Apucarana garante R$ 3,7 milhões para a construção de dois novos centros infantis

Ao lado do prefeito Rodolfo Mota, o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, anunciou a liberação de recursos para a construção de dois novos Centros de Educação Infantil (CMEIs). O investimento total será de R$ 3,7 milhões e as unidades atenderão as regiões dos Conjunto Habitacional Solo Sagrado e do Residencial Interlagos.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que cada unidade terá a capacidade para atender 70 crianças. “É uma alegria receber o nosso secretário de Desenvolvimento Social e de falar de coisa boa, que é o Programa Infância Feliz e a liberação de recursos para a construção de dois novos CMEIs em Apucarana. É uma ação que vem ao encontro da prioridade da nossa gestão, que é cuidar das pessoas e construir o futuro”, reforça Rodolfo Mota.

Rogério Carboni afirma que cada unidade terá 456 metros quadrados de área construída. “Esse é o projeto padrão, mas ele está preparado arquitetonicamente para permitir a ampliação. Os recursos são do Programa Infância Feliz, da Assembleia Legislativa, do Fundo da Infância e do Tesouro do Estado”, completa o secretário.

O vice-prefeito Marcos da Vila Reis comparou o prazo de execução previsto – de nove meses – a uma gestação e lamentou que esses bairros ainda não sejam dotados de CMEIs. “Infelizmente, gerações perderam essa oportunidade, sofreram com a falta de vagas. O Solo Sagrado foi construído sem CMEI e o que se está fazendo agora, mesmo que tardiamente, é justiça social especialmente com os moradores dessa região”, assinala o vice-prefeito.

O ato, realizado no gabinete municipal, contou com a presença do vereador Sidnei José de Oliveira (Sidnei da Levelimp), que intermediou a liberação dos recursos por meio do deputado estadual Anibelli Neto. Também estiveram presentes o vereador Danylo Acioli, presidente da Câmara, Moisés Tavares (líder do prefeito no Legislativo), Guilherme Livoti, Tiago Cordeiro, Luciano Facchiano, Adan Lenharo, Gabriel Caldeira e Eliana Rocha.

O prefeito Rodolfo Mota deixou a palavra livre durante o ato para que os vereadores se manifestassem a respeito da conquista. Também salientou que os CMEIs envolvem diretamente o trabalho de três secretarias, que contribuem na formação das famílias, citando as pastas da Assistência Social, da Educação e da Mulher e Assuntos da família.

A secretária de Assistência Social, Fabíola Cristina Carrero, falou em nome de todos os secretários municipais. “Agradecemos ao secretário Carboni e ao governo do Estado por essa parceria. Cuidar das pessoas é o nosso trabalho e vamos cuidar desse projeto com muito carinho”, frisa Carrero.

Apucarana inicia discussão do novo Plano de Arborização

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou a discussão do novo Plano de Arborização. Nesta quarta-feira (05/02), ocorreu uma reunião técnica para apresentação da empresa que vai fazer o estudo e também para definição da metodologia que será aplicada na obtenção do diagnóstico da arborização urbana no Município.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva, o objetivo da reunião foi ouvir sugestões e opiniões da população. “Queremos, juntos, desenvolver um plano que garantirá mais qualidade de vida, sustentabilidade e bem-estar, com um ambiente mais verde e planejado para a nossa cidade”, pontua o secretário.

O diagnóstico e a elaboração do novo plano serão feitos pela empresa Mato Verde Elaboração e Preparação de Documentos Ambientais (Ambiente-se), vencedora do processo licitatório. “As discussões terão continuidade com a realização de audiências públicas e depois o plano será encaminhado para apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores”,  salienta, informando que a primeira audiência pública está agendada para o dia 12 de março, às 19h30, no salão nobre da Prefeitura. .

O engenheiro agrônomo Rodrigo Horst, responsável técnico da Ambiente-se, fez uma apresentação da metodologia que será adotada no levantamento dos dados. “O objetivo é promover a gestão das árvores, visando a criação de espaços verdes sustentáveis e saudáveis. O plano será um guia, uma orientação para tomar decisões quanto ao plantio, manejo, conservação e remoção das árvores no meio urbano”, explica.

De acordo com o engenheiro agrônomo, será feito o levantamento físico e também por imagem. “Conforme dados de 2019, Apucarana tinha 23.800 árvores. Então, a gente vai fazer um levantamento a campo de 20% desse total. Com o crescimento da cidade nos últimos anos, isso deve abranger atualmente entre 5 mil e 6 mil árvores”, estima Horst, acrescentando que o diagnóstico será feito também por meio de um inventário por imagem, abrangendo a área urbana total, que é de cerca 120 quilômetros quadrados.

