Prefeitura leva iluminação 100% LED a parques industriais e prepara modernização de toda a cidade

Todos os parques industriais públicos de Apucarana agora contam com iluminação pública 100% em tecnologia LED. O novo padrão – que será levado para toda a cidade – oferece maior eficiência energética, economia para os cofres públicos e mais segurança para quem circula pelos locais.

A modernização foi realizada nos parques industriais da Juruba, Oeste I e II, Zona Norte, Sebastião de Lima Castro Vilas Boas (próximo ao Adriano Correia), Rua Brother Linda (região da Vila Rural Nova Ukrânia), Travessa Makoto Kutsunugi (próximo à antiga Kowalski) e Rua Grande Alexandre (nas imediações do Estádio Olímpio Barreto).

O prefeito Rodolfo Mota lembra que a iniciativa foi anunciada no evento de planejamento “100 Dias de Futuro”, realizado em abril, com a presença do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Elio Pinto. “Fizemos este anúncio histórico, organizamos o cronograma e executamos o serviço dentro do prazo, atendendo compromisso assumido com os trabalhadores e empresários”, destaca Mota.

Segundo o prefeito, a iluminação em LED é o novo padrão adotado pela cidade. “Vamos levar esse mesmo modelo para toda a área urbana de Apucarana. Já temos uma parceria firmada com o Governo do Estado, por meio do Programa Ilumina Paraná, com investimento previsto de R$ 10 milhões”, informa.

De acordo com o Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o investimento nos parques industriais foi de cerca de R$ 350mil. Thalles explica que os recursos aplicados nesta ação são oriundos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), usados na manutenção e para fazer investimentos na modernização do sistema.

De acordo com o superintendente de Iluminação Pública, engenheiro eletricista Nilton Antônio Fornaciari Junior, foram substituídas 438 luminárias. “As antigas luminárias de vapor de sódio e de vapor metálico foram trocadas por luminárias de LED, na potência de 100 watts. Essa modernização melhora muito a segurança, além de proporcionar mais conforto visual. Quem sai do trabalho à noite agora encontra as ruas  mais iluminadas, com um padrão que em breve será ampliado para toda a cidade”, projeta o engenheiro eletricista.

Assistência Social de Apucarana movimenta idosos com “arraiá julino”

O tradicional baile da terceira idade, realizado às sextas-feiras no Clube 28 de Janeiro, ganhou um clima especial nesta semana. Organizado pela Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, o evento teve como tema o “Arraiá Julino” e contagiou os cerca de 200 participantes com muita música, danças típicas e comida.

“Com este momento, visamos proporcionar diversão e convivência aos idosos atendidos pelos programas sociais do município”, explica Fabíola Carrero, secretária municipal da Assistência Social. Ela destaca que a coordenação dos bailes está sob responsabilidade da Diretoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, conduzida por Jéssica Mantovani e sua equipe.

O prefeito Rodolfo Mota ressalta que os bailes são momentos valiosos de vivência social. “Mais do que uma atividade de descontração, essa iniciativa coordenada pela nossa equipe da Assistência Social visa promover o bem-estar físico e mental dos idosos, fortalecendo vínculos e amizades”, afirma.

Com entrada gratuita, os bailes acontecem sempre às sextas-feiras, a partir das 13h30, e reúnem, em geral, idosos que participam dos Grupos Conviver. “Além de ser um espaço de confraternização, os bailes trazem uma série de benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais. A dança é uma atividade completa que promove bem-estar e qualidade de vida na terceira idade”, finaliza Fabíola Carrero, secretária municipal.

O registro em vídeo da festança pode ser conferido na rede social.

