Em ritmo acelerado as obras da nova Avenida Cristiano Kusmaul, que interliga Apucarana com o Contorno Sul (BR-376), já têm trechos recebendo meio-fio. O prefeito Junior da Femac visitou ontem o canteiro de obras e se manifestou satisfeito com o andamento dos trabalhos executados pela empreiteira Tapalam, vencedora do processo de concorrência pública.
Conforme explicou o diretor da empresa, Adir Filho, o trecho que está recebendo o meio-fio é o que vai do Centro de Formação Família Sagrada (CEFAS) até o Canil Municipal. “Um lado já concluímos nesta quarta-feira, a outra lateral esperamos executar ainda nesta semana”, informou Adir, acrescentando que a próxima etapa será a do trecho entre o canil e o Contorno Sul.
O diretor da Tapalam informou que o trecho mais urbano da Cristiano Kusmaul, que corta o Residencial Interlagos, só poderá ser executado a partir da conclusão dos serviços da Copel, que está transferindo o posteamento da rede elétrica. “No momento que iniciarmos os trabalho junto ao Interlagos, o trânsito será desviado para dentro do bairro”, anunciou Adir Filho.
O prefeito Junior da Femac avalia que esta nova avenida será um marco histórico na mobilidade urbana de Apucarana. “Esta era, praticamente, uma via rural até o início dos anos 80. Ela foi melhorada com a aplicação de um pavimento asfáltico, mas não dispunha de drenagem de águas pluviais nem meio-fio e bueiros, o que sempre gerava infiltrações, trincas e buracos”, lembra.
O serviço vem sendo realizado por etapas, com o seguinte cronograma: limpeza da via, abertura de valetas para a implantação de galerias pluviais, nivelamento do terreno para colocação de meio-fio nas laterais, terraplanagem e início da base para posterior aplicação do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Os primeiros trechos de asfalto devem ser liberados na segunda quinzena de novembro.
“Solicitamos a compreensão, no sentido de que os motoristas não ultrapassem os trechos interditados e não circulem onde as obras estão sendo executadas, evitando prejuízos no andamento das obras”, pondera Junior da femac.
A “nova” Cristiano Kusmaull terá 2,3 quilômetros de pista de rolamento, com 10 metros de largura, sistema de drenagem, e uma moderna iluminação pública. A estimativa é que a obra seja concluída no mês de maio de 2020. A obra está orçada em R$ 3.063.544,14.