Apucarana intensifica debates para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância

Apucarana segue empenhada na construção do seu Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Desde a semana passada, a Autarquia Municipal de Educação, que está à frente do processo, vem realizando uma série de encontros, presenciais e online, com os professores, pais e mães dos estudantes, membros dos conselhos de direitos, representantes das demais secretarias municipais e a comunidade. O objetivo é ouvir o maior número de pessoas possível para elaborar um documento que reflita os anseios da população e estabeleça metas e estratégias claras para a defesa dos direitos das crianças.

“O PMPI é um instrumento que possibilitará ao nosso município fazer investimentos voltados às crianças, desde o ventre materno até os seis anos, de forma prática e concreta, com resultados possíveis de serem medidos. A elaboração do documento é uma recomendação do Marco Legal pela Primeira Infância, disposto na Lei Federal nº 13.257, de 8 de março de 2016,” explicou a secretária de educação, Professora Marli Fernandes.

Os debates para a construção do PMPI tiveram início na última segunda-feira (6/5), quando o Professor Doutor César Nunes (Unicamp) e a Professora Doutora Ordália Alves de Almeida (UFMS) conversaram com os professores da rede municipal de educação sobre a importância do PMPI, em conferência realizada no Cine Teatro Fênix. Já no dia seguinte (7/5), a professora Maria Cristiani Gonçalves (Unicamp) abordou o assunto com as famílias dos estudantes apucaranenses, em evento no salão nobre do Colégio Estadual Nilo Cairo.

A Autarquia Municipal de Educação também realizou encontros online na semana passada, a fim de estender o debate sobre o PMPI para toda a população de Apucarana. Na quarta-feira (8/5), o Professor André Roberto Ribeiro Torres (Unicamp) conversou com o público sobre o tema “Direito à vida e à saúde”, enquanto a Professora Arlete Scaramuzza Nicoletti (Unicamp) abordou a questão do “Direito à Educação Infantil”. A Professora Suzana Montariol (Unicamp) e o Professor Cristiano Santos (Unicamp), por sua vez, convidaram os participantes a refletir respectivamente sobre o “Direito à Proteção Social” e o “Direito ao Lazer, à Cultura e ao Esporte” em evento virtual realizado na noite da quinta-feira (9/9).

“Eu gostaria de agradecer aos professores, aos pais de alunos, aos membros dos conselhos e das secretarias municipais e à população pela imensa participação que temos registrado nas conferências, presenciais e online, em prol da construção do PMPI. Defender os direitos das crianças é o mesmo que garantir o futuro de Apucarana,” disse o prefeito Junior da Femac.

Na próxima quinta-feira (16/5), a Autarquia Municipal de Educação realizará mais um encontro online sobre o PMPI. A comunidade está convidada a debater sobre os temas “Direito ao Espaço Sustentável: a cidade e o meio ambiente” (a partir das 19 horas, por meio do link https://abre.ai/jJ6p) e “Direito à Cidadania e às Diferentes Infâncias (a partir das 20h 15min, por meio do link https://abre.ai/jJ6w).

Prefeitura entregou mais de 800 mudas durante o “Justiça no Bairro”

A Secretaria Municipal da Agricultura, e a Sevcretaira do Meio Ambiente, distribuíram mais de 800 mudas de frutíferas e também de árvores ornamentais, durante os três dias de realização do Programa Justiça no Bairro, no Ginásio de Esportes Lagoão.

Também foram entregues 102 citronelas, erva que é um repelente natural do mosquito da dengue, o Aedes Aegypt. O secretário da agricultura, Gerson Canuto , informa que a procura foi intensa durante os três dias, sendo necessária a reposição de mudas.

“Justiça no Bairro” realizou mais de 5 mil atendimentos em Apucarana

A etapa Apucarana do Programa Justiça no Bairro registrou mais de 5 mil atendimentos nos três dias de evento. Realizado de quinta a sábado (09 a 11/05), no ginásio do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), a ação foi uma realização de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com a Prefeitura de Apucarana e Sesc Paraná, e também contou com a participação de parceiros como o campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Faculdade de Apucarana (FAP) e Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar).

