A secretária municipal de educação de Apucarana, professora Marli Fernandes, foi reeleita como presidente da seccional paranaense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR). O resultado foi anunciado, na tarde de hoje (10), em Curitiba, durante o 16º Fórum Estadual Ordinário da entidade.
A Undime é uma associação sem fins lucrativos que faz o elo entre os municípios e o Ministério da Educação (MEC). A sua missão é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender o ensino público com qualidade social.
A eleição para o biênio 2019/2020 teve chapa única. A vice-presidência continua a cargo da secretária municipal de educação de Cascavel, Márcia Baldini.
O 16º Fórum Estadual Ordinário da Undime-PR reuniu aproximadamente 200 dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação de 104 cidades.
Além da eleição da mesa diretiva, eles participaram de diversas palestras e sanaram suas dúvidas sobre temas como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o papel do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a infraestrutura das unidades escolares e o funcionamento dos Conselhos de Educação, Conselhos de Alimentação Escolar e Conselhos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica).
A presidente Marli Fernandes agradeceu o apoio recebido na eleição. “É uma alegria representar os dirigentes municipais de educação do Paraná. Muito obrigada pela confiança que nos motiva a enfrentar os desafios e a continuar lutando com afinco por um ensino de qualidade para os nossos alunos,” disse.
Durante a abertura do fórum, na manhã de terça-feira (9), o vice-presidente da Undime-Nacional, Roque Mattei, elogiou o trabalho de Marli Fernandes à frente da seccional paranaense. “Essa mulher tem desempenhado um papel fantástico na defesa da educação junto ao MEC. Nossos sinceros cumprimentos pela força, perseverança e disponibilidade,” afirmou.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, avalia que a cidade sai fortalecida com a reeleição da sua secretária de educação para a presidência da Undime-PR. “Ela vai continuar levando a experiência do nosso município, que tem nota 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para todas as regiões do estado e do país”.