O Moto Clube Asas da Liberdade fez na noite de terça-feira (23) a entrega de uma máquina de produção de fraldas descartáveis para a Prefeitura de Apucarana. O equipamento foi repassado ao prefeito Junior da Femac, que estava acompanhado de diretoras da Secretaria da Mulher e da Família, e da Secretaria de Assistência Social.
Conforme explica Perivaldo da Rocha Saraiva, presidente do Moto clube Asas da Liberdade, a iniciativa surgiu a partir de apelos feitos por dirigentes do Lar São Vicente de Paulo. “Observamos que essa importante entidade tem grande carência de fraldas geriátricas e que, constantemente fazia apelos para que a população pudesse colaborar”, revela Saraiva, acrescentando que em decisão dos membros do clube nasceu a proposta de comprar essa máquina automática.
Perivaldo da Rocha Saraiva ressalta ainda que, antes de comprar o equipamento, uma comissão do Moto Clube se reuniu com o prefeito Junior da Femac. “Para viabilizar esse processo era preciso ter não apenas a máquina, mas também a matéria-prima, um local adequado e mão de obra permanente”, argumenta Saraiva, emendando que, “felizmente, de pronto o pronto Junior da Femac abraçou a idéia”.
A máquina, totalmente automatizada, teve um custo aproximado de R$ 15 mil e tem capacidade para produção de mil fraldas descartáveis por hora. O equipamento também pode ser adequado para produzir fraldas infantis e absorventes.
O propósito do Asas da Liberdade, além de passeios e encontros motociclísticos, é também o de atuar em favor da comunidade. “Somos uma entidade de utilidade pública, reconhecida oficialmente no município e também em âmbito estadual”, assinala o presidente do Moto Clube.
Os recursos para aquisição da máquina de fraldas foi angariado em promoções do moto clube, incluindo suas tradicionais costeladas. E, nesse caso específico, houve também a doação individual de todos os associados.
Ao agradecer o Moto clube Asas da Liberdade pela doação da máquina, o prefeito Junior da Femac, disse que com a soma de esforços será possível contemplar várias entidades com fraldas descartáveis. Ele citou o Lar São Vicente de Paulo, a Casa da Misericórdia e o Hospital da Providência, entre outras.
“Vamos instalar o equipamento no Centro de Oficinas da Secretaria da Mulher e da Família e custear a matéria prima necessária para a produção. E, para obter a mão de obra, vamos dispor das pessoas que cumprem penas e outras medidas, em regime semi-aberto”, explicou Junior.
Segundo o prefeito, o moto clube deu um presente para Apucarana nos seus 75 anos de emancipação, “uma verdadeira demonstração de solidariedade, principalmente com os idosos apucaranenses”.
Pelo Patronato de Apucarana, que é o mais atuante do Paraná, já passaram 629 pessoas e agora, de acordo com o prefeito, elas terão oportunidade de aprender a manusear essa máquina de produção de fraldas descartáveis.