Com a presença de autoridades, atletas de elite nacional e internacional, foi lançada oficialmente na noite desta quinta-feira (29/01), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, a 63ª Prova Pedestre 28 de Janeiro. Tradicional corrida de rua realizada pela Secretaria Municipal de Esportes em comemoração ao aniversário de Apucarana e uma das mais tradicionais do Brasil, a edição deste ano acontece neste sábado (31/01), na Praça Rui Barbosa, é a maior da história, com 5.723 inscritos, sendo 1.200 atletas na Vinteoitinha, para atletas até 17 anos de idade (com largadas a partir das 9 horas), 3.180 na prova de 5 km (largada às 19 horas), 1.280 nos 10 km e 63 paratletas (largada às 20h15).
Os melhores colocados por categoria ganharão troféu, medalhas e prêmio em dinheiro, totalizando R$ 170,8 mil em premiação. Além da apresentação dos atletas de elite, o ponto alto do evento foi a assinatura do Decreto nº 29/2026, que reconhece a Prova 28 de Janeiro como patrimônio cultural material do município de Apucarana, de natureza esportiva. A medida regulamenta a Lei Municipal nº 143/2025, de autoria dos vereadores Guilherme Livoti e Moisés Tavares, já aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo.
Saudando as demais autoridades, atletas de elite e grupos de corrida presentes, o prefeito Rodolfo Mota destacou o papel estratégico do esporte como política pública, ressaltando seu impacto direto na promoção da saúde, na prevenção da violência e na economia de recursos públicos. “Estudos indicam que, para cada real investido em esporte, o poder público pode economizar até quatro ou cinco reais em áreas como saúde e segurança pública. Temos aqui atletas de alto rendimento, como Núbia de Oliveira Silva e os africanos, são ícones e exemplo, para as novas gerações, do potencial do esporte como ferramenta de transformação social”, afirmou Mota, confirmando que participará da prova de 5 quilômetros, ao lado do vice-prefeito Marcos da Vila Reis, Deputada Federal Luísa Canziani e Secretario de Estado do Trabalho, Do Carmo, vereadores, secretários municipais e outras lideranças políticas.
Ao comentar o recorde de inscritos, o prefeito afirmou que a edição de 2026 simboliza o momento vivido por Apucarana nos 82 anos do município, “marcado por crescimento, investimentos e participação popular”. “A corrida integra um conjunto mais amplo de ações realizadas ao longo do mês de janeiro, que incluiu investimentos na educação, com a renovação de parte da frota do transporte escolar, início de novas obras, retomada da construção do CMEI do Jardim Catuaí e anúncios de novos investimentos estaduais”, assinalou.
O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, relembrou as novidades para esta edição histórica. “Atendemos pedido das famílias e antecipamos a Vinteoitinha para o período da manhã, ampliamos as premiações, implantamos o pagamento via Pix, criamos bônus para atletas de Apucarana e investimos em camisetas de melhor qualidade”, pontuou Marchi.
Ele frisou que a edição recorde é fruto de um planejamento antecipado. “A edição de 2026 é resultado de uma meta clara estabelecida pelo prefeito Rodolfo Mota, que desafiou a equipe a ampliar de forma significativa o número de inscritos. Além do aspecto esportivo, a Prova 28 movimenta Apucarana, atrai visitantes, estimula o consumo e fortalece o turismo esportivo”, ressaltou o secretário.
Destaques dos 10 Km – No feminino, a competição contará com Núbia de Oliveira Silva, terceira colocada geral na última São Silvestre, primeira brasileira na prova e líder do ranking nacional dos 10 km, além da etíope Alemtshehay Adbaru Gebeyehu, vice-campeã da Corrida de Vênus 2025 e quarta colocada na Volta da Pampulha.
No masculino, estão confirmados o ugandense Konel Kipsang, campeão de importantes provas de 10 km em seu país, e o queniano Willian Kibor, quarto colocado na última São Silvestre e detentor da melhor marca dos 10 km no Brasil em 2025, com o tempo de 28 minutos e 52 segundos.
Colaboradores e apoiadores – Grupo Tribuna do Norte, Sanepar, Grupo de Escoteiro Dom Bosco, Legendário, Basilica Menor Nossa Senhora de Lourdes, Rádio Nova AM, Rádio Cultura, Rede Massa/SBT, 98 FM, Rede de Rádios, Radio Água Viva, Rádio Terra Nativa, 30º BIMec, 10º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Guarda Civil Municipal, Samu e Autarquia de Saúde.
Presença – Prestigiaram o lançamento o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, o diretor municipal de Esportes, Pedro Valim e Mário Barros, vereadores Moisés Tavares, Eliana Rocha, Gabriel Caldeira, Pablo da Segurança, Sidnei da Levelimp e Guilherme Livoti, o treinador dos africanos, Orlando de Souza, parceiros e voluntários que irão atuar no suporte à corrida.









