O prefeito em exercício, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), participou da solenidade comemorativa dos 50 anos do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana.  O cinquentenário foi comemorado no sábado (29/09) com uma formatura no quartel da unidade.
A solenidade foi comanda pelo tenente-coronel José Luís Barbosa Deina e contou com a presença do general Affonso da Costa, comandante da 15ª Brigada, de Cascavel. Durante o evento, foram homenageados antigos comandantes e feitos agradecimentos a personalidades civis e ex-veteranos, entre outras pessoas que apoiam a unidade militar.
O prefeito em exercício Júnior da Femac afirmou que o batalhão é mais uma das riquezas que Apucarana tem. “Apucarana tem 74 anos e o 30º BIMec comemora 50 anos. É impossível desassociar a história da cidade com a da unidade militar”, frisou Junior da Femac.
“É um dia muito importante e significante porque recebemos ex-integrantes do batalhão de diversas gerações, autoridade municipais e estaduais, ex-comandantes que também exerceram atividades aqui na unidade”, disse o tenente-coronel Deina.
O comandante do 30º BIMec lembra que, para marcar a data de instalação no município, a corporação do Exército Brasileiro vem realizando uma série de atividades. Na semana passada, por exemplo, ocorreu a apresentação de uma orquestra formada por integrantes do próprio Exército e também por músicos profissionais cedidos por outras bandas abriu as festividades no Cine Teatro Fênix.
HISTÓRICO – Localizado na BR-376, na saída para Curitiba, o 30º BIMEC teve sua origem em 9 de setembro de 1965, quando a 4ª Companhia do 13º Regimento de Infantaria, de Ponta Grossa, foi destacada para Apucarana por ser um importante ponto estratégico em virtude de ser destacado entroncamento rodoferroviário na região Norte do Paraná.
Em 30 de setembro de 1968, data em que é comemorado o aniversário do 30º BIMec, passou a ser denominada 4ª Companhia de Infantaria, sendo subordinada à Infantaria Divisionária da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba, funcionando a partir de então, com autonomia administrativa.
As instalações da antiga Estação de Ferro Central do Paraná foram utilizadas como sede provisória do aquartelamento até a construção dos novos prédios, situados atualmente na BR-376. O quartel atual foi inaugurado em 15 de setembro de 1970. No ano seguinte, a 4ª Companhia de Infantaria foi transformada em 30ª Batalhão de Infantaria Motorizado e sua subordinação foi transferida para o comando da 15ª Brigada, em Cascavel.
Em 2013, a unidade militar passou a se chamar 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, após a transformação da brigada em infantaria mecanizada.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte