Em uma solenidade festiva que promete entrar para história, Apucarana abre nesta sexta-feira (21/07), a partir das 19h30, no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), a fase final “A” dos 64º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s). Entre as atrações, show de enterradas de basquetebol e acrobacias com o grupo “Ginasloucos”, além da presença de dois atletas olímpicos: Jorge Edson (campeão pela seleção de vôlei em Barcelona 1992) e o paratleta Edvaldo Pereira da Silva, de Cruzmaltina (sétima melhor marca no arremesso de dardo na Rio 2016).
O prefeito Beto Preto destaca que a cidade vive um momento de resgate do Esporte. “Até o dia 29 seremos a capital estadual do esporte escolar. Todas as atenções estarão voltadas para Apucarana, o que nos deixa muito honrados e felizes, sobretudo ao lembrarmos que estamos colhendo frutos de um trabalho iniciado em 2013, dentro de uma política pública de valorização do esporte como qualidade de vida pensada para beneficiar todas as faixas etárias, deixando para trás uma lacuna aberta por anos de pouco investimento no setor por parte dos então gestores da cidade”, afirmou Beto Preto.
Ele convida a população para prestigiar o evento. “Competições como o JEP’s são marcantes tanto para quem disputa, quanto para quem acompanha, nas arquibancadas. A solenidade de abertura foi pensada com muito carinho para abraçar as delegações e também queremos compartilhar este momento com toda a população. Pais, mães, filhos, avôs, enfim, convido todas as famílias para estarem no Lagoão nesta noite especial.”, convidou Beto Preto.
Além da presença dos atletas olímpicos, o prefeito chama a atenção para a apresentação do grupo “Ginasloucos” com o show de enterradas de basquete e acrobacias. “Criado em 1995, em Dourados (MS), já realizaram mais de 1,5 mil apresentações em centenas de cidades brasileiras. O que ele fazem é fantástico, vale a pena presenciar. Quem não for vai se arrepender”, comentou o prefeito de Apucarana.
Para a disputa dos jogos escolares são aguardadas 6 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e técnicos de equipes de 250 municípios paranaenses. Voltada a atletas de 15 a 17 anos de idade, a fase “A” dos jogos escolares tem as seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, bocha adaptada, ciclismo, futsal, GR, Golf 7, handebol, lutas, judô, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Serão 33 locais de competição. “Foram meses pensando e executando a organização desta importante competição estadual. Desde a escolha e preparação das praças esportivas, locais de alojamento, refeitório e toda a logística que um grande evento esportivo como este requer. Agora está tudo pronto e estamos aguardando com ansiedade a festa de abertura bem como o início das partidas”, disse professora Jossuela Pinheiro, secretária Municipal de Esportes e Juventude de Apucarana. Ela frisa que os jogos escolares possibilitam ganhos em todos os níveis. “Esporte é qualidade de vida para quem pratica. Competições como estas também movimentam a economia dos locais aonde são realizadas e oferecem interação social entre pessoas oriundas de diversos lugares, o que é sempre muito bom”, pontuou Jossuela.
O evento – Os 64º Jogos Escolares do Paraná (64º JEPs), como parte dos Jogos Oficiais do Paraná, são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Escritórios Regionais de Esporte (EREs), com apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto do Estado.
A cobertura completa da competição estará sendo divulgada no site oficial da competição: http://www.jogosescolares.pr.gov.br e na fanpage: www.facebook.com/jogosescolaresdoparana.
No ano de 2017, Apucarana irá receber – além da final “A” dos JEPS -, os JAPS “B”, o PARAJAPS, os Jogos da Juventude “B” e os Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVIS).
Locais e datas de competição:
Atletismo: 22 a 25/07 – Pista do Lagoão
Badminton: 26 a 29/07 – Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo
Basquetebol: 22 a 27/07 – Sesi, Lagoão e Colégio São José
Ciclismo: 22 a 24/07 – Parque Municipal Jaboti
Futsal: 22 a 27/07 – 30ª BIMec, Lagoão, Sesc, Caveirão/Pirapó (Reserva)
Ginástica Rítmica: 26 a 28/07 – Escola Municipal Vida Nova/Caic
Handebol: 22 a 27/07 – Colégio Platão e Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira
Judô: 27 a 29/07 – Colégio Estadual Alberto Santos Dumont
Lutas: 22 e 23/07 – Colégio Estadual Alberto Santos Dumont
Natação: 27 a 29/07 – Lagoão
Skate: 27 a 29/07 – Praça CEU