O ex-secretário municipal da Fazenda de Apucarana, Marcello Augusto Machado, acaba de ser nomeado pelo governador Ratinho Junior, para ocupar a presidência da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS). O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta semana. Marcello Machado assumiu a presidência e já está trabalhando na entidade que funciona no bairro Juvevê, em Curitiba, e mantém 3.500 servidores em hospitais e na sua administração. Para 2019, a FUNEAS tem um orçamento de R$ 190 milhões.
A Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná – FUNEAS é uma instituição pública com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de beneficência social. A fundação também é de interesse e de utilidade pública regida por seu estatuto e pela Lei Estadual nº 17.959, de 11 de março de 2014.
A FUNEAS integra a Administração Pública Indireta do Estado do Paraná, diretamente vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para efeito de supervisão e fiscalização de suas finalidades.
Conforme explica Machado, a fundação tem por finalidade desenvolver e executar ações e serviços de saúde nas unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde. Compõe a FUNEAS o Hospital Regional do Sudoeste (Francisco Beltrão), Hospital regional do Norte Pioneiro (Santo Antônio da Platina), Hospital Regional do Litoral (Paranaguá), Hospital de Guaraqueçaba, Hospital Telemaco Borba, Hospital Infantil Monastier (Campo Largo) e Hospital de Reabilitação (Curitiba).
Segundo Marcello Machado as ações e serviços de saúde da FUNEAS devem ser desenvolvidas de maneira sistêmica e integram uma rede regionalizada e hierarquizada em nível de complexidade crescente do Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. “Todas as ações, de acordo com as diretrizes do órgão, são observadas e acompanhadas pelo Conselho Estadual de Saúde. Estão inclusas as áreas ambulatorial e hospitalar; de desenvolvimento, pesquisa e tecnologia em produção de imunobiológicos, medicamentos e insumos; e de educação permanente no âmbito do Sistema Único de Saúde”, revela o novo presidente da fundação.
Machado faz questão de ressaltar que sua nomeação para o cargo teve a indicação do futuro secretário de estado da saúde, Dr. Carlos Alberto Gebrim Preto, o Dr. Beto Preto. “Também se faz necessário destacar que o governador Ratinho Junior tem exigido austeridade e muita firmeza de todos os membros de sua equipe de trabalho”, acrescenta Marcello machado.
O novo presidente da FUNEAS assinala que mantém com Beto Preto uma amizade de 45 anos e uma parceria no serviço público que já dura 20 anos. “Agora é mãos à obra, com Deus abrindo as portas”, diz Machado, que planeja fortalecer a gestão da fundação, que encontrou com falta de insumos, medicamentos e com diversos contratos de fornecedores vencidos.
Trajetória profissional
Marcello Augusto Machado tem graduação em Administração de Empresas, Comércio Exterior e especialização em gestão, além de bacharelado em Direito (concluído recentemente).
O novo presidente da FUNEAS PR atua na gestão de serviços públicos desde 1998, quando trabalhou ao lado do Dr. Beto Preto, na diretoria financeira e administrativa da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana.
Em 2001, Marcello Machado assumiu a diretoria financeira e administrativa da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina. Ele também atuou como consultor de empresas privadas em Curitiba e em outros municípios do Rio Grande do Sul.
O último cargo exercido foi o de secretário municipal da Fazenda de Apucarana, no período de 2013 a 2018.