“Mais uma vez o “Justiça no Bairro” atendeu a todos os seus objetivos, sendo um verdadeiro sucesso em Apucarana. Mais de 40 serviços sendo oferecidos em um só lugar, em uma verdadeira festa da cidadania onde a população, especialmente a que mais precisa, pode resolver em um só lugar, de forma célere, diversas demandas em suas vidas que estavam represadas”, acentuou Dr. Danylo Acioli, coordenador-geral local do “Justiça no Bairro” e assessor jurídico especial da Procuradoria-Geral do Município.

Entre os mais de 5 mil atendimentos, destaque para a coleta de mais de uma tonelada de materiais recicláveis na edição especial do Programa Feira Verde (programa que troca recicláveis por hortifrutis adquiridos da agricultura familiar), confecção de 300 carteiras de identidades, formalização de 140 divórcios e 66 casamentos, além da distribuição de cerca de mil mudas de árvores nativas e exóticas. “Outro destaque foi a aplicação de vacinas e a presença do centro municipal de dermatologia, que realizou trabalho orientativo e de prevenção sobre câncer de pele”, elenca Dr. Danylo Acioli.

O prefeito Júnior da Femac enfatizou mais uma vez o trabalho da primeira vice-presidente do TJ-PR, desembargadora Joeci Machado Camargo, que esteve presente sábado durante o evento e também coordenou a cerimônia do casamento civil coletivo. “O Justiça no Bairro é uma iniciativa valorosa, idealizada pela Dr. Joeci, que há mais de 20 anos aproxima os serviços da Justiça e das prefeituras do cidadão, em todo o Paraná”, enalteceu o prefeito, destacando que a Prefeitura de Apucarana montou uma grande estrutura no ginásio do Lagoão. “Agradeço a todos os parceiros do evento e aos servidores municipais, cujo trabalho foi fundamental para o sucesso de mais uma edição em nossa cidade”, disse Júnior da Femac.

Prefeitura instala estações de hidratação na Praça Rui Barbosa e Parque Jaboti

A Prefeitura de Apucarana acaba de instalar mais duas estações de hidratação, uma na Praça Rui Barbosa e a outra no Parque Jaboti, na área do parque infantil. O equipamento fornece água potável natural e refrigerada para a população de forma totalmente gratuita, com espaço ainda para a hidratação de animais.

“Hoje nossa cidade tem três estações de hidratação. A primeira foi instalada na Praça 28 de Janeiro, dentro do projeto de revitalização do local. Temos a preocupação com a hidratação das pessoas, sobretudo devido às ondas de calor que estamos passando”, afirma o prefeito Junior da Femac.

“Temos bebedouros com a água gelada, no Ginásio Lagoão, no ginásio do Pirapó, no Centro da Juventude e em todas as 60 escolas e CMEIS da rede municipal de ensino”, acrescenta Junior da Femac.

Para evitar o desperdício, as estações de hidratação possuem um mecanismo que interrompe o fluxo de água automaticamente após 30 segundos. O equipamento conta também com dispenser exclusivo para hidratação dos pets. Basta o tutor pressionar o botão para seu animal se hidratar. O dispenser dos pets se esvazia automaticamente, evitando água parada.

As estações de hidratação ainda oferecem um recurso de refrescância. Ao pressionar o botão, um umidificador é ativado, liberando vento e água em 5 pontos da lateral do equipamento.

Apucarana inicia escola de formação de novos guardas municipais

Com aula inaugural ministrada pelo juiz José Roberto Silvério, titular da 2ª Vara Criminal, teve início nesta segunda-feira (13/05) a escola de formação da Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM). A turma é composta por 23 alunos, aprovados em concurso público e que foram convocados recentemente.

O prefeito Junior da Femac afirma que o concurso vai ampliar o efetivo, que atualmente é de 29 guardas. “A guarda de Apucarana já é uma das mais produtivas e eficientes do Paraná e os novos guardas serão responsáveis em impulsionar esta nova fase. Para isso, também vamos continuar repassando para a guarda novos veículos, motos e equipamentos,  além de fazer as promoções dos atuais guardas”, frisa Junior da Femac.