CONDIÇÕES FITOSSANITÁRIAS E ANÁLISE DE RISCO – Durante a coleta de dados, serão verificadas as condições fitossanitárias das árvores.  “Vai verificar a presença de cupins, fungos, pragas, se a árvore está oca, se há conflitos com a rede elétrica, danos a raízes, além de informações do meio em que está inserida, circunferência, altura da copa, largura da calçada e permeabilidade do solo”, exemplifica Horst.

O plano de arborização também vai fazer uma análise de risco da árvore, avaliando a probabilidade de queda e o possível impacto gerado no local. “Será avaliada a probabilidade de algum prejuízo, tanto para o setor público quanto privado. A avaliação levará em conta, por exemplo, se há um supermercado ou uma escola nas proximidades, se há muita movimentação de pessoas.  Então, será definido o risco de queda e do impacto que vai de 5 a 1, ilustrando com cores: vermelho risco muito alto, amarelo médio e verde risco baixo”, completa o responsável técnico da Ambiente-se .

Nesta primeira reunião, estiveram presentes o vereador Danylo Acioli, presidente da Câmara, Moisés Tavares (líder do governo no Legislativo), Tiago Cordeiro, Luciano Facchiano, Adan Lenharo e Gabriel Caldeira. O vice-prefeito e secretário municipal de Governo, Marcos da Vila Reis, também acompanhou as discussões, ao lado de vários secretários municipais. A reunião também contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente e da sociedade civil.

Autarquia de Educação irá reconstruir parede de fechamento do ginásio de esportes do Núcleo João Paulo

A Autarquia Municipal de Educação (AME) irá reconstruir a parede de fechamento do ginásio de esportes da Escola Municipal José Idésio Brianezi, situada no Núcleo João Paulo. A estrutura foi destruída durante um vendaval ocorrido no dia 20 de setembro de 2023.

A secretária municipal de Educação, Professora Ana Paula do Carmo Donato, explicou que a gestão anterior havia iniciado estudos para a reconstrução, mas não deu continuidade ao projeto. “Ciente da situação, o prefeito Rodolfo Mota determinou a retomada dos trabalhos, com o objetivo de realizar a obra o mais rápido possível”, afirmou.

O engenheiro da AME, Eduardo Mendonça, detalhou as intervenções previstas para o ginásio. “Além da reconstrução da parede, faremos adequações necessárias para atender às exigências do Corpo de Bombeiros e à legislação de acessibilidade vigente. Também será necessário refazer outros reparos em função de atos de vandalismo no local”, explicou.

O investimento estimado para a realização da obra é de aproximadamente R$ 200 mil. “As documentações estão na fase final de revisão e o projeto será enviado para licitação nos próximos dias. Sabemos que a população aguarda essa obra com expectativa. Nós estamos tomando as devidas providências para que seja agilizado o processo, para cumprir com a demanda no devido tempo. O prazo para a conclusão do processo licitatório é de noventa dias”, concluiu a secretária Ana Paula do Carmo Donato.

Apucarana regulariza pagamentos de médicos da unidade de pronto atendimento

Médicos da Unidade de Pronto Atendimento de Apucarana (UPA) que estavam com salários atrasados desde outubro do ano passado estão tendo os pagamentos regularizados pela Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS). O anunciou foi feito pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo secretário Municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (04/02) na sede da autarquia.

Herdada da gestão anterior, a situação de atraso salarial de médicos credenciados e também de terceirizados gerou uma pendência financeira na ordem de R$ 760 mil, atingindo dezenas de profissionais. “Dentre tantos desafios que nós encontramos nesses primeiros dias de mandato, um deles estava o pagamento atrasado dos médicos credenciados que atendem na UPA, que estavam sem receber desde o mês de outubro. Passadas as eleições, a gestão que me antecedeu decidiu não mais fazer o pagamento dos salários”, desabafou o prefeito Rodolfo Mota.

Somente nesta terça-feira a AMS realizou o pagamento de quase R$140 mil. “Ainda restam mais meio milhão de reais para a gente poder pagar nos próximos dias. Reitero, mais de 760 mil reais de salários atrasados de médicos credenciados da UPA deixada pelo outro prefeito. O dinheiro está reservado, a contabilidade arrumada, as notas fiscais vão chegando da parte dos médicos, das empresas, e então vamos efetuando o pagamento”, explicou o prefeito Rodolfo Mota, destacando que o pagamento dos valores em atraso está sendo possível com suporte de recursos carreados para a Saúde de Apucarana pelo deputado Federal Felipe Francischini. “O deputado tem dado apoio a Apucarana, com envio de um aporte de valores para a Saúde, então estamos fazendo um remanejamento para possibilitar o pagamento desta pendência”, revelou o prefeito.

