Apucarana interrompe vacinação de crianças por falta de doses  

Apucarana interrompeu a partir das 16 horas de hoje (2) a vacinação de crianças porque esgotaram as vacinas destinadas ao público infantil, tanto da Pfizer como da Coronavac.  A retomada da imunização depende da chegada de nova remessa de doses da vacina pediátrica.

“Assim que recebermos mais doses voltaremos vacinar imediatamente as crianças. A vacinação infantil contra a Covid-19 está tendo grande procura na nossa cidade e agradeço aos pais que estão tendo esse cuidado especial com seus filhos”, destaca o prefeito Junior da Femac.

Já foram vacinadas 3.235 crianças em Apucarana, na faixa etária de 7 anos a 11 anos. A imunização é realizada em uma área destinada especialmente para o público infantil, dentro do ginásio Lagoão.

Junior da Femac e o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, reforçam que a vacinação em geral contra a Covid-19 segue acontecendo normalmente de domingo a domingo, no Lagoão, de 8h30 às 17 horas. São imunizados com a 1ª dose os apucaranenses com 12 anos ou mais; a 2ª dose é para todos que recebem a Coronavac, AstraZeneca e Pfizer; e a dose de reforço para 18 anos ou mais para quem tomou a 2ª dose há 4 meses; e ainda a dose de reforço da Janssen para quem recebeu a 1ª dose há 2 meses.

“Quem já recebeu a 2ª dose há mais de 4 meses deve receber a dose de reforço o quando antes. As estatísticas mostram que as pessoas com quadro grave da Covid-19 e que estão sendo internadas não receberam a terceira dose”, alerta Bachiega.

Educação divulga cardápios da merenda escolar

A Autarquia Municipal de Educação divulgou hoje (2/2) os cardápios que serão seguidos pelos 23 centros infantis e 35 escolas da sua rede no mês de fevereiro. Para conferi-los, os pais dos estudantes devem acessar o link: http://www.apucarana.pr.gov.br/ame/cardapios-da-merenda-escolar/

Segundo a secretária de educação, Marli Fernandes, mais de doze mil crianças devem voltar aos bancos escolares na próxima quarta-feira (9/2), quando tem início o ano letivo de 2022. “As nossas unidades já estão com estoques de alimentos, uniformes, livros e materiais didáticos completos. Os professores e servidores também estão passando por formação continuada nesta semana. Tudo está pronto para receber com carinho os alunos de Apucarana,” afirmou.

Os cardápios da merenda são elaborados mensalmente por uma equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, da Autarquia Municipal de Educação. “O nosso objetivo é oferecer refeições saudáveis e equilibradas às crianças, sempre levando em consideração a quantidade de macro e micronutrientes ideais para cada faixa etária,” explicou a nutricionista Jaqueline de Oliveira.

A Autarquia de Educação aplica aproximadamente 80% dos recursos da alimentação escolar na compra de produtos provenientes da agricultura familiar. “A iniciativa é importante porque enriquece as refeições dos nossos alunos com frutas, verduras e legumes, sempre frescos, de cada estação,” acrescentou a secretária Marli Fernandes.

Alimentos específicos também são garantidos aos alunos que possuem alguma restrição alimentar, como diabetes, fenilcetonúria e intolerância ao glúten e à lactose.

Para o prefeito Junior da Femac, divulgar os cardápios da merenda escolar na internet é uma atitude de coragem e de transparência. “Demonstra a responsabilidade que temos em relação ao dinheiro público. Basta o pai ou a mãe perguntar ao filho o que ele comeu durante o dia na escola para saber se estamos cumprindo aquilo que divulgamos,” disse.

Rua da Vila Regina recebe asfalto

Acompanhado do presidente da Associação de Moradores do Jardim Figueira, Rogério Aparecido Almeida, o prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quarta-feira (02/02) a frente de pavimentação da Rua Lauro Carlos de Assis, na região da Vila Regina.

Com trabalhos realizados por uma empreiteira licitada, a prefeitura urbaniza um trecho de cerca de 700 metros lineares. ‘Esta benfeitoria é uma reivindicação antiga dos moradores da região, intermediada junto à prefeitura pelo líder comunitário, Rogério Aparecido de Almeida”, diz o prefeito.

Morador da rua há cerca de dois anos, Olides Batista Góes conta que muitos trechos da via estavam praticamente intransitáveis. “A dificuldade para sair daqui era muito grande. Mas, graças a Deus, agora vai melhorar com esta obra feita pela prefeitura”, reconheceu.