Prefeitura de Apucarana promove capacitação para motoristas e operadores de máquinas, obrigatório para garantir pagamento de abono salarial

A Prefeitura de Apucarana está investindo na qualificação dos servidores que atuam na condução de veículos e na operação de máquinas. Entre os dias 5 e 20 de julho, 42 motoristas e 10 operadores de máquinas participarão de cursos de capacitação profissional voltados às áreas de transporte, operação de equipamentos e segurança do trabalho.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a administração municipal destinou R$ 21.900,00 para a aquisição dos cursos. “Em abril, implantamos um abono salarial de R$ 1.300,00 para motoristas e operadores de máquinas. Essa iniciativa corrigiu uma injustiça histórica. Em gestões anteriores, foi criado um abono apenas para motoristas concursados da Saúde e da Educação, deixando de fora os que atuam em outras secretarias. Agora, todos estão em condições de igualdade”, afirmou.

Segundo o prefeito, além de valorizar esses profissionais, a medida visa equiparar a remuneração dos motoristas da administração municipal aos valores praticados na iniciativa privada. “A participação regular nos cursos de capacitação é um dos requisitos para que motoristas e operadores tenham direito ao abono”, completou.

A empresa Bianchi Engenharia e Segurança será responsável pela formação dos servidores. Serão oferecidos os seguintes cursos:

• NR-11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

• NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

• MOPP – Movimentação e Operação de Produtos Perigosos

• Transporte de Cargas Indivisíveis

Participarão da capacitação servidores vinculados à Autarquia Municipal de Saúde, à Autarquia Municipal de Serviços Funerários e às secretarias de Serviços Públicos, Obras, Assistência Social, Promoção Artística, Cultural e Turística, Esportes, Agricultura, além da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família.

Agência do Trabalhador de Apucarana fecha semestre com mais de 5 mil atendimentos

Confirmando seu status como uma das unidades mais ativas do Paraná, a Agência do Trabalhador de Apucarana realizou 5.381 atendimentos de janeiro a junho deste ano. O resultado é fruto da nova política de promoção da empregabilidade, implementada pelo prefeito Rodolfo Mota.

“Quem efetivamente gera emprego é a iniciativa privada, por isso temos focado no fortalecimento de laços com todos os segmentos econômicos da cidade, bem como no estreitamento das relações entre a agência e as secretarias municipais. Na prática, isso tem se revertido em um novo e ainda mais positivo ritmo de trabalho, gerando desenvolvimento econômico e ampliando as oportunidades para trabalhadores e empresas”, afirma o prefeito.

Segundo o gerente da unidade, Neno Leiroz, do total de atendimentos, 3.488 foram direcionados a vagas de emprego e 1.122 envolveram entrada e recurso de seguro-desemprego. “Realizamos ainda 208 atendimentos para inscrições em cursos de qualificação profissional e 563 atendimentos e visitas técnicas a empresas do município”, informa Leiroz, destacando a nova dinâmica da agência.

“Desde janeiro, o trabalho da agência tem sido realizado em parceria com o prefeito Rodolfo Mota e com diversas secretarias do município, o que amplia o alcance das ações e garante maior eficiência. Tenho sempre frisado que, mais do que números, são vidas impactadas, sonhos reacendidos e portas que se abriram”, pontua o gerente.

Parcerias e resultados — Entre as iniciativas de destaque, ele cita o Programa Empregabilidade Mulher, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, comandada pela primeira-dama Karine Mota; o Empregabilidade 50+, voltado à inserção de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho e realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social; e a participação na Feira de Profissões do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo. “Temos ainda parceria com o 30º BIMec/Exército Brasileiro, com encaminhamento de ex-militares ao mercado de trabalho, e uma forte atuação junto ao setor empresarial, onde realizamos neste primeiro semestre mais de 500 atendimentos diretos às empresas, compreendendo suas demandas e facilitando as contratações”, resume Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.

Serviço: Informações sobre vaga de trabalho podem ser obtidas diretamente na agência, que fica localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 705. O telefone de contato é 3422-4000 – ramal 575. Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Também é possível consultar as vagas em aberto pela internet, no site da Prefeitura de Apucarana, no endereço: http://www.apucarana.pr.gov.br/.

