Com a implantação de quatro novos reservatórios de água, a Sanepar vai dobrar a capacidade de armazenamento de água, passando de 10 milhões para 20 milhões de litros. As obras iniciaram nesta semana com a demolição do antigo escritório da Sanepar, na Rua Galdino Gluck Júnior, e serão realizadas simultaneamente em vários pontos da cidade. O investimento total será de R$ 20 milhões.

O prefeito Junior da Femac visitou o canteiro de obras nesta quinta-feira (21/10), acompanhado do gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, da engenheira da companhia, Carla Felisbino, e do engenheiro responsável pela obra, Marcio Azuma, da Gel Construções, de Curitiba.

O prefeito lembra que as obras são fruto de um planejamento que vem garantindo avanços na área de saneamento básico e abastecimento de água. “Em 2013, a capacidade dos reservatórios era de apenas 6 milhões de litros, que foi sendo aumentada gradativamente até atingir os atuais 10 milhões. E agora, com as novas obras que começam a ser executadas, essa capacidade de reservação atingirá os 20 milhões de litros”, pontua Junior da Femac, lembrando também os avanços na área de saneamento neste período. “O índice de cobertura da rede de esgoto, que era de 23%, passou a 81% dos domicílios”, reforça.

O maior reservatório será construído na Rua Galdino Gluck Júnior, com capacidade para 4 milhões de litros. Outros três, cada um com capacidade de 2 milhões de litros, serão construídos no Jardim Tibagi, outro na Vila Regina e mais um na região do Parque Jaboti. “Os primeiros serão em concreto e o último, na região do Parque da Raposa, será em aço vitrificado, uma tecnologia que permite a instalação em um tempo bem menor, possui também maior durabilidade e exige menos manutenção”, explica o prefeito de Apucarana.

O gerente regional da Sanepar pede a compreensão da população, pois a obra é demorada e envolve um grande número de máquinas e operários, em vários pontos da cidade. “Além dos quatro reservatórias, o pacote de obras compreende ainda a construção de duas grandes elevatórias e mais de 8 quilômetros de tubulação. Somente para a implantação do reservatório na Rua Galdino Gluck, será necessário fazer a retirada de cerca de 700 caminhões de terra”, observa Jacovassi.

Segundo a Sanepar, a obra na Rua Galdino Gluck Júnior vai preservar a antiga caixa d’ água da cidade, que fica no mesmo terreno onde será construído o reservatório. A estrutura, que é um cartão-postal de Apucarana, permanecerá justamente pelo valor histórico e arquitetônico. Ainda de acordo com a Sanepar, para a implantação da tubulação para fazer a distribuição da água será utilizado, em sua maioria, método não-destrutivo. Isso significa que não será necessária a abertura de valas, com cortes no asfalto e calçadas

O prazo de execução das obras é de 15 meses e todas serão tocadas concomitantemente pela empresa vencedora do processo licitatório, a Gel Construções, de Curitiba. Ao todo, estão sendo gerados 60 empregos diretos, sendo que cerca de 80% da mão de obra emprega trabalhadores de Apucarana.