O Jardim Colonial começou a conhecer nesta semana os benefícios de uma iluminação pública de qualidade. Parte integrante de um novo pacote de investimentos autorizado pelo prefeito Júnior da Femac, o bairro da zona leste de Apucarana recebe desde a quarta-feira (24/04) serviço de substituição de luminárias antigas vapor de sódio e de mercúrio, por novas de vapor metálico.
Os trabalhos são promovidos por uma empresa terceirizada contratada via licitação pela prefeitura através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Morador há 30 anos da Rua Guaianazes, Valdomiro Jesus Paixão disse ter ficado surpreso positivamente com a mudança. “Agora podemos sair de casa mais tranquilos. A rua ficou muito mais clara, a gente vê longe. O serviço foi muito bem feito e, além de deixar o bairro mais bonito e seguro, trouxe tranquilidade a todos nós”, reforçou Paixão. Ele também destacou o sistema antivandalismo. “Perdi as contas de quantas vezes a lâmpada de frente de casa foi quebrada por pedrada e, pelo que fiquei sabendo, essa nova luminária é muito resistente, o que também é muito bom”, disse.
O também morador José Litro da Fonseca, conta que no primeiro dia da nova iluminação chegou a reunir a família na rua para apreciar o investimento público. “Ficou ótimo, espetacular. Já tínhamos iluminação, mas agora dá para ver a diferença, ficou muito mais iluminado. A luz pega o meu quintal inteiro e toda a rua, que em tempos de violência é muito importante. Dá para cuidar da nossa casa e ainda olhar a do vizinho quando ele sai, pois percebemos de longe se tem estranho rondando. Agradecemos ao prefeito por incluir nosso bairro para receber essas melhorias”, disse Fonseca, que reside há 23 anos na comunidade.
O proprietário do Mercadinho Colonial, Valdemar Barbosa da Silva, revelou que no dia em que as equipes estavam trocando as luminárias procurou saber se ficaria melhor. “Quando vi o resultado, no período da noite, fiquei impressionado. Não acreditava que ia ficar tão bom quanto ficou. Neste período do ano, que escurece mais cedo, posso trabalhar até as 19h30 com mais segurança. Tinha dia que fechava mais cedo devido à escuridão”, revelou o comerciante que atua no bairro há 21 anos.
Com investimento na ordem de R$2,6 milhões com verba específica oriunda da Contribuição de custeio da iluminação pública (Cosip), os serviços realizados no Jardim Colonial fazem parte de um processo licitatório iniciado ainda no ano passado, antes da pandemia do novo coronavírus, e prevê a troca de 4.133 luminárias ultrapassadas de vapor de mercúrio e de vapor de sódio, por novas vapor metálico e de tecnologia LED, em diversos bairros e área central de Apucarana.
O prefeito Júnior da Femac faz questão de frisar que a prioridade máxima no município neste momento é o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). “Neste caso, é importante que a sociedade saiba que se trata de um recurso “carimbado”, considerando que ele é arrecadado pela prefeitura por meio da fatura da Copel e só pode ser utilizado para este fim”, explica o prefeito.
Além do Jardim Colonial, a primeira fase do pacote de obras vai atender a outros sete bairros da região leste da cidade, sendo os jardins Aviação e Santos Dumont, residenciais Sumatra 1, 2 e 3, Residencial Jaçanã e Jardim Santiago, onde serão substituídas 750 luminárias antigas vapor de mercúrio de 80 watts e vapor de sódio de 70 watts por novas de vapor metálico de 100 e 150 watts. O ganho em eficiência com as novas luminárias é enaltecido pelo diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz. “A partir de 2013, a gestão Beto Preto tem promovido gradativa modernização de todo o parque de iluminação pública de Apucarana, que conta com cerca de 18 mil luminárias. O que outros bairros já receberam em 2016, envolvendo a troca de outras 5 mil luminárias, estes novos bairros começam a vivenciar a partir de agora, pois estão recebendo uma iluminação robusta, eficiente em luminosidade e durabilidade”, relata Luz.
Realizados por uma empresa especializada contratada pelo município via licitação, os equipamentos adquiridos são os mais modernos disponíveis no mercado, possuindo como diferencial um sistema de proteção antivandalismo (pedradas). “São materiais de padrão internacional, bastante utilizados em cidades da Europa, como por exemplo, Genebra, na Suíça”, relata Luz. De acordo com ele, o início dos trabalhos pela região leste é simbólico. “Revela mais uma vez uma das principais bandeiras da gestão Beto Preto e Júnior da Femac, que é atender a cidade dos bairros para o centro”, pontua.
Das 4.133 luminárias que serão trocadas, 3 mil lâmpadas serão de vapor metálico, sendo 2,2 mil de 100 watts e 800 unidades de 150 watts. As demais 1.133 luminárias serão de LED e vão atender vias de maior fluxo. A vencedora da licitação foi a empresa M.S. Iluminação e Eletricidade Ltda, de Apucarana, que tem 270 dias para executar os serviços.