O prefeito afirma ainda que os guardas serão também instruídos a continuar trabalhando em conjunto com as demais forças de segurança, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e agentes de trânsito. “Serão instruídos para atuar dentro da lei e fazendo tudo o que a legislação permite”, assinala Junior da Femac.

O juiz José Roberto Silvério lembra que atua há 20 anos na Comarca de Apucarana, sendo que desde 2011 responde pela 2ª Vara Criminal. “A função exercida pela Guarda Municipal tem base legal em leis federais, municipais, regulamentos e estatutos que garantem direitos e obrigações”, reitera o juiz, acrescentando que o Brasil é marcado por desigualdades sociais e que os guardas deverão ter sensibilidade para enfrentar diariamente diversos casos que envolvem, por exemplo, a Lei Maria da Penha e pessoas em situação de rua.

Conforme Silvério, cabe à Guarda Municipal garantir a segurança junto aos órgãos, entidades, agentes, usuários de serviços e do patrimônio público de Apucarana. “Os princípios norteadores das suas ações são a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida, redução do sofrimento e da diminuição das perdas, além do patrulhamento preventivo, compromisso da evolução social da comunidade e uso progressivo da força”, enumera.

O superintendente de Segurança e Trânsito de Apucarana, tenente-coronel da reserva PM/PR, Marcos José Facio, informa que a turma previa inicialmente 25 alunos, mas dois acabaram não se apresentando. “A Guarda Municipal de Apucarana, com 19 anos de existência, é a mais antiga do Norte do Paraná e desde a sua criação teve apenas um curso de formação. Neste período, a guarda enfrentou diversos desafios, como mudanças de leis e até incompreensão de algumas pessoas sobre a sua atuação”, pontua Facio.

O comandante da GCM de Apucarana, Reinaldo de Andrade, salienta os investimentos feitos e a valorização dos profissionais. “Estávamos esperando por essa nova turma, trabalhando há anos com o mesmo efetivo. Muitos investimentos foram feitos nos últimos anos, temos equipamentos de última geração e os guardas de Apucarana possuem o estatuto e o plano de carreira”, cita Andrade.

A vereadora Jossuela Pirelli e o vereador Tiago Cordeiro representaram o Legislativo. Jossuela afirma que, nos 80 anos de Apucarana, a nova turma representa um marco histórico e permitirá o aumento do efetivo.   O vereador Tiago reitera que a segurança pública é um dos pilares de uma cidade, observando que a GCM foi sendo estruturada e que a ampliação do efetivo ocorre graças ao planejamento da administração municipal.

Os 23 aspirantes a guarda municipal – 19 homens e 4 mulheres – participarão nos próximos meses de aulas teóricas e práticas ministradas pelo Núcleo de Ensino da Guarda Civil Municipal de Sarandi, que possui autorização da Polícia Federal para fazer essa capacitação. Representando o órgão, estiveram presentes na aula inaugural o tenente-coronel Márcio Antonio dos Santos, secretário de segurança pública de Sarandi, e  Alessandra Godart Rosa, comandante da Guarda Municipal de Sarandi.

Também estiveram presentes representantes das guardas municipais de Arapongas e Paranavaí, além do tenente-coronel Israel Aparecido de Carvalho, do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do Major Élcio José de Meira, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana (11º GB), e do delegado-chefe da 17ª Subdivisão da Polícia Civil (17ª SDP), Marcus Felipe da Rocha Rodrigues.

Apucarana atinge quase 40% do público alvo vacinado contra a gripe

A busca ativa de pessoas, em todas as faixas etárias, para a vacinação contra a gripe, tem alcançado bons resultados em Apucarana. A mobilização das equipes da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) aos sábados, em supermercados, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Ginásio de Esportes Lagoão, e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), vem contribuindo para ampliar o índice de imunização no Município.

