Especializada em soluções tecnológicas para o setor público, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) assinou protocolo de intenções com o Município de Apucarana. De acordo com o documento, Prefeitura e Celepar se comprometem a desenvolver ações visando à modernização e melhoria do atendimento ao cidadão. Isso acontecerá através da instalação de um Grupo Força Tarefa (GFT) de inteligência de processos, que envolverá diversos setores da Prefeitura e autarquias municipais.
O documento foi assinado nesta quinta-feira (18/05) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, em reunião realizada no gabinete municipal e que contou com a presença de Leandro Pirolo Valério e de Adejair Tozzini, da área de  Mercado e Negócios no Estado,  além do coordenador regional da Celepar, Clodoaldo Ausec Ludwig. Também estiveram presentes o vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o secretário municipal de Fazenda, Marcello Machado, e o superintendente municipal de Tecnologia da Informação, Marcelo Marins.
Beto Preto afirma que o Município está em processo contínuo de implantação de soluções tecnológicas, envolvendo desde o primeiro escalão de governo a funcionários de todos os setores. “A velocidade da informação no mundo moderno alcançou parâmetros inimagináveis, comparado a 10 anos atrás. Se nós não agirmos agora, buscando racionalizar as demandas do poder público e da população, corremos o risco de nos tornarmos ainda mais arcaicos”, avalia Beto Preto.
O prefeito de Apucarana classifica a implantação de ferramentas tecnológicas como um desafio na gestão pública e anuncia que, como presidente da Associação de Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), também pretende apresentar a iniciativa na entidade. “Além desta interface com a Celepar, é uma solução barata e que poderá ser acessada pelos municípios do Vale do Ivaí, dentro dos preceitos da administração pública”, afirma, citando princípios como a ética, moralidade, impessoalidade, legalidade e publicidade.
Leandro Pirolo Valério, coordenador estadual de Mercado e Negócios, destaca que a companhia é a mais antiga empresa de governo do Brasil, atuando há mais de 50 anos na área de tecnologia da informação e comunicação. “A Celepar produz gestão pública, por meio de sistemas e aplicativos. Essa parceria com Apucarana visa prestar apoio no atendimento ao cidadão e oferecer mais inteligência na tomada de decisão com base na tecnologia”, frisa.
O secretário municipal de Fazenda, Marcello Machado, lembra que a Prefeitura de Apucarana já mantém convênio com a Celepar para o processamento das multas de trânsito e pretende estender a parceria para outros setores.  “Todas as multas de competência do Município, registradas tanto pela Guarda Municipal quanto pela Polícia Militar, são lançadas dentro do Sistema GIT (Gestão de Infrações de Trânsito), disponibilizado pela Celepar, que  depois processa, imprime e envia as notificações através do Correio”, explica Machado.
Entre as novas propostas de parceria que já começaram a ser discutidas, estão soluções tecnológicas para o estacionamento rotativo, geoprocessamento e instalação de um canal centralizado para o recebimento das demandas da população. “A Celepar é uma empresa pública de renome, com vários anos de atuação do mercado e que tem trazido várias soluções para os municípios. Apucarana também quer usufruir destes serviços e melhorar a gestão pública”,  completa Machado.