Um trecho de apenas 50 metros de extensão, ao lado da Escola Municipal João Batista, ficou por décadas sem o pavimento e foi finalmente asfaltado nesta semana. Esse é um exemplo que se soma a outros 14 em condições idênticas que foram licitados em 2015 pela Prefeitura e que, paulatinamente, estão sendo asfaltados.
“São pequenos trechos, na maioria ligações de bairros, que ficaram isolados por décadas por falta de planejamento ou até por negligência de administrações anteriores”, lamenta o prefeito de Apucarana, Beto Preto, citando que a Rua Guararapes passa ao lado da escola e faz a ligação entre a Vila Capanema e o Jardim Franca. “Infelizmente, os estudantes e a comunidade escolar foram obrigados a conviver por anos com o barro e a poeira”, completa Beto Preto.
O engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras, afirma que 10 das 15 obras previstas neste pacote, no valor total de R$ 2,6 milhões, já foram executadas. “Na Vila das Acácias, localizada na Vila Reis, foi asfaltado um trecho de cerca de 250 metros lineares. Na Travessa América, que tem cerca de 100 metros de extensão e passa ao lado da Delegacia da Mulher, também foi asfaltado. O mesmo aconteceu na Rua Rio Grande do Sul, próximo da Rodoviária”, cita Herivelto.
A Rua Jeferson Boiça, que tem pouco mais de 200 metros de extensão, é outro exemplo e faz a interligação do Jardim Catuaí com a Rua Nova Ucrânia. “A prefeitura também levou asfalto para a estrada do Barreiro, na Gleba Nova Ucrânia, visando atender indústrias instaladas naquela região. Já no começo da estrada Biloti foi pavimentado um trecho de 300 metros de distância para atender uma indústria de ração animal, de grande porte, que se instalou naquele local”, informa o engenheiro.
O pacote de obras também contemplou a Rua Rio Jacaré, na ligação do João Paulo com o Jardim Sol Nascente, e pequenos trechos em ruas do Jardim Novo Horizonte. “O próximo serviço será executado na Rua Grande Alexandre, uma das principais vias de acesso à Faculdade de Apucarana, onde será feito o revestimento asfáltico num trecho de 200 metros lineares, sobre o calçamento com paralelepípedos”, anuncia o secretário municipal de Obras.

Publicações Recomendadas