O investimento do município na urbanização da rua que, além de asfalto em uma área de 3 mil metros quadrados receberá melhorias de drenagem, é na ordem de R$ 172 mil, com recursos do próprio município. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda dentro desta primeira quinzena de fevereiro.

Centro Pop registra casos de Covid e local passa por higienização

Com o registro de quatro casos de Covid entre funcionários do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), o local ficou fechado nesta quarta-feira (02/02) para higienização. Os funcionários que contraíram a doença foram afastados e serão substituídos temporariamente. Com isso, o serviço voltará a ser prestado normalmente a partir da manhã desta quinta-feira.

O prefeito Junior da Femac lembra que a administração está atenta para situações como essa em órgãos da Prefeitura e vêm agindo prontamente, tomando todas as medidas necessárias. “Os funcionários que testaram positivo foram afastados para o cumprimento do período de isolamento e também os cuidados relativos ao protocolo de enfrentamento do coronavírus serão reforçados”, reitera Junior da Femac.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, nos próximos dias os usuários do Centro Pop também terão que apresentar a carteira de vacinação. “Além das práticas rotineiras no espaço, como aferição de temperatura, uso de máscara, álcool gel e do distanciamento, vamos solicitar a apresentação da carteira de vacinação. É um cuidado a mais e uma forma também de incentivar a vacinação”, frisa Nazarko.

O Centro Pop está localizado na Rua Clotário Portugal, número 250, e atende diariamente cerca de 40 moradores de rua. Além do atendimento social e psicológico, o centro oferece banho, refeições e passagens de ônibus, entre outros serviços.

Apucarana registra um óbito e 435 casos de Covid-19 nesta quarta-feira

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou uma morte e 435 casos de Covid-19 nesta quarta-feira (2) em Apucarana. O município soma agora 512 mortes e 28.261 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

O óbito é de um homem de 85 anos, com quadro de cardiopatia. O idoso recebeu duas doses de Coronavac e uma dose de reforço de Pfizer. O óbito ocorreu em 1º de fevereiro.

Os novos casos confirmados nesta quarta-feira são de 260 mulheres e 175 homens. Segundo boletim da AMS, o município tem mais 177 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 83.396 pessoas, sendo 53.563 em testes rápidos, 26.196 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

São 19 pacientes do município internados no Hospital da Providência com o diagnóstico de Covid-19.

Agentes de Trânsito ministram palestra a motoristas do transporte escolar

A Autarquia de Educação está promovendo a formação continuada dos mais de mil profissionais que atuam na rede municipal de Apucarana. Na manhã de hoje (2/2), no Polo da UAB, 27 motoristas do transporte escolar assistiram a uma palestra sobre direção defensiva e legislação ministrada por agentes municipais de trânsito.

De acordo com o prefeito Junior da Femac, aproximadamente quatro mil estudantes utilizam diariamente o transporte escolar público para ir e voltar dos Colégios Estaduais e Escolas Municipais. “Os motoristas do transporte escolar carregam o bem mais precioso que temos: as nossas crianças. Por isso, nós temos uma preocupação muito grande no sentido de oferecer a eles cursos regulares de atualização dos conhecimentos e também de manter a frota sempre em dia, com veículos novos e vistorias periódicas,” afirmou o gestor.

“Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, o prefeito Junior da Femac repassou seis micro-ônibus e sete carros zero quilômetro para a educação. O valor investido ultrapassou R$ 2,7 milhões. Os novos veículos serão utilizados tanto no transporte dos alunos como no trabalho dos profissionais dos departamentos de Alimentação Escolar, Pedagogia, Recursos Humanos, Engenharia e Educação Especial,” destacou a secretária da pasta, Marli Fernandes.

Os agentes municipais responsáveis por ministrar a palestra, que abordou direção defensiva e legislação de trânsito, foram Felipe Augusto Rosa, Paulo Roberto Ferreira e Reginaldo Aparecido Pereira. Eles estiveram acompanhados do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes que, juntamente com a secretária Marli Fernandes, participou da abertura da capacitação.

A abertura oficial da semana pedagógica da rede municipal de Apucarana será amanhã (3/2), às 8h30, no Clube de Campo Água Azul. Até terça-feira (8/2), diretores, coordenadores, professores, assistentes administrativos, merendeiras e auxiliares de serviços gerais também passarão por formação continuada.

Na tarde desta quinta-feira (3/2), os motoristas do transporte escolar ainda serão contemplados com a palestra ‘Gestão das emoções e desenvolvimento de competências socioemocionais nas práticas pedagógicas’, que será ministrada pelo professor do Centro Universitário de Cascavel (Univel), Dr. Lademir Renato Petrich.