“Uma cidade de 140 mil habitantes, uma das mais importantes do Paraná, nunca poderia ter se sujeitado a uma vergonha desta”, diz prefeito

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Rodolfo Mota fez agradecimentos e também um desabafo. “Agradeço ao secretário Dr. Guilherme de Paula, servidores da tesouraria, contabilidade, controle interno, jurídico, a todos que se desdobraram nestes primeiros dias de mandato para solucionar essa situação que nunca deveria ter acontecido em Apucarana. “Uma cidade de 140 mil habitantes, uma das mais importantes do Paraná, nunca poderia ter se sujeitado a uma vergonha desta, de deixar os nossos médicos, que atendem plantões lá na UPA, três meses sem receber”, concluiu o prefeito Rodolfo Mota.

Ele celebrou a resolução do problema. “Vencemos mais um desafio, que é fazer esse resgate histórico dos pagamentos dos nossos médicos da UPA. Aliás, quero agradecer cada um desses médicos credenciados que, apesar da situação que enfrentaram nos últimos quatro meses, ficaram lá firmes socorrendo a população. Estive na UPA pelo menos três vezes nos últimos dias, passando de consultório em consultório, agradecendo os nossos médicos, nossa equipe da UPA e afirmando que essa é uma situação que Apucarana não vai viver mais”, finalizou o prefeito Rodolfo Mota.

Além do secretário da Saúde, Dr. Guilherme de Paula, também acompanharam o pronunciamento do prefeito os vereadores Guilherme Livoti e Gabriel Caldeira.

Professores e servidores da educação participam de formação continuada para o início do ano letivo de 2025

A Autarquia de Educação realizou, nesta terça-feira (4/2), a primeira formação continuada para os profissionais dos 24 CMEIs e das 36 Escolas da rede municipal de Apucarana. O evento teve início pela manhã, no Clube de Campo Água Azul, reunindo cerca de 1.600 servidores, entre diretores, coordenadores, professores, assistentes administrativos, assistentes de atendimento, auxiliares de serviços gerais e motoristas. Durante a manhã, os participantes assistiram à palestra intitulada “Criatividade, inovação e competência socioemocional na docência”, ministrada pela professora, psicóloga e empresária Dra. Fernanda Cassim. À tarde, as merendeiras também participaram de um encontro no Cine Teatro Fênix, no qual foram apresentadas as novas diretrizes do Programa Municipal de Alimentação Escolar.

O prefeito Rodolfo Mota esteve presente na abertura do evento, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Danylo Acioli, e dos vereadores Moisés Tavares, Adan Lenharo e Luiz Vilas Boas, além de secretários e superintendentes municipais.

Durante sua fala, o prefeito destacou: “Antes de ser prefeito, eu sou professor. Lecionar é uma paixão para mim. Nossa gestão tem apenas trinta dias, mas já avançamos consideravelmente na área da educação. Um dos principais avanços foi a implementação de um piso salarial municipal de R$ 2.100,00, o que representa um aumento real de cerca de R$ 500,00 no salário de muitos operários e auxiliares de serviços gerais, a partir deste mês de fevereiro.”

A secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, também se dirigiu ao público, compartilhando sua trajetória profissional. Ela afirmou que a nova gestão tem como pilares o diálogo e o acolhimento. “Sou professora há mais de trinta anos. Comecei minha carreira na Educação Infantil. Sinto um profundo respeito por todos os educadores e servidores que atuam no cotidiano das Escolas e CMEIs. Podem contar comigo, estarei sempre aberta ao diálogo e comprometida em cuidar de quem cuida,” disse.

Nesta quarta-feira (5/2), os 24 CMEIs e 36 Escolas da rede municipal abrirão suas portas para receber aproximadamente 12,6 mil estudantes, dando início ao ano letivo de 2025. O prefeito Rodolfo Mota também se manifestou sobre os desafios enfrentados pela nova gestão para garantir o funcionamento das unidades de ensino. “Os gestores anteriores não se preocuparam em adquirir os materiais escolares e uniformes que nossos alunos precisam para o começo do ano letivo. Nossa equipe trabalhou intensamente para licitar todos os itens em tempo recorde. A maior parte dos materiais já chegou e será distribuída aos estudantes no primeiro dia de aula. Os uniformes e mochilas podem demorar mais alguns dias, mas as famílias podem ficar tranquilas, pois todos serão entregues. Este ano, a camiseta do uniforme será de cor azul, atendendo a um pedido de muitas mães que sofrem ao lavar camisetas brancas. Afinal, criança saudável é aquela que brinca e se suja,” afirmou.