Prefeitura de Apucarana convoca servidores com precatórios trabalhistas para recebimento antecipado de valores

A Prefeitura de Apucarana está convocando credores de precatórios trabalhistas, tanto do Município quanto das autarquias, para manifestarem interesse em celebrar acordo para o recebimento antecipado de valores. O edital de convocação nº 1/2025 já foi publicado no Diário Oficial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT9). Os credores interessados devem se habilitar até o dia 12 de agosto de 2025, junto ao Juízo Auxiliar da Presidência em Precatórios do TRT9. O requerimento de adesão deve ser realizado pelos advogados dos credores.

O prefeito Rodolfo Mota explica que a medida busca reduzir uma dívida histórica de precatórios do Município e reparar, pelo menos em parte, prejuízos antigos sofridos pelos servidores. “Durante muitos anos, os servidores precisaram recorrer à Justiça para garantir direitos estabelecidos por lei e que foram negados por administrações passadas, como por exemplo de FGTS”, explica Rodolfo Mota.

O prefeito afirma que são processos que se arrastam há mais de 15 anos. Embora os servidores tenham conquistado o direito na Justiça, muitos ainda não receberam porque aguardam na fila de pagamento dos precatórios. “Agora, com responsabilidade financeira, estamos oferecendo a oportunidade de antecipar esses pagamentos”, afirma Mota.

Segundo o prefeito, já foram reservados cerca de R$ 2 milhões para os acordos e, na sequência, está programado mais um aporte, que atingirá um valor total de R$ 3 milhões.  Rodolfo Mota salienta ainda que a iniciativa representa mais um compromisso de valorização dos nossos servidores. “Assim como já fizemos com a implantação dos avanços e das progressões salariais a todos os servidores, do salário-mínimo municipal e da antecipação da primeira parcela do 13º salário que será depositado no dia 11, além de cursos, treinamentos, novos equipamentos e veículos para dar melhores condições de trabalho”, completa o prefeito.

O procurador-geral do Município, Rubens Henrique de França, esclarece que essa é a segunda oportunidade de acordos promovida pela Prefeitura em 2025. “No início do ano, foi direcionado a servidores que tinham precatórios na justiça comum, que são os mais recentes. Desta vez, estamos realizando este acordo com os servidores que possuem precatórios na Justiça do Trabalho, que são os processos mais antigos, iniciados antes de 2011 e ainda não quitados”, afirma França.

Para participar, o credor precisa protocolar, através do seu advogado, um formulário próprio no Processo Judicial Eletrônico de Segundo Grau (PJe2), nos autos do precatório, selecionando a opção “Acordo” como tipo da petição e informando na sua descrição “Habilitação – Acordo Direto – Apucarana”.

Após a homologação do acordo, o pagamento antecipado será feito com deságio de 40% sobre o valor devido, respeitando a ordem cronológica de emissão dos precatórios.

Serviço: Os advogados dos credores podem consultar o edital completo, a lista cronológica de precatórios e acessar o formulário de habilitação pelos links abaixo:

Edital de convocação: https://www.trt9.jus.br/portal/arquivos/8933738

Formulário para habilitação:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScndcs-ij6K9AARnW10XLJjxDBpHsUoquosDQ2ljroj27RXYg/viewform?pli=1

Lista cronológica de precatórios do TRT9: https://pje.trt9.jus.br/gprec-frontend/precatorio

Para mais informações, o contato pode ser feito diretamente na Procuradoria-Geral do Município, pelo telefone (43) 3422-4000 ou presencialmente na Prefeitura.

Secretaria de Segurança e Trânsito de Apucarana realiza manutenção em semáforos auxiliares de 12 cruzamentos centrais

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran) iniciou nesta semana um trabalho de manutenção de semáforos da área central. O serviço, realizado por uma empresa especializada, envolve as chamadas caixas “I” (semáforos auxiliares), equipamentos instalados na parte inferior dos suportes dos semáforos e que funcionam como reforço visual à sinalização principal. Ao todo, 12 pontos passam pelo processo de retirada e manutenção técnica das caixas.

