Apucarana ganhou nesta sexta-feira (17) seu primeiro trecho de ciclovia, no Parque Industrial Norte, implantada entre a Avenida Zilda Seixas Amaral e a BR-369, no percurso que vai do monumento do bonezão até a Facnopar. A entrega dos 2,7 km da ciclovia foi comemorado pelos mais de mil “bikeiros” da cidade e também pelos trabalhadores do Parque Industrial Norte.

A solenidade de inauguração foi carregada de emoção, em função da homenagem prestada ao ex-repórter de fotojornalismo, advogado e amante do ciclismo Irmo Celso Vidor (in memorian), que emprestou seu nome à ciclovia. Sua esposa Elisa, sua filha Renata e sua mãe Lourdes participaram do evento e se emocionaram. Ele faleceu em abril deste ano, vítima da covid-19.

O prefeito Junior da Femac e o vice Paulo Vital, acompanhados de outras autoridades, entregaram de forma oficial para a população a Ciclovia Irmo Celso Vidor. A pista, com 2.700 metros de extensão, segue todas as normas da legislação de trânsito, com a pintura vermelha e toda a sinalização necessária, além de um ponto de apoio aos ciclistas, junto ao bonezão. O investimento, com recursos próprios do município, foi de R$ 450 mil, executado pela Construtora Vitorino, de Apucarana.

Ao inaugurar a obra o prefeito Junior da Femac agradeceu a família de Irmo Celso Vidor, por emprestar seu nome para a ciclovia. “Ele foi um ilustre apucaranense na grande imprensa brasileira, tendo inclusive ganho o Prêmio Herzog de Fotojornalismo. Era também um apaixonado por ciclismo e pela sua brilhante trajetória é merecedor desta homenagem, comentou Junior da Femac.

Ao mesmo tempo, o prefeito anunciou para breve a próxima etapa de ciclovias, interligando o bonezão à Avenida Minas Gerais, na altura do Super Muffato. Junior lembrou que está n o seu plano de gestão a implantação de 27 quilômetros de ciclovias, nas saídas para Curitiba e Maringá, e também no contorno sul. “As ciclovias compõem um projeto de integração urbana, oferecendo mais mobilidade e equipamentos urbanos mais atraentes”, assinalou.

O vice-prefeito Paulo Vital também enalteceu a trajetória profissional de Irmo Celso Vidor, lembrando suas passagens pela Folha de São Paulo, Estadão, Jornal do Brasil e revista Veja. “O Irmo se dedicou ao Direito com muita ética e a mesma paixão que teve pelo fotojornalismo”, pontuou.

A filha do homenageado, Renata Vidor, se pronunciou em nome da família, agradecendo ao prefeito, vice-prefeito e vereadores. “Me lembro de meu pai pedalando com o seu grupo Bike Beer e nossa família fica muito feliz por essa homenagem prestada a ele”.

A vereadora Jossuela Pirelli, falou em nome do Legislativo, destacou a importante conquista para o esporte apucaranense. “Hoje temos mais de mil bikeiros e essa ciclovia garante mais segurança para a prática desse esporte e a preservação de vidas”, assinalou.

Gilmar Martins, membro do grupo de ciclistas Bike Beer, grupo que Irmo Vidor participou, elogiou a conquista da pista exclusiva para os pedaleiros e a homenagem ao seu falecido amigo.

A entrega da ciclovia também teve a presença dos vereadores Recife e Facchiano, além do diretor-presidente do Idepplan, Carlos Mendes, secretários municipais e desportistas.

Publicações Recomendadas