A Prefeitura de Apucarana iniciou nesta quarta-feira (18/07) as transmissões em tempo real, pela internet, de todos os processos licitatórios. As sessões estão sendo veiculadas pelo You Tube, através do canal “licitação Apucarana” criado para esta finalidade.
A primeira transmissão foi de um pregão para aquisição de materiais destinados à manutenção de vias públicas. A sessão, que iniciou às 9 horas, durou cerca de 40 minutos. “Houve a participação de duas empresas, ambas de Apucarana. Uma enviou representante e a outra optou em participar do certame enviando apenas a documentação”, pontua Márcio Cezar Pereira Lima, diretor municipal de Compras e Licitações.
O pregão, no valor de R$ 439 mil, foi para aquisição de pó de pedra, brita graduada, pedrisco, pedra brita e areia. Dos sete itens, um resultou deserto (sem concorrentes),  outros cinco foram vencidos pela Pedreira José Ignácio Netto Ltda e um pela FMG Materiais para Construção Ltda.
De acordo com o prefeito Beto Preto, a transmissão via internet vai aumentar ainda mais a transparência nos processos licitatórios do Município. “As sessões já eram abertas ao público e, em muitos casos, com o acompanhamento de representantes do Observatório Social. Agora, a população poderá acompanhá-las pelo celular ou de um computador, sem precisar se deslocar até a Prefeitura”, destaca Beto Preto.
O prefeito faz questão de ressaltar ainda que os servidores da licitação são competentes e muito éticos. “Só temos a agradecer a eles pelo seu empenho e extrema dedicação na condução de todos os processos licitatórios”, enalteceu.
TRANSPARÊNCIA – O secretário municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior, afirma que as transmissões abrangerão todos os processos licitatórios, tanto da Prefeitura, quanto das autarquias municipais, como as de Educação e Saúde. “Fazemos uma média de 10 licitações por semana. E, a partir de agora, a transmissão pela internet facilitará o acompanhamento das sessões, tanto por parte da população quanto dos proprietários das empresas participantes que normalmente enviam representantes”, observa o secretário.
Cernescu reitera que a transmissão on line das licitações já estava sendo planejada. “Tanto que a primeira etapa do processo já havia sido concluída há alguns meses, com a instalação de câmeras para monitoramento na portaria do prédio, nos corredores da prefeitura e em outros setores, também como forma de coibir ´acordos` entre licitantes”, comentou.
“O prefeito Beto Preto já vinha discutindo com a secretaria de Gestão Pública, desde março – quando a lei foi aprovada na Assembleia Legislativa – a implantação das transmissões ao vivo das licitações da Prefeitura de Apucarana”, lembrou Nicolai.
Para viabilizar as transmissões, o município adquiriu duas câmeras, quatro microfones – para captação de áudio nos ambientes e da equipe de licitação da prefeitura -, além de duas mesas de som para atender duas salas de licitação. “As transmissões ao vivo são uma tendência, que vem sendo adotadas pelos municípios para acompanhar os avanços tecnológicos. A primeira transmissão foi realizada com êxito e agora vamos também criar um link no site da Prefeitura que irá direcionar para o canal do You Tube”, informa o superintendente municipal de Tecnologia da Informação, Marcelo Marins.
Clique e ouça o secretário de Fazenda, Marcello Machado
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/marcello-machado-transmissao-licitacao-18-07-18
 
 

Publicações Recomendadas