas que estão em fase final de construção. O Centro de Iniciação Esportiva (CIE), que está sendo estruturado em área do Parque Japira, receberá o nome de Juraci Pereira Barbosa, que faleceu em abril deste ano aos 55 anos de idade. “Professor Juraci foi o fundador da equipe Pé Vermelho, que tem 20 anos de atividades e que leva o nome de Apucarana a várias cidades do Brasil”, cita o prefeito Beto Preto. Além de educador físico em escolas, Juraci se dedicava às aulas de condicionamento físico em academias da cidade. “Atuou como técnico de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes de Apucarana, organizador da Prova 28 de Janeiro, preparador físico do Apucarana Atlético Clube (AAC) e da seleção apucaranense de futsal adulto”, lembra o prefeito. Segundo ele, grande incentivador para aqueles que sonhavam em ser atletas ou ter uma qualidade de vida e saúde. “Com coração generoso, ele atendia muitas pessoas sem cobrar nada, simplesmente por amor a sua profissão”, destacou.
Já o complexo esportivo que está sendo construído na Rua Denhei Kanashiro, região leste de Apucarana, será conhecido por lei como Áureo Francisco Silva, o “Áureo Caixote”. “Ele foi um grande esportista apucaranense, que marcou época na cidade como atleta, técnico e dirigente. Ele também foi serventuário da justiça estadual”, assinala o prefeito Beto Preto. Áureo foi jogador de futebol do extinto Grêmio Esportivo e Recreativo Apucaranense (GERA) e do Apucarana Futebol Clube (AFC) nas décadas de 50 e 60. “No AFC, foi vice-campeão do Norte no Campeonato Paranaense de 1962. Na condição de técnico, foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol em 1984, pelo extinto Apucarana Atlético Clube (AAC) e também treinou o time no Estadual da Primeira Divisão em 1985 e 1986. “Caixote também foi atleta e treinador de basquete durante vários anos em Apucarana. Comandou os times masculino e feminino da cidade, sendo campeão dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) e dos Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s) nas décadas de 70 e 80, pelos dois naipes. Ainda foi funcionário da antiga Autarquia Municipal de Esportes de Apucarana (AMEA) e do Departamento de Esportes de Apucarana (DEPA), nas gestões dos ex-prefeitos Voldimir “Mirão” Maistrovicz e Carlos Roberto Scarpelini”, recorda o prefeito. Seu falecimento se deu em agosto de 2015.

Publicações Recomendadas