Segundo o secretário da pasta, major Vilson Laurentino da Silva, os equipamentos começaram a apresentar falhas e, por isso, o prefeito Rodolfo Mota autorizou a realização do serviço. “São caixas que servem de apoio ao semáforo principal, ajudando na visibilidade, especialmente para motoristas que estão mais próximos ao cruzamento. Assumimos o trânsito em janeiro e não encontramos registros de que manutenção semelhante tenha sido feita. Então acreditamos que nunca receberam cuidados técnicos desde a instalação. Essa falha operacional, em não promover manutenção periódica, está gerando vários problemas de funcionamento”, diz major Vilson, destacando que agora a prefeitura viabilizou a manutenção completa para que operem de modo a oferecer total segurança a pedestres e condutores.

Dos 12 pontos que passam pelo procedimento, nove estão localizados na Rua Ponta Grossa, desde o cruzamento com a Rua Miguel Simão até a região do Corpo de Bombeiros. Os outros três ficam na Avenida Minas Gerais, nos seguintes cruzamentos: Avenida Minas Gerais x Rua Firman Neto; Avenida Minas Gerais x Rua Carlos Schmidt; Avenida Minas Gerais x Avenida Paraná (próximo à Avenida São João).

As caixas “I” que estão sendo retiradas passarão por manutenção especializada. “A empresa responsável informou que o prazo para reinstalação é de uma semana a dez dias. Durante esse período, o semáforo principal continuará funcionando normalmente, mas sem esse reforço inferior”, informou o major Vilson.

Atenção redobrada – O secretário pede paciência e atenção redobrada por parte da população durante os dias de manutenção. “Os semáforos principais continuam funcionando normalmente, mas os motoristas devem estar atentos à ausência momentânea do componente inferior, que é um reforço visual importante. É uma medida preventiva para garantir maior segurança no futuro”, reforça Vilson.

Prefeitura de Apucarana anuncia nova conquista: a construção de um CMEI no Residencial Interlagos

A população do Residencial Interlagos será beneficiada com a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A autorização para a abertura do processo licitatório foi concedida ontem (2/7) pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 2,8 milhões.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a nova unidade de ensino foi viabilizada por meio do Programa Infância Feliz Paraná, com apoio do deputado estadual Anibelli Neto. “Estamos muito felizes em anunciar a construção deste CMEI, uma demanda antiga da comunidade. Essa obra reflete o compromisso da nossa gestão com o cuidado às pessoas e a construção de um futuro melhor. Agradeço ao governador Ratinho Junior e ao secretário estadual Rogério Carboni por viabilizarem esse importante investimento para Apucarana”, afirmou o prefeito.

Com 456,86 metros quadrados de área construída, o projeto arquitetônico do CMEI contempla três salas de aula, sanitários infantis e adultos (masculino, feminino e adaptado para pessoas com deficiência), espaço para amamentação, refeitório, pátio coberto, brinquedoteca, sala dos professores, diretoria, secretaria, cozinha, despensa, lavanderia e um jardim sensorial.

A secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, ressaltou que a estrutura foi planejada para garantir um ambiente acolhedor, seguro e estimulante para o desenvolvimento das crianças. “O projeto prevê o funcionamento da unidade em dois turnos (manhã e tarde), possibilitando, portanto, o atendimento de até 92 crianças por dia,” disse.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Emerson Toledo, informou que o processo licitatório será realizado na modalidade de concorrência, com prazo estimado de 60 dias. “A prefeitura já disponibilizou o terreno para a obra, localizado na Rua Gil Ávila Ribeiro”, concluiu.

Após falhas recorrentes, SAMU de Apucarana trocará operadora para garantir estabilidade no atendimento 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Apucarana (SAMU) anunciou hoje (quinta-feira – 03/07) a troca de prestadora de serviços de telefonia. A decisão, segundo o secretário municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula, foi motivada pelo histórico de falhas com a atual operadora responsável pela linha de chamadas 192.

