Cerca de 75% das águas da rede pluvial do Distrito do Pirapó deságuam na Rua José Antônio Dante, em local que ficou popularmente conhecido como o “buracão do Pirapó”. A situação perdurou por mais de 50 anos e agora a Prefeitura vai implantar tubulação com três metros de diâmetro e um mega dissipador que, para ser implantado, utilizará 30 metros cúbicos de concreto.
A ordem de serviço, no valor de R$ 274.573, foi assinada nesta segunda-feira (12/12) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto. A empresa vencedora da licitação é a Construtora Vitorino, de Apucarana, que terá prazo de 6 meses para executar a obra. Estiveram ainda presentes no ato Elton Prudêncio Vitorino, representando a empresa, o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, e o vereador eleito Francisley Godoi (Poim), além de outros membros da equipe municipal.
Beto Preto lembrou que na gestão do seu antecessor, em 2010, o Município assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público. “O TAC deveria ter sido cumprido até 2011, o que acabou não sendo feito e, além disso, não foram deixados recursos para a execução da obra”, lamenta Beto Preto.
De acordo com ele, o Município está investindo recursos próprios com o objetivo de solucionar o problema. “É uma obra esperada por mais de 50 anos. Todas as quatro redes de drenagem deságuam neste local, que fica na região norte do Distrito, no fundo de um vale, abaixo do cemitério. Acreditamos que, com essa obra, a maior parte do problema estará resolvida”, projeta Beto Preto.
A erosão que se formou no local vem colocando em risco moradias próximas. Uma delas, inclusive, foi interditada pela Defesa Civil há cerca de 6 meses e, desde então, o Município está pagando aluguel de uma residência para a família. “A obra é extremamente necessária, mas nunca tentaram resolver o problema em outras gestões, o que estará sendo feito agora”, comemora o vereador eleito Poim.
Após a colocação da tubulação metálica e da implantação do dissipador, o Município irá nivelar o solo. “Vamos colocar entre 3 e 5 mil caminhões de terra e na, sequência, iremos pôr em prática o Plano de Recuperação Ambiental, com o plantio de grama e de árvores”, completa o engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras.