O programa de incentivo a diversificação na produção rural Terra Forte, implantado em Apucarana há quatro anos, foi apresentado, nesta sexta-feira, para cerca de 300 pequenos produtores rurais do município de Barbosa Ferraz e municípios vizinhos na região central do estado, (45 quilômetros de Campo Mourão).
Os benefícios já conquistados pelos 300 produtores, integrantes do programa de Apucarana, foram demonstrados pelo prefeito Beto Preto em uma assembleia de integrantes da cooperativa de crédito rural, Cresol. O prefeito foi convidado pela cooperativa e pela União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), para explicar o formato desenvolvido no município, que gerou mais renda para famílias rurais e frutas frescas na merenda escolar.
“Nós queremos mobilizar e incentivar a expansão do programa para todos os municípios. Nós temos que levar mais renda para os pequenos agricultores e frutas para as crianças em todas as escolas do Paraná, e aqui na área da Concam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) foi bem aceito”, disse Beto Preto, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Júnior da Femac.
Os participantes da reunião, também receberam um material explicativo sobre o programa Terra Forte, que já gerou 85 toneladas de frutas para a merenda escolar, e o excedente foi vendido pelos produtores.
“É interessante esta forma de subsídio da prefeitura, no fornecimento dos insumos, para os pequenos agricultores que devolvem a contribuição do município com frutas. Se deu resultado em Apucarana, pode ser positivo também em outros lugares”, comentou Adenilson Miliossi, prefeito de Barbosa Ferraz.
A região de Barbosa Ferraz sofreu com o êxodo rural há 30 anos, grandes produtores adquiriram terras e praticam monocultura de soja e trigo. Os pequenos agricultores enfrentam dificuldade para se manter no campo. “Nosso objetivo é fazer com que os pequenos cresçam, e este programa desenvolvido pelo Beto, tem o mesmo o sentido. Ele, também entende o sistema cooperativo e sabe da sua força”, afirmou o presidente da Cresol, regional de Ivaiporã, José Paulo da Silva.
IMPLANTODONTIA
No mesmo evento o prefeito Beto Preto comentou sobre o programa de Implantodontia de Apucarana, que já atende diversos municípios de outras regiões fora da Amuvi. Cerca de 400 pessoas de Barbosa Ferraz receberam implantes dentários em Apucarana. “Este programa é maravilhoso, ajuda as pessoas que não tem condições de pagar. Aqui não temos este tipo de atendimento”, revelou Dirce Cardoso, paciente do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
“Estamos gratos em receber o Beto Preto, que deu oportunidade dos implantes a nossa população abrindo as portas de seu município, com este serviço. Este foi o motivo que nos aproximou e demonstra o respeito que ele tem com todos”, afirmou Mauro Slongo, prefeito de Luiziana.
A União dos Vereadores do Paraná contribui na divulgação destes programas, para o vice-presidente Luciano Soares, vereador em Barbosa Ferraz, Apucarana é modelo para a região. “Temos aprendido muito com ele, (Beto), por isso mostramos e sugerimos aos municípios que conheçam o seu sistema de trabalho. Nossa população tem sido bem atendida em Apucarana”, destacou Soares.