De acordo com o secretário, a situação chegou ao limite, o que levou a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) a iniciar o processo de portabilidade do número para uma nova empresa — que já presta serviços à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.

“O SAMU enfrenta problemas técnicos de telefonia há muito tempo. Assumimos a Prefeitura em janeiro e, desde então, intensificamos o diálogo com a operadora para que as falhas fossem definitivamente sanadas, garantindo estabilidade ao sistema de emergência. Contudo, apesar de todas as tentativas e esforços, os problemas persistem. Não podemos mais permitir que um serviço tão importante para a população, como é o SAMU, permaneça nesse impasse”, afirma Guilherme de Paula.

O coordenador do SAMU, enfermeiro Miquéias Romagnolo, destaca que foram inúmeras as tentativas de resolução. “Registramos boletim de ocorrência, abrimos dezenas de protocolos. Por orientação da operadora, chegamos a trocar todo o equipamento, mas os problemas persistem, dificultando o nosso trabalho, que é salvar vidas”, ressalta o coordenador. Ele informa ainda que, diante da gravidade da situação, o caso chegou a ser acompanhado pelo Ministério Público. “Com a mudança de operadora, o problema de comunicação entre quem precisa do atendimento do 192 e a central de regulação deve ser resolvido. Isso nos dará a segurança necessária para cumprir nosso principal objetivo: chegar o mais rápido possível às situações de urgência e emergência”, pontua Romagnolo.

Missão – O secretário Guilherme de Paula reforça a importância de a população seguir corretamente o protocolo de atendimento. “Sabemos que, ao ligar para o 192, a pessoa está em um momento de aflição. Ainda assim, é fundamental que responda com clareza todas as perguntas da central de regulação, que atende a 17 municípios. É imprescindível informar nome, cidade de origem, endereço com ponto de referência (como escola, mercado, posto de saúde) e descrever o que está acontecendo”, orienta.

A partir da chamada, os técnicos auxiliares coletam as primeiras informações sobre a vítima e sua localização e, então, transferem a ligação ao Médico Regulador. Esse profissional identifica a emergência, pode oferecer orientações de saúde e, quando necessário, aciona as unidades móveis. Na impossibilidade de contato pelo telefone 192, a pessoa deve acionar o Siate (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências), do Corpo de Bombeiros do Paraná, pelo telefone 193.

QUANDO CHAMAR O SAMU 192

Problemas cardiorrespiratórios; Intoxicação exógena e envenenamento; Queimaduras graves; Trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do feto; Tentativas de suicídio; Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; Acidentes ou traumas com vítimas; Afogamentos; Choque elétrico; Acidentes com produtos perigosos; Suspeita de infarto ou AVC (sintomas como alteração súbita na fala, perda de força em um dos lados do corpo e desvio da comissura labial); Ferimentos por arma de fogo ou arma branca; Soterramentos ou desabamentos com vítimas; Crises convulsivas; Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso.

QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU 192

Febre prolongada; Dores crônicas; Vômito e diarreia; Cólica renal; Dor de dente; Troca de sonda; Cortes com pouco sangramento; Entorses; Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio; Transporte para consultas médicas ou realização de exames; Transporte de óbitos.

Obs.: Nos casos sem características de urgência ou emergência, ou mesmo em situações de baixa complexidade, o paciente deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Apucarana promove conferência para fortalecer políticas públicas de Assistência Social

A cidade de Apucarana está realizando a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o objetivo de debater e fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção social. A abertura do evento ocorreu na noite desta quarta-feira (2/7), no Cine Teatro Fênix, e os trabalhos prosseguem ao longo desta quinta-feira (3/7), na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Com o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): construção, proteção social e resistência”, a conferência reúne gestores públicos, profissionais da área, conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social, representantes da sociedade civil organizada e usuários dos serviços socioassistenciais.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, o encontro representa uma oportunidade essencial de escuta e participação popular. “A conferência permite que todos os envolvidos avaliem as ações existentes, proponham melhorias e contribuam para o fortalecimento das políticas de assistência social em nossa cidade. É um espaço democrático de construção coletiva, fundamental para garantir direitos e proteger aqueles que mais precisam,” destacou.

