Mais uma competição esportiva prevista no calendário paranaense precisou ser cancelada devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O 60º Jogos Universitários do Paraná (JUPS), que teria como sede Apucarana, foi oficialmente cancelado nesta terça-feira (14/07) pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por intermédio da Superintendência Geral do Esporte.
Ao ser comunicado da decisão, o prefeito Júnior da Femac reconheceu a decisão como acertada. “A competição estava prevista para ser realizada agora neste início de segundo semestre, mas diante do atual quadro da pandemia, não esperávamos outra decisão senão a de cancelar as disputas, preservando a saúde de todos os envolvidos. Mas Apucarana, que é a capital do Esporte no Paraná, reafirma sua condição de sede para a disputa da competição assim que uma nova data for definida, provavelmente em 2021”, pontuou o prefeito de Apucarana.
Em nota oficial assinada pelo coordenador de Esporte, Cristiano Barros Homem Del Rei, pelo coordenador de Esporte Rendimento, Emerson Luis Venturini de Oliveira e pelo presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), Ney de Lucca Mecking, o Governo do Paraná afirma que a decisão já vinha sendo estudada há algumas semanas e foi reforçada com a divulgação do cancelamento da fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), informado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Segundo a nota, “a decisão estadual também se pauta no respeito às ações tomadas para o enfrentando da pandemia do COVID-19 e as normativas impostas pelos decretos publicados pelo Governo do Estado do Paraná”.
Os Jogos Universitários do Paraná (JUPS), edição 2020, fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado e são realizados em parceria com a Federação Paranaense do Desporto Universitário (FPDU). Os JUPS reúnem mais de dois mil atletas/acadêmicos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior do Paraná. “A partir da atual gestão, Apucarana voltou a sediar importantes competições estaduais. A alegria que tivemos ao ter confirmada a nossa escolha como sede do JUPs, contrasta com o momento em que hoje confirmamos o cancelamento da edição deste ano. Mas como bem colocou o Governo do Paraná, neste momento a prioridade é a segurança e a preservação da saúde de todos”, reforçou José Marcelino da Silva (Grilo), secretário Municipal de Esportes de Apucarana.
Em comunicado à imprensa, o superintendente do Esporte, Hélio Wirbiski, afirmou que passada essa grande crise, o esporte voltará mais forte. “Afinal, ele será um dos mais importantes meios de retomada da qualidade de vida de nossa gente, respeitando sempre o seu legado como ferramenta na melhora da saúde e da educação de todos, além de fundamental papel no fomento da economia do Paraná”, disse o superintendente.