Agência do Trabalhador conquista novo mobiliário

A Agência do Trabalhador de Apucarana recebeu novas estações de trabalho e cadeiras de espera para atendimento (longarinas). O novo mobiliário foi intermediado pelo prefeito Rodolfo Mota junto ao secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.

Os móveis atuais, relata Mota, datam do início da agência e possuem mais de 20 anos de uso. “Agradeço ao secretário Mauro Moraes por atender a esta demanda antiga da nossa agência. Móveis novos, que acabam de chegar e que combinam com o novo tempo que estamos iniciando em Apucarana, de acolhimento das pessoas e de construção do futuro”, pontuou o prefeito.

Através do convênio com a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda foram repassadas novas estações de trabalho compostas por 11 mesas e 11 cadeiras, além de 15 longarinas (cadeiras de espera) para um melhor atendimento dos trabalhadores que procuram a unidade. De acordo com Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, cada longarina tem cerca de 1,50 metro de comprimento e três assentos.

“Mais uma conquista do prefeito Rodolfo Mota no primeiro mês de seu mandato dentro da chamada “Agenda 100”, que é uma série de ações administrativas e operacionais nos 100 primeiros dias de governo”, comentou Leiroz, reforçando que o novo mobiliário irá contribuir para um melhor ambiente de trabalho para os servidores e de atendimento do trabalhador. “Esses móveis estavam à disposição do município desde o final do ano passado, mas o então gestor da pasta da Indústria, Comércio e Emprego não demonstrou interesse”, relatou Leiroz. “Repassei ao prefeito Rodolfo Mota que de imediato entrou em contato com o secretário de Estado, Mauro Moraes, e viabilizou o resgate do mobiliário através do Escritório Regional de Londrina”, revelou Leiroz.

Além de intermediação de mão-de-obra para o mercado de trabalho e oportunidades de estágio, a Agência do Trabalhador de Apucarana realiza cursos de qualificação profissional, preparação para entrevistas de emprego, Programa Jovem Aprendiz, seguro-desemprego, entre outros serviços de apoio ao trabalhador.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas diretamente na agência, que fica localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 705. O telefone de contato é 3422-4000 – ramal 575. Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Apucarana recebe curso gratuito de manutenção hidráulica para mulheres

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promove no dia 22 de fevereiro, a partir das 9 horas, um curso de manutenção hidráulica básica, voltado para mulheres. Foram disponibilizadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/Dcx3C5mkLvoTdYbN7

O objetivo é ensinar procedimentos hidráulicos simples, como trocar um chuveiro, um reparo ou identificar um vazamento, entre outras manutenções necessárias ao dia a dia de uma casa. O curso será ministrado por Angela Pagani, assistente social da Sanepar, e pelo técnico e instrutor da Sanepar, João Paulo Gonçalves Pansanato. O treinamento vai ocorrer no centro comunitário do Núcleo Habitacional João Paulo, localizado na Rua Rio Alonzo, 1.029 (em frente à Praça Wilson de Azevedo). Os participantes têm direito a certificado, cartilha, lanches e almoço.

Esse é o segundo curso gratuito que a Sanepar traz a Apucarana em menos de 30 dias e faz parte do trabalho social da companhia, em contrapartida ao financiamento das obras de saneamento no Município. O primeiro, realizado no final de janeiro, foi focado na execução de ligações de esgoto intradomiciliares.

Mais informações diretamente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Regina ou pelo telefone (43) 3308-1454.

Contribuintes de Apucarana podem consultar pendências pela internet

Em tempos de democratização do acesso à tecnologia e à conexão com a internet, está cada vez mais raro precisar estar presencialmente em um ambiente específico para resolver uma demanda. Em Apucarana, a Secretaria Municipal da Fazenda tem realizado atendimento presencial de centenas de contribuintes que poderiam ter solucionado as solicitações através de poucos cliques por intermédio de acesso aos serviços online, disponíveis 24 horas no portal oficial http://www.apucarana.pr.gov.br.

Um dos serviços mais procurados pelo cidadão neste início de ano e que é de fácil consulta pela internet, por exemplo, é o extrato do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com a secretária interina da Fazenda, Sueli Pereira, uma média de 150 contribuintes tem comparecido pessoalmente para verificar se há pendências com relação ao tributo.