Os números oficiais da vacinação, atualizados nesta segunda-feira, apontam que Apucarana já atingiu 38,77% do público alvo imunizado. No Paraná, o índice de vacinados alcançou até agora 30,44%; e em todo o Brasil, o percentual de pessoas imunizadas contra a gripe atingiu 31,26%.

Apucarana realizou o terceiro sábado consecutivo de vacinação contra a gripe. Mais uma vez a população atendeu o chamado da saúde pública, resultando na aplicação de 827 doses neste dia 11 de maio. No total serão quatro finais de semana de oferta da vacina na gripe em locais alternativos para a população.

A estratégia da prefeitura e Autarquia Municipal de Saúde para elevar a cobertura vacinal completará o quarto sábado no dia 18 de maio. “A mobilização vem alcançando bons resultados em Apucarana, considerando que já atingimos o percentual de quase 40% de vacinados, acima dos índices do Paraná (30,44%), e do Brasil (31,26%)”, avalia o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

O prefeito Junior da Femac cumprimentou ontem as equipes da Autarquia Municipal de Saúde, que estão trabalhando aos sábados, na busca ativa de pessoas para imunização contra a gripe. “Trata-se de um trabalho muito importante, vacinando todas as faixas etárias antes do inverno, buscando evitar casos mais graves durante os meses mais frios”, assinala.

As doses continuam regularmente à disposição da população em 27 Unidades Básicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 horas as 16h30 e ainda na Central de Atendimento da Dengue, no ginásio Lagoão, de 8 horas as 20h30, todos os dias da semana.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, detalha que algumas UBSs estão vacinando contra a gripe em um horário mais estendido. A UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, oferta às doses todos os dias da semana de 8 horas às 20h30. Já as UBSs Antônio Sachelli, no Jardim Colonial; Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Takaiti Miyadi, Núcleo Dom Romeu; e Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa aplicam a vacina de segunda feira a sexta-feira, entre 8 horas e 20h30. As gestantes e puérperas também têm acesso ao imunizante na Casa da Gestante.

Casamento coletivo do “Justiça no Bairro” celebra a união de 66 casais

O casamento coletivo, proporcionado pelo Programa Justiça no Bairro, sob o comando da desembargadora Joeci Camargo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, oficializou na tarde deste sábado, no Cine Teatro Fênix a união no – registro civil – de 66 casais.
Estavam inscritos 107 casais, mas 41 deles não conseguiram entregar todos os documentos exigidos pelo Registro Civil. Todos os casais puderam participar da cerimônia, mas só 66 deles obtiveram o documento oficial do matrimônio.

Com o Cine Teatro lotado de familiares e amigos, a cerimônia emocionou a todos, com momentos marcantes. O ato foi embalado pela Orquestra Municipal, sob a regência do Maestro Ricardo Podmowiski, e os casais entraram no recinto ao som da marcha nupcial.
O casamento civil coletivo foi propiciado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), em parceria com o Sistema Fecomércio Paraná e a Prefeitura de Apucarana, dentro do Programa “Justiça no Bairro”, uma iniciativa de responsabilidade social idealizada e coordenada pela 1ª vice-presidente TJ-PR, desembargadora Joeci Machado Camargo.

A desembargadora Joeci Camargo abriu a cerimônia manifestando a sua alegria de estar mais uma vez em Apucarana. “A cidade me trás boas lembranças. Foi aqui que iniciei minha carreira de magistrada. Trago no meu coração Apucarana, onde nasceu a minha filha Mariana”, comentou.

Joeci Camargo fez um agradecimento especial ao prefeito Junior da Femac. “Ele não é só um sonhador, ele realiza e faz acontecer sempre”, destacou a desembargadora. Ela também mencionou o jovem advogado Danilo Acioli. “Para mim ele é como se fosse um filho, pois trabalhou comigo percorrendo todo o Paraná, aprendeu muito nesta jornada e por isso eu manifesto minha gratidão ao Danilo”.

De caráter ecumênico, a cerimônia religiosa foi celebrada pelo padre Valdecir e o pastor Daniel Rodrigo de Souza. A cerimônia civil, por sua vez, foi conduzida pela desembargadora Joeci Machado Camargo, idealizadora e coordenadora do Programa Justiça no Bairro.

