O 1º Pedal Solidário atraiu no domingo (19/09) 218 participantes, entre os quais estavam integrantes de diversos grupos de ciclismo da região e famílias de Apucarana. O evento, que integra o Programa Pedala Paraná, foi realizado em parceria entre o Município e o Governo do Estado.

A saída aconteceu defronte ao Espaço das Feiras, de onde os participantes prosseguiram o percurso urbano de sete quilômetros. O prefeito Junior da Femac, junto com Maria Agar, titular da Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), deu a largada ao Pedal Solidário. Também estiveram presentes o presidente da Associação Terra Brasil, Eduardo Souza Luiz, que estava companhado do vice, Welington César de Oliveira.

Junior da Femac lembra que Apucarana é um dos municípios contemplados com ciclorrotas do Pedala Paraná, uma iniciativa do Governo Ratinho Júnior que alia a prática do esporte ao turismo rural. “O Pedal Solidário percorreu um trajeto acessível a todas as idades. Tivemos a participação de crianças, adultos e idosos, de famílias inteiras, e também de grupos de ciclismo de várias cidades da região”, frisa Junior da Femac.

De acordo a secretária da Promatur, além da questão esportiva e turística, a atividade contou também com a solidariedade dos participantes. “Arrecadamos mais de 200 quilos de alimentos, que foram repassados para a Secretaria Municipal de Assistência Social”, afirma Maria Agar, destacando os demais parceiros na realização do evento, como a Secretaria Municipal de Esportes, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.

Conforme Andreia Patrícia Rinaldo, superintendente da Promatur, o 1o Pedal Solidário contou com a participação de 14 grupos de ciclismo, entre os quais Bike Beer, Terra Brasil, Radical Bike, Mtbrothers,
Parceiros do Pedal, Grupo da Amizade, Sortaofreio, Apucabikes
Por aí de Bike, Pedal Mania, Pedal dos amigos, Pedal Faxinal
Tiozinhos da Bike e Papaléguas. “Além de Apucarana, tivemos participantes de Arapongas, Faxinal, Califórnia, Mauá da Serra e Telêmaco Borba”, cita Andreia.