Com o intuito de combater delitos relacionados ao período de compras que antecede o Natal, a Polícia Militar do Paraná deflagrou nesta semana a “Operação Natal 2022”. Em Apucarana, o lançamento ocorreu nesta quarta-feira (07/12), na Praça Rui Barbosa, em ato que contou com a presença do comandante do 10° Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), tenente-coronel Marcos José Facio, do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital, que representou o prefeito Júnior da Femac, do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello, e do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Reinaldo de Andrade.

A operação, que segue até 24 de dezembro em todo o Paraná, intensifica o policiamento ostensivo e preventivo em áreas comerciais e com grande circulação de pessoas. “Em Apucarana, este reforço conta com o administrativo do 10º BPM que, durante este período operacional, também estará com as equipes de rua”, explica o tenente-coronel Marcos José Facio, comandante do batalhão.

Além de patrulhamento em pontos de referência, os agentes de segurança irão atuar em bloqueios estratégicos. “A “Operação Natal” visa garantir o bem-estar e segurança da população”, pontua Facio, frisando que as ações não se restringirão ao centro. “Vamos estar em todas as vias comerciais dos bairros da cidade e distritos”, anunciou.

O vice-prefeito Paulo Sérgio Vital informou que os 29 Guardas Civis Municipais (GCM”s) também estarão prestando suporte à “Operação Natal 2022”, do Governo Estadual. “A prefeitura, através da gestão do prefeito Júnior da Femac, investiu na ornamentação natalina e zeladoria da nossa cidade. Neste período de final de ano, por conta do incremento na economia (pagamento do 13º salário) e a expansão do horário de funcionamento das lojas, Apucarana vai estar ainda mais movimentada e, com a segurança reforçada, nossas famílias e visitantes de toda região poderão contemplar a cidade e consumir com maior tranqüilidade”, disse Vital, enaltecendo a sinergia e união entre as forças de segurança (PM, GCM), prefeitura e lojistas. “Todos atuando em prol de uma cidade mais próspera e segura”, ressaltou o vice-prefeito.

A importância da operação, sobretudo no centro comercial da cidade, também foi destacada pelo presidente da Acia. “Ainda mais agora, com o comércio atendendo até as 22 horas, sabendo que tem mais policiais, as pessoas certamente irão realizar suas compras com mais tranquilidade”, diz Wanderlei Faganello, lembrando que neste ano a associação desenvolve a Campanha Natal da Sorte, que através de “raspinhas” vai distribuir R$ 100 mil em vales-compra a quem consumir junto às lojas credenciadas.