“Antes de iniciar o pagamento do IPTU 2025, muitos contribuintes buscam saber se não estão em dívida com exercícios anteriores. Com isso, comparecem ao prédio da prefeitura, quando poderiam ter esta informação sem a necessidade de deslocamento e gasto de tempo, bastando apenas acessar os serviços online disponíveis no site do Município”, revela Sueli. Ela acredita que muitos destes cidadãos desconhecem a possibilidade de acessarem os serviços online. “Por isso temos reforçado, em todos os nossos atendimentos presenciais, esta possibilidade”, diz.

Sueli explica que todo imóvel possui cadastro na prefeitura. “Muitas vezes o que ocorre, sobretudo relacionado aos terrenos urbanos não edificados, é que a pessoa adquire diretamente com uma loteadora e não procura atualizar o cadastro junto ao Município. Com isso, ela não é notificada dos lançamentos e acaba ficando em dívida”, comenta a secretária. Mesmo nestes casos, complementa ela, a pessoa consegue identificar pendências e emitir guias de pagamento pelo site.

Fácil acesso – No que tange a checagem de pendências com relação ao IPTU, o contribuinte deverá acessar o site http://www.apucarana.pr.gov.br. Na aba “Serviços”, clicar em IPTU. Na parte superior direita, o contribuinte deve clicar em “Cadastre-se”, para ter acesso a um usuário de “login” e uma “senha”. “A partir de então, a navegação é intuitiva, mas qualquer dificuldade o contribuinte pode entrar em contato pelo telefone para que possamos orientá-lo”, conclui Sueli Pereira, secretária Municipal da Fazenda. O telefone geral da Prefeitura de Apucarana é o 3422-4000.

Unicentro oferece Licenciatura em Letras-Português no Polo UAB de Apucarana

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com inscrições abertas para o processo seletivo de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD). Para 2025, são oferecidas 22 vagas no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Apucarana para a Licenciatura em Letras-Português e suas Literaturas.

O objetivo do curso é formar profissionais preparados para lidar com os desafios da leitura, produção e interpretação de textos. A proposta pedagógica valoriza a formação integral dos estudantes, unindo teoria e prática, estimulando a reflexão crítica e promovendo o diálogo constante entre professores e alunos. Além disso, o curso busca desenvolver a criatividade nas práticas de ensino e fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Os graduados poderão atuar como professores, tradutores, revisores, pesquisadores, escritores, consultores linguísticos e intérpretes, entre outras funções.

As inscrições podem ser feitas de 3 a 21 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Unicentro: https://vestibular.unicentro.br/ead2025/. A seleção será realizada com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou seja, para se inscrever o candidato deve ter feito a prova nos últimos 10 anos.

O edital completo está disponível em: https://www3.unicentro.br/vestibular/wp-content/uploads/sites/30/2025/01/Edital_1_2025_COORPS_Processo_Seletivo_para_cursos_EAD_677c0fce28c83.pdf.

A coordenação do Polo UAB de Apucarana está à disposição para tirar dúvidas pelo telefone/WhatsApp (43) 3425-1603 ou diretamente na Praça Rui Barbosa, nº 12.

Promatur comunica abertura de inscrições para projetos culturais

A Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur) comunica que estão abertas as inscrições para projetos culturais, por meio do Conselho Municipal de Política Cultural de Apucarana. O prazo vai de hoje (03/02) até 30 de abril.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que o objetivo é apoiar e fomentar políticas públicas de incentivo à cultura em Apucarana. “Desde a criação do Conselho, essa será a primeira vez que a população terá acesso aos recursos do Fundo Municipal de Cultura de Apucarana (FMCA)”, frisa Rodolfo Mota.

De acordo com Rodrigo Lievore (Recife), secretário da Promatur, os recursos do FMCA poderão apoiar projetos de produção e difusão de obras de caráter artístico e cultural e a realização de intercâmbio cultural, nacional ou internacional. “Os projetos inscritos serão selecionados através do Conselho Municipal de Cultura e, na sequência, vai ocorrer a liberação dos recursos”, pontua Recife.

O regulamento pode ser acessado no link https://www.apucarana.pr.gov.br/site/regulamento-de-apoio-a-projetos-culturais-fundo-municipal-de-cultura/

Para efetuar a inscrição, em posse de todos os documentos, o proponente deve comparecer na prefeitura e fazer o protocolo. “Lembrando que o prazo no primeiro semestre vai do dia 3 de fevereiro até o dia 30 de abril”, reforça o secretário da Promatur.