O prefeito Rodolfo Mota reforçou o compromisso de sua gestão com o cuidado às pessoas. “Para cuidar das pessoas é necessário, antes de tudo, ouvi-las. Em Apucarana, temos trabalhado com firmeza para assegurar qualidade de vida a todos: crianças, mulheres, idosos e demais públicos,” afirmou.

A conferência foi aberta com a palestra magna “Desafios e perspectivas para a reconstrução do SUAS nos territórios”, ministrada pela professora Milene Secon, doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante sua apresentação, ela ressaltou os 20 anos de trajetória do SUAS, enfatizando que a assistência social é um direito universal e um dever do Estado.

Ao longo da programação, os participantes estão discutindo propostas e devem eleger os delegados que representarão o município na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para outubro, em Foz do Iguaçu.

“Nós estamos muito felizes com a realização deste encontro municipal porque, com certeza, teremos a construção de uma Assistência Social com mais dignidade para todos,” acrescentou a secretária Fabíola Carrero.

Acompanharam a abertura da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, na noite de ontem (2/7), no Cine Teatro Fênix, o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, a primeira-dama e secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota e os vereadores Moisés Tavares e Guilherme Livoti, entre outras autoridades.

CEMSA recebe visita de estudantes da rede municipal de Apucarana

Na tarde desta quarta-feira (2/7), os alunos do 2º ano das escolas municipais Professora Marta Pereira da Silva (Jardim Menegazzo) e Professora Maria Madalena Côco (Vila Martins) vivenciaram uma experiência diferente. Eles visitaram a sede do Centro Municipal de Saúde Animal (CEMSA), onde tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido no resgate, reabilitação e adoção de cães e gatos. A visita faz parte de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Saúde e a Autarquia Municipal de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

De acordo com o diretor do CEMSA, o biólogo Fernando Felippe, o objetivo principal da ação é sensibilizar as crianças sobre a responsabilidade envolvida na adoção de um animal. “Durante os seis meses em que estou à frente do CEMSA, percebi que muitas pessoas, ao adotarem um animal, desconhecem o tempo de vida que ele pode ter, além dos cuidados e despesas que exigem. Este trabalho de conscientização ambiental com as crianças é fundamental para reduzirmos o número de animais abandonados no futuro”, explicou.

A coordenadora do PSE na Autarquia de Saúde, enfermeira Sabrina Menegazzo Candeo Marchi, destacou que todos os estudantes do 2º ano das 36 escolas municipais de Apucarana participarão das visitas ao CEMSA. “Hoje iniciamos o projeto com a visita dessas duas escolas. As demais também terão sua vez. As visitas ocorrerão sempre às quartas-feiras, ao longo do segundo semestre letivo”, afirmou Sabrina.

Atualmente, o CEMSA abriga cerca de 160 animais, entre cães e gatos. “Quando assumi a direção do CEMSA, o número de animais era de 230. No entanto, graças a um intenso trabalho de divulgação nas redes sociais, muitas pessoas estão nos procurando para adotar. Sempre que um interessado aparece, conversamos detalhadamente, explicando os deveres da adoção e os cuidados com os maus-tratos. Se percebemos que a pessoa está preparada, formalizamos a adoção com a assinatura de um termo de responsabilidade”, explicou o diretor.

Durante a visita, além de conhecerem os cães e gatos abrigados no CEMSA, os estudantes também tiveram a chance de interagir com uma Coruja de Igreja e duas cobras não peçonhentas, sendo uma jiboia arco-íris e uma jiboia ocidental. “Trouxe esses animais silvestres, que são meus de estimação, legalizados pelo Ibama, para despertar ainda mais a curiosidade das crianças e incentivá-las a compartilhar, em casa, os conhecimentos adquiridos aqui”, concluiu Fernando Felippe.