“Estamos vivenciando nesta cerimônia um compromisso de amor. Atrás de cada casal tem uma história que resultou neste momento de felicidade. Cada um de vocês nos trouxe esperança de que é possível um recomeço, de uma nova fase em nossas vidas”, disse a desembargadora Joeci.

A magistrada agradeceu ainda a vereadora Jossuela Pirelli; o secretário de assistência social, Juliano Dalla Costa; a secretária da Mulher, Denise Canesin; a secretária de cultura, Maria Agar; e o gerente do Sesc, Ronaldo Romane e toda a sua equipe.

Ao lado da esposa Carmen Lucia Izquierdo, o prefeito Junior da Femac participou da cerimônia e desejou felicidade aos noivos. “São muitos casais iniciando uma nova vida e com certeza de muito amor. Parabéns pela decisão de participar deste emocionante momento das suas vidas”,afirmou Junior da Femac.

O casamento coletivo também teve um momento de muita emoção com um testemunho do casal Aparecida e Jackson, moradores do bairro Marcos Freire. Eles haviam se divorciado após 29 anos de união, mas depois de alguns anos decidiram se unir em matrimônio novamente. O casal, que tem 4 filhos e 14 netos, anunciaram que se uniram para serem felizes de novo, se respeitando e se amando.
Ao final da cerimônia, a desembargadora Joeci Camargo, proferiu o matrimônio oficial dos casais. E, ao mesmo tempo, ao som da canção de Roberto Carlos… “como é grande o meu amor por você”… os casais trocaram as alianças e se beijaram.

Lojas G inaugura segunda unidade em Apucarana

O prefeito Junior da Femac participou na manhã desta sexta-feira, da inauguração da Loja G, que fez adequações para ocupar o prédio da antiga Loja Copel, na Avenida Curitiba, área central de Apucarana. Ele esteve acompanhado dos vereadores Rodrigo Lievore Recife e Luciano Facchiano; do secretário de indústria, comércio e emprego, Edson Peres Estrope; do superintendente Adan Lenharo (indústria e comércio); do gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiróz; e do superintendente de inovação Carlos Mendes.

Na inauguração o prefeito Junior da Femac cumprimentou o consultor regional da Lojas G, Florisvaldo Fernandes. “Damos boas vindas aos diretores e colaboradores, desejando muito sucesso no novo empreendimento em Apucarana”, disse o prefeito.

Conforme revela Neno Leiróz, de início a loja está gerando 60 empregos diretos, com apoio e intermediação da Agência do Trabalhador. O gerente da loja, Roberto Pereira da Rocha, informa que a segunda loja do grupo G em Apucarana, tem três pavimentos com área total de 4 mil metros quadrados. Trata-se do prédio da antiga Lojas Coppel, na Avenida Curitiba, área central da cidade.

A Lojas G foi criada por uma visão empresarial com vasta experiência no mercado de utilidades domésticas, presentes, decoração, material escolar, brinquedos, ferramentas, cama, mesa e banho, pet shop, higiene pessoal, beleza e ramo alimentício.

Hoje o grupo conta com 65 lojas parceiras licenciadas para o uso da marca “Lojas G” distribuídas em sete estados (Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás).

“Feira Verde” troca recicláveis por alimentos e beneficia mais de 43 mil famílias em dois anos

O Programa Municipal Feira Verde, uma iniciativa da Prefeitura de Apucarana que possibilita a trocar de materiais recicláveis (plástico, papel e papelão) por frutas, verduras, legumes, pães, bolachas, geléias, mel, entre outros produtos adquiridos diretamente da agricultura familiar local, completa neste domingo (12/05) dois anos de atividade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, desde o seu início o programa realizou 515 feiras, beneficiando 43.594 famílias e resultando em uma coleta de mais de 537 mil quilos de materiais recicláveis.