O início das aulas está previsto para a próxima quarta-feira (9/2) nos 23 centros infantis (CMEIs) e 35 escolas que compõem a rede municipal de ensino de Apucarana.

Prefeitura e Bombeiros firmam parceria para realização de Escola de Soldados

Durante visita de apresentação do novo comandante da companhia do Corpo de Bombeiros de Apucarana, capitão Abimael Jesus da Cruz, o prefeito Junior da Femac consolidou a parceria da prefeitura para viabilizar a realização da Escola de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros no município. O curso está previsto para começar em abril, reunindo entre 25 a 30 alunos, e será realizado no Posto 1 dos Bombeiros, na Vila São Carlos.

“Seja bem vindo a nossa cidade capitão Cruz e vamos unir forças para realização da Escola de Formação de Soldados. Conte com a parceria da administração municipal para dispor de toda estrutura necessária para ministrar o curso”, afirmou Junior da Femac.

Capitão Cruz, que estava acompanhado do 2º tenente Waner de Paula Ferreira, agradeceu a recepção do prefeito e a parceria da administração municipal que irá garantir a reforma da piscina aquecida e de melhorias no alojamento, vestuário e salas de aula do Posto 1, na Vila São Carlos. Ele lembrou que a última vez que Apucarana realizou uma Escola de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros foi em 2016.

Vindo de Curitiba, capitão Abimael Jesus da Cruz substituiu o capitão Xisto que foi transferido para o litoral do estado.

Terceirizada executa limpeza de lotes baldios em Apucarana

Mais de 200 lotes urbanos não edificados em situação de abandono foram limpos no mês de janeiro por uma empresa contratada pela Prefeitura de Apucarana. Os trabalhos iniciaram tão logo finalizou o prazo legal concedido pela administração municipal – através do decreto municipal – para que aos proprietários providenciassem a limpeza por conta própria.

Dentre os bairros já abrangidos pelo serviço estão os jardins Santiago, Milani, Itália e Vicente de Castro. “Ainda nesta semana a fiscalização irá ocorrer na região Oeste, iniciando pelos jardins Interlagos e Veneza. Todos os lotes em desconformidade com o que estabelece a lei serão alvo de limpeza”, comunica Mauro Toshio Kitano, superintendente da Secretaria de Serviços Públicos.

Os custos do serviço realizado pela terceirizada, de acordo com a regulamentação legal, serão cobrados do proprietário do terreno. “Os serviços de roçagem e limpeza estão regulamentados pelo decreto em R$1,47 o metro quadrado e a retirada de entulhos em R$199,88 por viagem de caminhão. Em caso da necessidade do uso de pá-carregadeira, o valor estipulado é de R$219,68 por hora trabalhada. Já os serviços de desbaste de toco, R$157,80 a hora trabalhada”, informa Toshio.

O cronograma de trabalho prevê verificação de todas as regiões. “É um trabalho continuo, que é mais intenso neste período onde o clima favorece o crescimento mais rápido do mato, mas que é realizado ao longo de todos os meses”, assinala o superintendente municipal.

O prefeito Júnior da Femac assinala que além dos transtornos causados à vizinhança, devido ao mato e ao acumulo de lixo, terrenos baldios são ambientes propícios à proliferação de insetos nocivos à saúde, como o mosquito transmissor da dengue. “Temos grande preocupação com o aedes aegypti, que se utiliza dessas áreas como foco de reprodução. Nossos agentes da saúde fazem um grande trabalho preventivo e de orientação, mas é fundamental que todo proprietário tenha a consciência e a iniciativa de cuidar adequadamente do seu terreno”, pede o prefeito.

Em Apucarana, denúncias de descasos por parte de proprietários devem ser feitas na Secretaria Municipal de Serviços Públicos pelo telefone 3426-0870 ou pela Central da Cidadania/Ouvidoria, que é um portal eletrônico de relacionamento entre a prefeitura e o cidadão alojado no site www.apucarana.pr.gov.br.

Aulas de hidroginástica já tem 2.080 alunos inscritos no Ceju e Lagoão

Com o total de 2.080 alunos, sendo 780 no Centro da Juventude Alex Mazaron, no Jardim Diamantina, e 1.300 na piscina do Complexo Esportivo Lagoão, iniciam no dia 15 de fevereiro, às 7 horas, nas duas praças esportivas, as aulas de hidroginástica, que reunirão pessoas a partir dos 16 anos de idade pelos naipes masculino e feminino. Ainda restam algumas vagas e as inscrições podem ser feitas nos dois locais das 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira.

