Construída na década de 90, a Capela Mortuária Central de Apucarana passará por uma ampla reforma e ampliação. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (01/03), em solenidade no gabinete municipal, pelo prefeito Júnior da Femac. “Está é uma obra pensada com muito carinho pela gestão do ex-prefeito Beto Preto para atender com mais conforto às famílias apucaranenses no momento mais difícil para todos nós, que é a hora em que perdemos um ente, e também a todos os funcionários e religiosos que atuam no local para amenizar a dor humana”, assinalou o prefeito Júnior da Femac.
Participaram do ato o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luciano Molina, acompanhado dos vereadores Francylei “Poim” Godoi, Antônio Carlos Sidrim, Gentil Pereira e Marcos da Vila Reis, o diretor-presidente da Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), Marcos Bueno, além de lideranças comunitárias e religiosas, servidores da Aserfa e secretários municipais.
Elaborado em parceria pelos profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o projeto prevê reforma dos 550 metros quadrados de construção existentes e ampliação de 160 metros quadrados, com a construção de uma sala com capacidade para até dois velórios simultâneos, copa, área para descanso e banheiros com acessibilidade. Atualmente, a capela central conta com quatro salas para esse fim.
Além da ampliação, a reforma anunciada prevê troca de piso, janelas, revisão de toda a rede elétrica, hidráulica e de esgoto, reforma de banheiros e telhado (eliminação de infiltrações). A área externa também receberá revitalização. O investimento é na ordem de R$552.604,00, com recursos municipais, e a responsável pela execução dos serviços será a empresa Pires Construções e Empreendimentos Ltda, de Apucarana. As obras devem durar cerca de 180 dias. “O dinheiro já está reservado há bastante tempo, pois a gestão Beto Preto é transparente e honesta, não tem politicagem. Só iniciamos uma obra quando o dinheiro está disponível na conta, ao contrário do que ocorria no passado”, disse o prefeito Júnior da Femac, agradecendo aos vereadores por aprovarem o orçamento municipal. “Agradeço aos nove vereadores que apóiam o mandato, pois de nada adiantaria termos os recursos se não tivéssemos a aprovação para aplicá-los. Os vereadores representam o grande conselho da cidade”, assinalou o prefeito, salientando que assim que a obra estiver pronta também já autorizou a instalação de equipamentos de ar-condicionado.
Parabenizando a administração municipal pelo investimento, o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Molina, disse que a Aserfa presta um trabalho de primeira. “Nós vereadores praticamente não temos reclamações sobre os serviços prestados, mesmo diante da grande demanda. Pelos dados que apurei são em média mil óbitos todo o ano. Parabéns a toda equipe da Aserfa e nosso reconhecimento ao investimento feito pela gestão municipal. A cidade cresceu e melhorias são necessárias para dar mais conforto às famílias que passam por aquele local para velar seus entes queridos”, pontuou Molina.
O diretor-presidente da Aserfa, Marcos Bueno, lembrou que Apucarana detém o monopólio dos serviços funerários desde 1989. “A municipalização foi uma decisão de proteção para o cidadão e algo que temos que valorizar muito. São poucas as cidades do Brasil que oferecem essa proteção, que se traduz em serviços de baixo custo. Onde isto não existe, o que acontece muito é famílias constrangidas em um momento muito difícil, diante do grande valor cobrado pela preparação do corpo, velório e sepultamento”, contextualizou. Com relação às obras autorizadas, Bueno lembrou que Júnior da Femac dá continuidade a política de investimento iniciada pela gestão do ex-prefeito Beto Preto. “Nos últimos seis anos foram construídas duas novas capelas mortuárias, sendo uma no Distrito de Vila Reis e outra no Jardim Ponta Grossa, também promovemos muitas melhorias nos cemitérios municipais. Além disso, estão em andamento trâmites de estruturação do novo cemitério municipal – Morada da Paz -, que vai ser construído na região da Gleba Barra Nova”, salientou o diretor-presidente da Aserfa.
Aserfa terá sede própria
Após assinar a ordem de serviço autorizando a reforma e ampliação da Capela Mortuária Central, o prefeito Júnior da Femac anunciou que em breve será licitada a construção da sede própria da Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa). Desde sua criação, em 1989, a instituição funciona em imóvel alugado. “Onde ela está hoje não condiz com sua importância, por isso vamos investir mais cerca de R$800 mil, com recursos próprios, para viabilizar sua sede definitiva”, disse Júnior.
O local escolhido para a edificação fica junto à capela mortuária central. “Além desta obra de reforma e ampliação, tenho em mente uma série de outras melhorias para este espaço, que logo também abrigará a sede própria da Aserfa”, comentou o prefeito. Entre as melhorias está a readequação do espaço para ampliar vagas de estacionamento.
Outro investimento anunciado na solenidade foi a reforma da capela mortuária do Distrito de Pirapó. “Este projeto também está em elaboração e logo iremos licitar”, revelou Júnior da Femac. As melhorias devem absorver cerca de R$150 mil, também em recursos próprios.