A Prefeitura de Apucarana está implantando iluminação pública junto ao Parque Industrial da Juruba. O novo complexo industrial, estruturado em local estratégico às margens da BR-376 na região sul de Apucarana, recebe um conjunto de 59 luminárias vapor metálico com potência de 400 watts. O investimento é na ordem de R$500 mil com recursos da taxa de contribuição para o custeio da iluminação pública (Cosip).
“No final do ano passado, com recursos na ordem de R$950 mil, também com dinheiro da Cosip, viabilizamos uma rede elétrica robusta, padronizada para o setor, onde os empresários vão encontrar uma rede de baixa e alta tensão preparada para oferecer o que eles necessitam para produzir e gerar empregos. E agora, levamos a iluminação pública, com luminárias potentes para atender o porte do empreendimento, que possui ruas largas, e que vão garantir total luminosidade e segurança”, revelou o prefeito Júnior da Femac, que acompanhou os trabalhos de implantação do sistema de iluminação nesta sexta-feira (03/07).
Júnior lembra que com o investimento a prefeitura conclui oficialmente a primeira etapa de estruturação do Parque Industrial da Juruba. “Nesta semana, com aval da Câmara de Vereadores, liberamos a instalação das primeiras 24 empresas beneficiadas com áreas através do Programa de Desenvolvimento Econômico de Apucarana (Prodea). São indústrias de baixo impacto ambiental e devem gerar inicialmente cerca de 1,5 mil empregos diretos”, pontua o prefeito, assinalando que pela lei os beneficiados tem seis meses para iniciar as obras e dois anos para concluí-las. “São 19 empresas do setor do vestuário, além de indústrias de metalurgia, máquinas agrícolas para o setor aviário, calçados de segurança e alimentos, além de dois centros de distribuição atacadista.
Com o investimento municipal, diz o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, o Parque Industrial da Juruba vai ser o mais bem iluminado de Apucarana. “Este projeto da gestão Beto Preto/Júnior da Femac está recebendo uma iluminação pública à altura de sua importância. Aqui dezenas de empresas vão estar operando, gerando empregos e renda para a cidade, e poderão contar com o que há de melhor no que diz respeito rede de energia e iluminação”, reforçou Luz.
O parque – O Parque Industrial da Juruba começou a ser implantado em 2014 pelo ex-prefeito e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. As ruas internas têm 18 e 14 metros de largura e foram projetadas para atender as necessidades das indústrias. Seguindo o conceito de cidade industrial, a prefeitura reservou uma quadra onde serão construídos espaços para restaurante, bancos, cooperativas de crédito e para instituições de apoio ao empresário e aos trabalhadores, como Sebrae, Sesi, Senai e Senac. Com área total de 23 alqueires, equivalente a 596 mil m², quando forem finalizadas as três etapas previstas de urbanização o parque poderá abrigar 237 indústrias.