Atualmente, 103 produtores da agricultura familiar realizam entregas periódicas de produtos para o programa, através de cooperativa credenciada. “Uma ação governamental que promove a sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, geração de renda no campo e para famílias da cooperativa de reciclagem da cidade (Cocap), onde os materiais que foram trocados por produtos rurais se transformam em fonte de sustendo dos trabalhadores”, assinala o prefeito Júnior da Femac, lembrando que o “Feira Verde”, regido por decreto municipal, foi sugerido à administração municipal pelo vereador Rodrigo Liévore (Recife), a partir de uma experiência que ele conheceu na cidade de Ponta Grossa. “Hoje a iniciativa de Apucarana é referência no Paraná e vem sendo alvo de visitas e de pedidos de informações de gestores de outros municípios a todo momento”, revela o prefeito Júnior da Femac.

Além de idealizador, o vereador Rodrigo Liévore, o Recife acompanha presencialmente o programa nos bairros. Cumprimentado pelos moradores do Residencial Jaçanã, palco da edição desta última quinta-feira, o vereador celebrou os dois anos da iniciativa. “Uma alegria ver o “Feira Verde” completar dois anos. Quando trouxe a ideia para o prefeito Júnior tinha certeza que seria um sucesso, que a população iria abraçar, e assim foi. Hoje é um programa consolidado, beneficiando a população com produtos saudáveis, aos agricultores familiares que vendem para a prefeitura e a todos da cooperativa de reciclagem de Apucarana, em um ciclo de sustentabilidade”, reforçou Recife, destacando ainda a educação ambiental intrínseca ao programa.

“Adolescentes e crianças participam ativamente, cobram a mãe e o pai lembrando do dia de fazer a troca do reciclável pelos produtos rurais, e assim vão aprendendo a importância da reciclagem, a importância de cuidar do meio ambiente e, com certeza, vão se tornar adultos conscientes e preparados para ajudar e dar sua contribuição para o meio ambiente. Um projeto muito bonito que, além de todos os outros benefícios, ao retirar os recicláveis do lixo comum, contribui para aumentar a vida útil do aterro sanitário”, conclui o vereador Rodrigo Recife.

Antônio Roberto Nogueira, o “Tonhão”, gestor geral da Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap), avalia o “Feira Verde” como uma conquista fantástica para Apucarana e sua gente. “Em dois anos, esse programa veio ao encontro do que esperávamos, principalmente em relação à questão educacional, influenciando os moradores da periferia que, anteriormente, não atuavam na reciclagem”, ressalta Tonhão, acrescentando que a Cocap não conseguia entrar em muitos bairros da periferia para coletar recicláveis.

O gestor da Cocap destaca ainda que o Feira Verde alavancou a agricultura familiar, que produz e entrega os hortifrutis para o programa. “As parcerias do programa funcionam bem, e é muito bonito ver tudo ajustado, beneficiando as famílias que fazem as trocas, a Cocap com a reciclagem, a agricultura familiar e o meio ambiente. Nestes dois anos temos muito o que comemorar com o Feira Verde”, avalia Antônio Roberto Nogueira.

O secretário Municipal da Agricultura, Gerson Canuto, destaca que neste ano o programa registrou um crescimento médio de mais de 30%. “O aumento foi registrado tanto no número de participantes quanto no recolhimento do material reciclado, já que o atendimento foi expandindo para novos bairros”, destaca o secretário.

População reconhece e participa da iniciativa governamental

Moradora do Residencial Jaçanã, Patrícia Calixto considera o programa uma ação relevante por vários motivos. “Para nós, tem dia que não tem nenhuma verdura, quando vem o “Feira Verde” é uma alegria sem tamanho. Contamos os dias para a troca. Comida saudável, direto da roça. Apucarana está de parabéns por esse programa, ajuda o povo, a cidade”. Sem contar que é uma coisa boa para não deixar acumular lixo, onde pode proliferar a dengue”, avaliou Patrícia.

Também moradora do Residencial Jaçanã, Silvana Faneli conta que participa do “Feira Verde desde o início. “É muito bom esse programa que o vereador Recife trouxe para a prefeitura. Não pode parar de jeito nenhum. Agradeço muito, de coração, a prefeitura também, que está ajudando muita gente aqui no Jaçanã. Eu e meu marido coletamos recicláveis de carrinho a semana toda. As verduras que recebemos em troca são tudo de bom. Só agradecer, a qualidade é boa demais, não tem o que falar. Quem ainda não participa, está perdendo”, afirmou Silvana.

Agricultores também aprovam o “Feira Verde”

O presidente da Coocapi e agricultor, Nilton Antônio Fornaciari destacou a importância da iniciativa para o pequeno produtor rural. “O Feira Verde é um programa maravilhoso, que tem dado muito suporte aos nossos cooperados, contribuindo para que tenham garantia de comércio de sua produção a preço justo e, com isso, possam permanecer em seu habitat, que é o campo. Se não fosse o apoio que têm recebido da cooperativa e de programas governamentais, como o Feira Verde, grande parte dos nossos 250 cooperados certamente já não estaria mais na atividade e sim inchando as cidades”, pontuou Fornaciari, que também fornece frutas ao programa.

“O meu forte é a banana, inclusive estou fazendo a colheita para entregar nesta segunda-feira à Secretaria da Agricultura”, disse o agricultor, elencando ainda os ganhos ambientais do programa. “A gente vê os benefícios para o lado ambiental também. Os rios estão mais limpos. Quando chove, já não vem mais aquela enxurrada de garrafas pet, por exemplo. Os terrenos na cidade, as ruas também estão mais limpas pois a população tem participado e recolhido os recicláveis para trocar no Feira Verde. Evita também a proliferação de insetos, como pernilongos e o mosquito da dengue. O meio ambiente e a saúde agradecem.”, disse Fornaciari, agricultor do Distrito de Pirapó.

Com propriedade no Distrito de Vila Reis, a agricultora Olinda Crocetta Mello fornece pitaias ao “Feira Verde” desde janeiro de 2023. A fruta exótica, inclusive, faz grande sucesso entre a população. “É um programa maravilhoso, achei fantástico porque é uma oportunidade da população, especialmente, a de baixa renda, ter acesso a frutas e verduras, que é um alimento saudável. Entrego pitaias há 23 anos em vários municípios, Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Largo, Curitiba e tenho perguntado se conhecem algo parecido. Todos ficam encantados com a iniciativa de Apucarana. Só tenho que agradecer de estar participando, levando às pessoas uma fruta saudável, nutritiva e gostosa. A prefeitura está de parabéns”, disse a agricultora.

Prefeitura promove Baile da Terceira Idade em homenagem às mães

Com sorteio de brindes, bolo e muita animação, o tradicional Baile da Terceira Idade de todas as sextas-feiras foi marcado por homenagens ao Dia das Mães, comemorado neste domingo (12/05). Prestigiados pelo vereador Rodrigo Liévori (Recife) e a vereadora Jossuela Pirelli, cerca de 150 casais animaram a festa e foram comunicados por uma novidade sobre o novo local da realização do momento de lazer.

“A partir de hoje, os tradicionais bailes da terceira idade das sextas-feiras irão acontecer no salão do Clube 28 de Janeiro e não mais no ginásio do Sesc”, informa o secretário municipal da Assistência Social, Juliano Dalla Costa.

Os bailes da terceira idade acontecem também às quartas-feiras nas dependências do Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no Jardim Aeroporto. “Os bailes são momentos em que eles se sentem acolhidos, seguros. Nessas atividades conseguem ampliar vínculos, socializando-se com outras pessoas que buscam o mesmo objetivo, que é uma melhor qualidade de vida”, afirma o secretário Juliano Dalla Costa.

O Baile da Terceira idade é frequentado por cerca de duas centenas de idosos reservam dois dias da semana, a quarta-feira no CCI e a sexta-feira agora no Clube 28 de Janeiro, para se confraternizar e divertir ao som de um repertório musical que reúne xote, bolero, vanerão, marchinhas e sertanejo dançante.

O baile da terceira idade é uma atividade que vem sendo mantida desde 2013 e faz parte do programa municipal “Viver 80” que visa valorizar os idosos em todos os aspectos. É um serviço ofertado pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.