Em mais uma medida para reforçar a segurança nas escolas, o prefeito Junior da Femac anunciou hoje a compra de 10 veículos para intensificar as rondas da Patrulha Escolar realizadas pela Guarda Municipal nos 60 estabelecimentos de rede municipal de educação. “Também acabamos de definir outra ação de curto e médio prazo em parceria com a Autarquia Municipal de Educação. Vamos disponibilizar para a Polícia Militar as imagens de câmeras de segurança de todas as escolas e CMEIs”, informa o prefeito Junior da Femac.

As duas ações foram anunciadas em reunião no gabinete municipal com a participação da secretária municipal de educação, Marli Fernandes; o secretário municipal da Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior; o procurador jurídico do município, Rubens de França; o comandante da Guarda Municipal, Reinaldo Andrade; e o diretor da GM, Jeferson Zanon.

De acordo com Junior da Femac, o investimento previsto na compra de 10 viaturas de reforço a frota da Patrulha Escolar Municipal é da ordem de R$ 1,9 milhão. “Um programa amplo e permanente de segurança nas escolas requer muita técnica e planejamento e não vamos medir esforços para garantir isso aos nossos alunos”, afirma Junior da Femac.

Medidas que já haviam sido adotadas pelo município de Apucarana nos últimos dias para prevenir a violência no ambiente escolar:

– A Autarquia de Educação e o 10º Batalhão de Polícia Militar promoveram ontem (19), uma formação sobre segurança escolar aos diretores e professores das sessenta unidades de ensino da rede municipal de Apucarana.

– O 10º Batalhão de Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal também intensificaram, nos últimos dias, as rondas feitas nos centros infantis e escolas, das redes municipal, estadual e particular de Apucarana.

– Os 24 CMEIS e 36 Escolas da rede municipal de Apucarana já possuem câmeras de vigilância, alarmes, portões com trava eletrônica e interfones. As equipes diretivas também são orientadas a controlar o acesso de pessoas estranhas aos prédios.

– A Equipe Farol de cada uma das 36 escolas municipais participou de ontem (19/4) do treinamento sobre segurança escolar ministrado pelo 10º BPM. As equipes faróis nas escolas, formadas por diretores e professores, são responsáveis por compartilhar os conhecimentos do um programa de educação socioemocional com os demais professores, servidores e estudantes.

– Todas as unidades de ensino da rede municipal já possuem equipes de Brigada de Incêndio. A AME está trabalhando atualmente para ampliar a atuação dessas equipes e transformá-las em Brigadas Escolares, que receberão treinamento para atuarem situações de emergência que vão além dos incêndios, como tempestades, acidentes (primeiros socorros) e violência (evacuação rápida dos prédios).