Após um longo período com as aulas de hidroginástica paralisadas, por conta da pandemia do novo coronavírus, o prefeito Junior da Femac se mostra entusiasmado com a procura na retomada das aulas. “Trata-se de uma atividade bastante saudável e de baixo impacto, muito indicada por fisioterapeutas e ortopedistas, em função dos bons resultados com a prática de exercício na água”, comenta o prefeito.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, também se manifesta satisfeito com a procura pelas aulas de hidroginástica. “As pessoas estão buscando saúde e bem-estar, e isso foi comprovado pelo expressivo número de inscritos no Centro da Juventude e no Lagoão. Ficamos contentes, pois isso mostra que a população está disposta a ter uma vida saudável e de poder realizar uma prática esportiva”, avalia o professor Grillo.

De acordo com ele, as atividades nas duas piscinas funcionarão o dia todo com aulas às terças e quintas-feiras e às quartas e sextas-feiras. O primeiro horário será das 7 às 7h45 e o último das 20 às 20h45. “Os alunos que se inscreveram terão aulas em um bom ambiente, com piscinas aquecidas e as atividades sendo realizadas com profissionais graduados e capacitados, além de contar com apoio e incentivo do prefeito Junior da Femac”, disse o professor Grillo.

“Vim fazer a minha inscrição por recomendação médica. Já faço caminhada e agora também farei hidroginástica para ter uma vida mais saudável. Estou feliz em poder participar de mais essa atividade”, frisa o representante comercial Lourival Lino da Silva, 67, morador no Jardim Presidente Kennedy. “Com certeza é muito prazeroso poder fazer essas aulas de hidroginástica, melhorou muito a minha saúde”, comemora a manicure Simone Regina Costa Fonseca, 51, moradora no Jardim Interlagos.

Apucarana capacita servidores para uso de novo sistema

Ao longo desta semana, os funcionários públicos da Prefeitura de Apucarana lotados no prédio central participam de treinamento para operacionalização do novo software de gestão. Com isso, o acesso ao prédio central da prefeitura e a alguns serviços online está suspenso para o público externo até sexta-feira (04/02).

Apesar da ampla divulgação sobre a restrição de atendimento, a recepção municipal tem registrado um bom número de contribuintes à procura do atendimento presencial. “Paralelo ao treinamento, todos os servidores cumprem expediente interno”, pontua o prefeito Júnior da Femac.

Ele explica que a suspensão de atendimento ao público precisou ser regulamentada no período não só pela necessidade de capacitação dos servidores, mas sobretudo para migração das informações, hoje alojadas em vários sistemas, para uma nova e única base de dados – Atende.Net. “Pedimos a compreensão do cidadão. Não há outra forma de realizar a implementação do novo sistema sem que haja este intervalo de atendimento. A boa notícia é de que o novo software de gestão vai revolucionar o relacionamento entre a prefeitura e o cidadão, bem como aprimorar todos os serviços municipais”, revela o prefeito.

A nova ferramenta tecnológica, em implantação pela empresa IPM Sistemas Ltda – vencedora da licitação – irá modernizar os trâmites de documentos entre as repartições, agilizando o atendimento ao cidadão e possibilitará ao município ampliar a gama de serviços oferecidos de forma online através do site oficial – www.apucarana.pr.gov.br – e também por aplicativo. “Com a implantação do Atende.Net vamos ampliar a gestão da prefeitura dentro dos conceitos de cidade inteligente, cidade digital e cidade excelente”, destaca o prefeito Júnior da Femac.

De acordo com ele, quando assumiu a administração, em 2019, a prefeitura tinha sete sistemas de gestão e os dados eram gerados em planilhas Excel. “A partir de agora teremos um único sistema de gerenciamento, que permitirá termos de fato uma ferramenta de controle e de gestão pública, e o cidadão terá literalmente a prefeitura na “palma da mão”, conectando-se à internet e podendo solicitar inúmeros serviços sem a necessidade de sair de casa”, detalha o prefeito.

O trabalho técnico de implantação do novo software de gestão tem acompanhamento da Secretaria de Gestão Pública, por intermédio da Superintendência de Tecnologia da Informação. “Além desta semana de capacitação, pelo contrato assinado com o município, a IPM Sistemas Ltda irá prestar assessoria direta ao longo dos próximos 60 dias, dando suporte técnico necessário para o estabelecimento das rotinas e também para sanar possíveis dúvidas dos servidores na operação da nova ferramenta”, revela André Burin, superintendente Municipal de TI.

Conforme Burin, o novo sistema possui alta disponibilidade pois o banco de dados fica hospedado 100% em nuvem. “Isso garante que o sistema estará sempre disponível, podendo ser acessado de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet. Outra vantagem é a disponibilização de todas as informações, de todos os setores, numa plataforma única”, observa o superintendente.